Nossas Notícias

Gestão celebra caminhos percorridos e apresenta novo ciclo do Planejamento Estratégico

04/05/2022
Institucional
Entregas realizadas entre 2012/2022 e projeções para o período 2022/2027 foram partilhadas em evento na PUCRS

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​A manhã do primeiro dia do Encontro de Gestores dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista foi de celebração dos caminhos percorridos na última década e de expectativa pelos projetos que serão desenvolvidos nos próximos anos. Em evento presencial realizado na PUCRS, nesta quarta-feira, 4/5, a Equipe Líder conduziu os momentos de encerramento do Planejamento Estratégico 2012/2022 e de apresentação do novo ciclo (2022/2027).

No primeiro momento do cerimonial, o superintendente dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, Rogério Anele, acompanhado da coordenadora da Assessoria de Planejamento (Asplan), Aline Simioni, partilhou as principais entregas realizadas entre 2012 e 2022. Entre elas, estão a implementação de processos relacionados às nossas pessoas​, a atualização e qualificação das nossas práticas pedagógicas, o investimento em sistemas e sistemáticas, o foco em melhorar a interação com os nossos públicos, a ampliação da missão e a garantia de sustentabilidade econômica ao empreendimento.

Ao todo, foram mais de 180 projetos executados no período, distribuídos entre Colégios, Área Social e Estrutura Executiva. Ao longo desses 10 anos, criamos diretrizes na Educação Infantil e Matrizes Curriculares, fidelizamos e aumentamos o número de estudantes e educandos e exercemos nossa missão com um olhar cada vez mais atento para os processos de inclusão. No decorrer dessa década, vimos o Marista Ipanema praticamente triplicar sua estrutura física, e o Colégio Marista Santo Antônio​, em Sinop, e a Escola Marista de Educação Infantil Cézar Busatto, na zona norte de Porto Alegre, nascerem.​

Após a apresentação das principais entregas e projetos executados no período, Anele fez um agradecimento especial. Em sua manifestação, o superintendente destacou a importância dos colaboradores da Rede Marista para a concretização dos resultados obtidos. "O meu muito obrigado, de coração, pelo que vocês fazem, pelo que vocês são e por termos feito essa caminhada. O Planejamento Estratégico é uma ferramenta, mas é o nosso dia a dia que faz a diferença. É o nosso acreditar, é a nossa competência, é a realização de cada um de vocês. Eu sou muito orgulhoso por ter vocês nesse time", refletiu.

O momento seguinte foi voltado ao próximo Planejamento Estratégico dos nossos Colégios. O novo ciclo será mais curto, com seis anos (2022/2027). A alteração é decorrente de uma série de razões. A primeira é o entendimento da Gestão de estar em sinergia com os Capítulos Provinciais (cada Capítulo tem três anos). Outra é a constatação de que a dinâmica do mundo atual necessita que tenhamos mais agilidade e flexibilidade. E, por fim, o alinhamento entre todos os empreendimentos da Rede Marista.

Depois, foram apresentados os direcionadores (elementos que balizarão a direção que será seguida), as opções estratégicas e objetivos (áreas para concentrar energias) e os indicadores (medidas para mensurar a performance da organização) que nortearão a implementação do PE.

Anele ponderou que o novo ciclo é uma sequência do PE anterior e frisou que ​os Colégios reúnem a competência e ​aptidão necessárias para superar os desafios que surgirem no decorrer dos próximos anos. "Nós estamos em um processo de continuidade. O novo Planejamento Estratégico é um ajuste metodológico e de adequação às nossas necessidades mais prementes. Nós não estamos partindo do zero, mas os desafios são novos e a complexidade é maior. Mas nós temos uma baita capacidade para enfrentar isso. Nós somos do tamanho do nosso pensamento e nós vamos chegar lá", analisou.

As próximas etapas do Planejamento Estratégico 2022/2027 se darão nos meses de junho e julho, com orientações para o desdobramento e formação em gestão de projetos para as unidades. Em agosto, ocorrerá a apresentação dos mapas estratégicos e projetos. E, entre novembro e dezembro, haverá a validação dos projetos e metas e o lançamento do PE para a comunidade local.

Sobre o Encontro de Gestores dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
A atual edição do Encontro de Gestores dos Colégios e Unidades da Rede Marista ocorrerá entre os dias 4 e 6/5. O objetivo do evento é desenvolver habilidades e competências relacionadas com a gestão das unidades maristas e fomentar a cultura de rede. Participam do evento diretores e vice-diretores dos Colégios e Unidades Sociais, coordenadores dos Centros Sociais e lideranças da Estrutura Executiva. Os dois primeiros dias do Encontro serão realizados, respectivamente, nos prédios 32 e 50 da PUCRS. A Casa Marista da Juventude (Caju), em Porto Alegre, receberá o dia de encerramento das atividades.

Na quinta-feira, 5/5, o destaque da programação fica por conta da 7ª edição do Seminário A Escola e o Sistema de Justiça. O evento será realizado das 8h30 às 17h e terá como temática Uso de imagens de crianças e adolescentes pelas instituições de ensino.​