UMA HISTÓRIA CENTENÁRIA
O Colégio Marista Rosário possui uma reconhecida trajetória na educação iniciada em 7 de fevereiro de 1904.
A instituição foi construída por diversas gerações, começando em 1904 quando os Irmãos Géraud Dethoôr e Ambrosi Michel assumiram a Escola Nossa Senhora do Rosário, que funcionava em duas salas da igreja paroquial de mesmo nome, na área central de Porto Alegre.
Em 1908, a escola foi transferida para um prédio situado na Rua Riachuelo e em 1913, mais uma mudança, para o antigo Seminário, atual edifício situado atrás da Catedral Metropolitana, na área administrativa da Arquidiocese.
O atual prédio, na Avenida Independência, foi inaugurado em 26 de fevereiro de 1927. Outra data importante é 12 de março de 1931, quando foi criado o Curso Superior de Administração e Finanças, marco inicial da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a PUCRS.
O prédio do Colégio foi sendo modificado e constituído em partes. Em 1940 foi concluído o prédio onde está atualmente a sala de professores. No ano de 1944 era inaugurado o prédio da esquina da Praça Dom Sebastião, onde atualmente está a área administrativa, que na época recebia as aulas das faculdades da PUCRS.
Em 1948 foi inaugurado o segundo prédio, em continuação ao anterior, junto à Praça Dom Sebastião até a rua Irmão José Otão. Ali funcionavam as aulas dos cursos da PUCRS e o Curso Colegial do Rosário. Em 1967 a PUCRS transferiu-se para o campus da Av. Ipiranga e toda a área ficou identificada como Colégio Marista Nossa Senhora do Rosário.
Até os anos 60 o Colégio recebia alunos internos originários de vários municípios do interior; em 1969 matricularam-se as primeiras mulheres nas turmas de Ensino Médio, já nos cursos noturnos a presença feminina acontecia há alguns anos; os alunos mudaram sua aparência, até a década de 60 sempre uniformizados como se fossem militares e depois como esportistas.
Em 1974, o Colégio possuía diversos cursos profissionalizantes, entre eles: Técnico em Estatística, Publicidade, Eletrônica e Mecânica. No início dos anos 1980 o Colégio reassumiu seu olhar mais voltado à formação integral de crianças e jovens. Em 1982, a escola possuía mais de 3mil estudantes, da pré-escola ao 1º e 2º Grau.

Foto do início da década de 1990
Em 2004, o Colégio preparou uma série de atividades em celebração ao Centenário da escola. Foi organizada uma exposição na Câmara Municipal de Porto Alegre, lançado oficialmente o site e o Memorial do Rosário. Em outubro, foi realizada no Grêmio Náutico União a Festa dos 100 anos, além de missa e um grande reencontro da banda marcial.
Depois de quatro anos de construção, uma área de 21,7 mil m² que contempla espaços de convivência e de novos serviços foi entregue à comunidade educativa em 23 de março de 2010. O novo prédio, situado na área do antigo campão, conta com dez pavimentos, estacionamento, área de embarque e desembarque, espaço exclusivo para Educação Infantil, auditório, laboratórios, restaurante, área de convivência, entre outros espaços.
Hoje, o Colégio Marista Rosário possui mais de 3 mil estudantes e conta com o trabalho de aproximadamente 450 educadores, que atuam diariamente na missão de construir conhecimentos e formar para valores humanos.
Fonte: Livro Colégio Marista Rosário – Lições para a vida inteira, de Nadir Bonini Rodrigues.

Fachada atual do Colégio