Navegar para Cima

Sobre

Marista Rosário na Mídia

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Confira as principais notícias sobre educação e atividades realizadas pelo Colégio Marista Rosário, localizado em Porto Alegre (RS).​

Outubro/2022​

22/10 - GZH: O evento 4 em 1, realizado pela Rede Marista nos dias 21 e 22/10, na PUCRS, foi destaque na GZH.

Capturar - 4 em 1.JPG

17/10 - Zero Hora: nos dias ​15 e 16 de outubro, o Grupo Escoteiro Tupã-Ci esteve presente em dois grandes eventos: a 65º edição do Jota (Jamboree on the Air) e a 26º do Joti (Jamboree on the Internet). As atividades, que ocorrem anualmente, promovem um encontro de integração entre escoteiros do mundo todo - atualmente 57 milhões de jovens e adultos voluntários em 172 países. Um dos locais de realização foi a Sede Campestre da Associação de Pais e Mestres do Colégio Marista Rosário (Apamecor). ​O evento foi destaque na coluna de Juliana Bublitz, em ZH.

2022_10_17_Impresso_ZH_Tupã-Ci.PNG

17/10 - Zero Hora: em reportagem do suplemento Guia da Escola, ZH aborda as atividades complementares ao desenvolvimento​ que ampliam o aprendizado e a convivência social dos estudantes. O conteúdo conta com a participação de estudantes e do coordenador das Atividades Complementares, Danilo Boff. 

2022_10_17_Impresso_ZH_Atividades Complementares.PNG


7/10 - Correio do Povo: em nota, Correio do Povo divulga finalistas do Prêmio Sinepe 2022. Marista Rosário ficou entre os três finalistas na categoria Estudante Protagonista, com o projeto Educação Infantil e Minecraft: O protagonismo e a Brincadeira Na Construção de Conhecimentos.


Setembro/2022​

26/9 - Jornal do Comércio: em artigo, a a orientadora educacional do 1º e 2º anos EF, Mariana Arieta, compartilha os desafios e possibilidades da experiência do crescer. 

2022-09-26-artigo-Mariana-Arieta.png



16/9 - Zero Hora: a orientadora educacional do 1º e 2º anos EF, Mariana Arieta, expressa em artigo os desafios e possibilidades da experiência do crescer. 

2022_09_16_Artigo_Arieta.PNG

Agosto/2022

24/8 - ​Escola como espaço de transformação da docência - Portal Educação em Pauta, do Sinepe-RS, compartilha artigo da vice-diretora educacional, Leia de Almeida. 

2022_08_24_Educacao em Pauta_Digital_Artigo Leia.png


16/8 - Inteligência Coletiva - GZH divulga participação do Marista Rosário em ação voltada à formação de docentes.

​​WhatsApp Image 2022-08-16 at 11.46.25.jpeg

​2/8 - Posse do Novo Diretor - Correio do Povo divulga a posse do novo diretor do Colégio Marista Rosário.

WhatsApp Image 2022-08-02 at 08.47.15.jpeg​​


Julho/2022

27/7 - Jornada Pedagógica-Pastoral - Correio do Povo divulga atividade de formação continuada realizada com os educadores.

WhatsApp Image 2022-07-27 at 08.23.23.jpeg​​

21/7 - Revista ANEC - Em artigo, o vice-diretor administrativo, Maurício Erthal, aborda reflexões relacionadas às motivações e desafios da atuação em equipe. Leia o artigo completo clicando aqui.

Capturar - revista anec.PNG 


21/7 - Dia do Amigo - Correio do Povo divulga uma das ações realizadas pelo Colégio para celebrar o Dia do Amigo, em 20/7.



9/7 - A cultura gamer na sala de aula - No último sábado, em reportagem especial, a Gaúcha ZH trouxe as perspectivas da gamificação na aprendizagem escolar. O Marista Rosário apresentou o projeto de Minecraft desenvolvido com a Educação Infantil. Confira a matéria na integra aqui. 

2022_07_09_Zero Hora_Impresso_Gamificação.jpeg

7/7 - Caminhos para a integralidade - o vice-diretor administrativo do Marista Rosário, Maurício Erthal, aborda em artigo, publicado na Zero Hora, os aspectos da educação ambiental como forma de potencializar uma formação integral. Leia o texto completo aqui. 

2022_07_07_Impresso_ZH_Artigo Mauricio_Caminho para integralidade.jpg


1º/7 - Atendimento Educacional Especializado (AEE): em matéria, Educação em Pauta aborda as perspectivas do Atendimento Educacional Especializado na escola. Leia a matéria na íntegra aqui

2022_07_01_Digital_Educação em Pauta_Sinepe_AEE.jpg

1º/7 - Estudantes do Marista Rosário são aprovados na Harvard Model United Nations: Correio do Povo dá visibilidade para aprovação de estudantes rosarienses na Harvard Model United Nations. Saiba mais aqui. 

2022_07_01_Impresso_Correio do Povo_Harvard.jpg



Junho/2022

30/6 - Marista Rosário realiza simulado de abandono: pauta no Correio do Povo divulga atividades de Simulado de Abandono, que ocorrerão nos dias 5 e 14 de julho. Leia mais aqui. 

