Navegar para Cima

Nossas Notícias

Simulação das Nações Unidas incentiva o protagonismo juvenil e reúne estudantes de 20 Colégios Maristas

16/10/2021
Projetos
Primeira edição da Simulação das Nações Unidas Marista (Sinuma) convidou os jovens a debater sobre temas inspirados no contexto geopolítico e nacional

​​

Mais de 300 estudantes de 20 Colégios Maristas do Rio Grande do Sul, Brasília e Sinop (MT) participaram da primeira edição da Simulação das Nações Unidas Marista (Sinuma), que ocorreu em formato on-line nos dias 15 e 16 de outubro. O projeto possibilitou que os jovens atuassem como delegados de organizações nacionais e internacionais em debates inspirados no contexto geopolítico e de nosso país, com assuntos que abordam temáticas como crises humanitárias e diplomáticas.

O projeto tem o incentivo ao protagonismo juvenil como premissa desde a sua concepção, já que surgiu a partir da ação de estudantes do Ensino Médio do Marista João Paulo II, de Brasília. Inspirados nas experiências vivenciadas em simulações realizadas no Colégio e em outras instituições de ensino, Gabriel Frozi, Gabriel Binder e Laura Silveira pensaram em construir uma proposta que reunisse as demais unidades maristas. “Durante a participação em um evento da Universidade de Brasília, começamos a imaginar como seria conhecer escolas maristas para debater e compartilhar o amor que temos por esse tipo de encontro", explica Laura.

Protagonismo e educação integral

Além de incentivar o protagonismo a Sinuma ajuda a desenvolver habilidades importantes para o futuro dos estudantes – as chamadas soft skills – como comunicação, argumentação, trabalho em equipe e resolução de problemas. Como o objetivo dos delegados é encontrar soluções para diversas problemáticas que são propostas ao longo do evento, a iniciativa também auxilia a impulsionar e acolher a diversidade de opiniões em diferentes espaços de diálogo.

Para além dos debates, o protagonismo também se consolidou na mediação dos comitês, cujas mesas diretoras foram compostas por estudantes maristas, e na participação da agência de comunicação do evento, que realizou a cobertura dos dois dias da simulação. Todos os alunos – delegados, diretores e integrantes da agência de comunicação – participaram de treinamentos e formações ministrados pela comissão organizadora da Sinuma, educadores e profissionais da Assessoria de Comunicação e Marketing dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista.

Diálogo e construção em conjunto

Maya Scuri, estudante do Marista Champagnat e uma das delegadas participantes, conta que a experiência foi importante para desenvolver a comunicação e o trabalho em equipe. “Foi muito legal estar junto com outros colegas maristas e criar novas conexões", declara. “Ver os demais estudantes formulando argumentos é ótimo, podemos nos ajudar e ir melhorando juntos ao longo do processo".  Como um dos organizadores da Sinuma, Gabriel Frozi enfatiza o quão gratificante foi ver o projeto se concretizando. Para o jovem, o grande destaque do evento foi a qualidade dos debates. “Pudemos acompanhar os delegados progredindo muito ao longo dos dois dias até chegar em resoluções de substância para as pautas. Isso chama atenção especialmente pelo fato de muitos estudantes terem participado pela primeira vez de uma simulação como essa", pontua.

Colega de Frozi e Laura na comissão organizadora, Gabriel Binder também comenta sobre a alegria de ver a Sinuma se concretizando com debates tão ricos. “É visível o quanto os delegados estudaram e se engajaram com seus comitês. Após cerca de seis meses de preparação para o evento, saímos com a certeza de que muitos potenciais dos estudantes foram desenvolvidos ao longo do encontro", ressalta.  

O assessor de área de Ciências Humanas da Rede Marista, Lucas Ribeiro, está em sintonia com as percepções da comissão organizadora. Para o educador, que acompanhou os estudantes na estruturação do projeto, a Sinuma é a materialização do conceito de protagonismo, uma das premissas do nosso jeito de educar. “Não só o momento como um todo foi planejado pelos alunos, mas também são os jovens que participam e interagem nos debates. Ou seja, é feito de estudante para estudante", completa.

Eventos em rede: novas partilhas de saberes durante o segundo semestre

A Sinuma irá se somar a outros projetos que tradicionalmente movimentam estudantes e educandos dos nossos Colégios e Unidades Sociais. Nos próximos meses, eventos como o Festival Marista de Robótica, Mostra Marista de Iniciação Científica e Mostra Marista de Artes terão atividades realizadas em novos formatos. Clique aqui e saiba mais. ​