Nossas Notícias

(Re)encontros nos inspiram: volta às aulas nos Colégios e Unidades Sociais do RS

25/02/2022
Unidades sediadas em cidades gaúchas iniciaram o ano letivo nos últimos dias

​​​​​(Re)encontros nos inspiram! Os últimos dias marcaram o início do ano letivo para os nossos Colégios e Unidades Sociais no Rio Grande do Sul. Um novo período de vivências, descobertas, partilhas e construção de novos conhecimentos começa a ser trilhado.

Cada detalhe da recepção é planejado com muito carinho e a acolhida tem programação diversificada, para contemplar todos os estudantes e educandos. Nossos educadores participaram de períodos formativos, planejaram as práticas pedagógicas e se envolveram na organização dos ambientes escolares. Esse processo de preparação para o retorno às salas de aula está alinhado à garantia da formação humano-cristã, ao desenvolvimento integral das nossas crianças e jovens e à Presença, um dos nossos valores institucionais. Cada unidade organiza sua programação de acolhida para tornar especial o primeiro dia de aula.

Junto com o início do ano letivo, começamos o processo de adaptação escolar com todos aqueles que ingressaram em nossos Colégios e Unidades Sociais. As ações e atividades desenvolvidas objetivam acolher com carinho, cuidado e segurança estudantes, educandos e suas famílias. Cada detalhe é planejado visando o desenvolvimento de vínculos e a socialização. É por meio do diálogo e da parceria estabelecida com as famílias que proporcionamos que nossos estudantes desenvolvam sua formação humana e seu projeto de vida.

Outro ponto a ser destacado nesse retorno às atividades é o cuidado. Continuamos zelando pela vida, pela saúde e pelo bem-estar de toda comunidade escolar, garantindo o cumprimento dos protocolos indicados.

Para contribuir com essa ação no ambiente escolar, capacitamos nossos educadores e orientamos toda a comunidade escolar. Para esses movimentos, contamos com o apoio dos Comitês de Emergências em Saúde (COE) e com o suporte técnico do Serviço de Infectologia do Hospital São Lucas da PUCRS. Cada uma de nossas unidades possui um COE local.

Colégios Marista Santo Antônio e Marista João Paulo II

A volta às aulas nos colégios Marista Santo Antônio, em Sinop (MT), e Marista João Paulo II, em Brasília (DF), ocorreram no fim de janeiro. Clique aqui para conferir um resumo de como foi o retorno escolar nas duas unidades.

Centros Sociais

Os Centro Sociais que fazem parte da Rede Marista seguem prestando atendimentos. Esses importantes espaços oportunizam novas perspectivas de futuro a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.