2022_06_30_Impresso_Correio do Povo_Simulado Abandono.jpg


27/6 - Alunos deixam a Praça Dom Sebastião florida: pauta no Correio do Povo divulga ações de plantio na Praça Dom Sebastião, conforme parceria do Colégio com a Prefeitura.

2022-colegio-marista-rosario-correio-do-povo-plantio.jpg


25/6 - Estudantes participam de plantio de flores da Praça Dom Sebastião:​ na coluna Pensar a Cidade, do Jornal do Comércio, Bruna Sup​titz divulga a atividade do plantio de flores na Praça Dom Sebastião. 

2022-colegio-marista-rosario-jornal-do-comercio-plantio-coluna-bruna-suptitz.jpg



22/6 – Florindo a praça:​ Informe Especial, em Zero Hora, partilha nosso projeto de plantio com o Grupo de Educação Ambiental (GEA), em parceria com a Prefeitura da Praça Dom Sebastião.

2022-colegio-marista-rosario-informe-especial-zh-grupo-de-educacao-ambiental.jpg



19/6 - O metaverso pode esperar:  Em artigo, o vice-diretor administrativo, Maurício Erthal, nos convida a refletir sobre perspectivas do metaverso e realidade virtual. Leia o artigo na íntegra aqui. 

2022_06_19_Pioneiro_Artigo Maurício.png



19/6 – Corpus Christi: Eu sou o pão da vida (Jo, 6, 35) - O coordenador de pastoral, Luís Hackler, compartilha percepções sobre o Corpus Cristhi e seus significados. Leia o texto completo aqui. 

2022_06_19_Arquidiocese_Artigo Luis.png


5/6 - Correio do Povo: A partir de diversificados projeto pedagógicos, professores, estudantes, comunidades escolares e acadêmicas colocam "cabeça e mão a funcionar", com foco no cuidado com a natureza e valorização do meio ambiente. A matéria traz o Projeto Raiz - iniciativa do Marista Rosário que tem como objetivo reduzir a geração de resíduos orgânicos na escola, por meio da reciclagem. ​ 

2022_06_05_Correio do Povo_Impresso.png


3/6 - Jornal do Comércio:​ Em artigo, o vice-diretor administrativo, Maurício Erthal, aborda reflexões relacionadas às motivações e desafios da atuação em equipe. "A colaboração, a ocorrência de riscos, só poderia dar esteio para a tolerância aos erros. Não o erro por ele mesmo, mas como parte do processo e do aprendizado para se impulsionar novas ideias e campos de visão", afirma Erthal​.​

2022_06_03_Jornal do Comercio_Artigo Mauricio.png

Maio/2022

31/5 - Extraclasse: Com a divulgação das inscrições para sessões de autógrafos de escolas na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre, o Projeto Pequenos Escritores foi lembrado como iniciativa que atua há 20 anos com produção criativa de estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2022, o grupo estará novamente na Feira.​

2022_05_31_Extraclasse_Online.png 


9/5 - Jornal do Comércio:​ o vice-diretor administrativo, Maurício Erthal, aborda em artigo os compromissos que envolvem a oficialização de Porto Alegre como Cidade Educadora, dentro do Pacto Alegre, iniciativa realizada pela prefeitura municipal em parceria com a Aliança para Inovação (UFRGS, PUCRS e Unisinos). A união de esforços visa criar condições para que a cidade se transforme em um polo de inovação, atração de investimentos e empreendedorismo. ​

Artigo Maurício.JPG


9/5 - Sinepe:​  Os perigos do uso excessivo de telas na infância e na adolescência - A matéria do Sinepe sobre o uso de tecnologias digitais contou com a participação da nossa orientadora educacional, Alessandra Paschoal.




Abril/2022

4/4 - GZH:​ em reportagem sobre o comportamento dos estudantes em sala de aula após quase dois anos de ensino remoto, GZH entrevistou a orientadora educacional do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, Mariana de Souza Arieta, sobre a temática. 

Comportamento no retorno presencial.jpg 


Março/2022

26/3 - Correio do Povo:​ no dia 25/3, as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental participaram do tradicional “Chá de Memórias", em homenagem ao aniversário de 250 anos de Porto Alegre. A matéria sobre a atividade ganhou destaque no jornal impresso do fim de semana.

Chá de Memórias - CP.JPG


15/3 ​- Jornal do Comércio:​ para celebrar o Dia da Escola, em artigo publicado no dia 15/3, o Vice-diretor Administrativo Maurício Erthal aborda sobre a importância dessa data para estudantes, educadores e famílias. 

artigo dia da escola.JPG


​Fevereiro/2022

23/2 - BandTV: em reportagem exibida no jornal Band Cidade, a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Caroline Becker, juntamente com a estudante da Turma 106, Helena Paz Hauber, contaram sobre as novidades do Novo Ensino Médio Marista e as expectativas geradas para essa etapa da vida escolar.​

Capturar bandtv novo ensino médio.JPG

22/2 - RBSTV: a volta às aulas rosariense também foi assunto na edição do Jornal do Almoço, que trouxe informações e imagens sobre o início do ano letivo.​

jornal do almoço volta as aulas 2022 fevereiro2.jpg

21/2 - GZH: em matéria sobre o retorno às aulas das escolas da capital, GZH entrevistou o vice-diretor administrativo, Maurício Erthal, sobre as expectativas para o novo ano letivo.​


gzh volta as aulas 2022.JPG

21/2 - Correio do Povo: publicada na versão impressa do jornal, a volta às aulas para todos os níveis de ensino do Colégio ganhou destaque.


correio volta as aulas 2022.JPG

16/2 - GZH:​ a Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais Luiza Emmel contou sobre como as plataformas digitais de leitura contribuiram para a alfabetização dos estudantes na pandemia.

aprendizagem na pandemia.JPG

2/2 - Pioneiro: em artigo publicado, o Vice-diretor Administrativo, Maurício Erthal aborda sobre o Novo Ensino Médio e enfatiza o protagonismo da "Geração Z".

artigo fevereiro.JPG

1°/2 – Zero Hora: os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio do Marista Rosário foram destaque na edição impressa do jornal.


novo ensino médio - zh.png 



Janeiro/2022

19/1 - GZH: a vice-diretora educacional, Leia Almeida, contou sobre as novidades do Novo Ensino Médio em matéria sobre o assunto.


2022_01_19_GZH_Novo Ensino Médio.JPG


Dezembro/2021

16/12 - Correio do Povo: estudantes do Ensino Médio, com o auxílio dos professores de Produção Textual e do setor de Comunicação do Colégio, criaram o jornal “Conexão Rosariense”, que teve a sua primeira edição lançada no dia 9/12.​


Rosário na Mídia.jpg

Novembro/2021

16/11 - Correio do Povo: com o objetivo de divulgar a nossa Mostra Poética Rosariense, que ocorrerá nos dias 17 e 18/11, o jornal publicou uma nota.

mostra poética 2021.JPG

5/10 - Zero Hora:​ o aniversário de 80 anos do Grupo Escoteiro Tupã-Ci foi destaque na editoria Almanaque Gaúcho do jornal.

tupaci.png

4/11 - TV Band:​ a Coordenadora de Turno do Ensino Médio Vera Villanova concedeu entrevista para a TV Band e falou sobre o retorno obrigatório às aulas a partir de segunda-feira, dia 8/11. 

vera.png

Outubro/2021

19/10 - GZH: o Colégio foi vencedor na categoria Organização do Prêmio Top Ser Humano 2020/2021 com o case Media Training para porta-vozes do Colégio Marista Rosário, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS), GZH publicou uma matéria divulgando os ganhadores da premiação.​

2021_10_19_Digital_GZH_ABRH.JPG

​​4/10 - Jornal do Comércio: a vice-diretora educacional do Marista Rosário, Leia Almeida, aborda os diferenciais da proposta marista para o novo Ensino Médio em artigo publicado no jornal impresso e online.​

2021_10_04_Impresso_Jornal do Comércio_Novo Ensino Médio.PNG

Setembro/2021

16/9 - Correio do Povo: na Semana Farroupilha, as turmas da Educação Infantil estão aprendendo uma nova maneira de manter as tradições. A dança do pezinho foi reformulada para atender aos protocolos de distanciamento. A adaptação foi registrada no jornal impresso nesta quinta-feira.

2021_09_16_Impresso_Correio do Povo_Semana Farroupilha.PNG 

15/9 - Zero Hora: o início da vacinação de adolescentes sem comorbidades, liberada para o público de 17 anos nesta terça-feira, foi registrado pelo veículo e contou com a contribuição de estudantes rosarienses que garantiram a primeira dose de proteção contra a Covid-19.

2021_09_15_Impresso_Zero Hora_Vacinação_Capa.PNG

​14/9 - GaúchaZH: o início da vacinação de adolescentes sem comorbidades, liberada para o público de 17 anos nesta terça-feira, foi registrado pelo veículo e contou com a contribuição de estudantes rosarienses que garantiram a primeira dose de proteção contra a Covid-19.

2021_09_14_Digital_GaúchaZH_Vacinação.PNG​​

​​2/9 - Zero Hora: o Colégio Marista Rosário figura entre as 10 melhores escolas da Capital no Enem, conforme levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo.

2021_09_02_Impresso_Guia da Escola.PNG

Agosto/2021

26/8 – Correio do Povo: a ação realizada pelo Grupo de Educação Ambiental (GEA) pelo Dia Mundial da Limpeza Urbana foi destaque na edição impressa do jornal. ​

2021_08_26_Impresso_Correio do Povo_Plogging.PNG

18 e 25/8 - RBSTV: a apresentadora do Globo Esporte, Alice Bastos Neves, divulga o projeto das crianças do N3B Comidas do Mundo, inspirado nas vivências gastronômicas da jornalista em Tóquio, durante as Olimpíadas no Japão. 

 


 

10/8 - Jornal do Comércio:​ o vice-diretor administrativo, Maurício Erthal aborda a importância do diálogo.​​

3 e 6/8  - Gaúcha ZH e Zero Hora: as mudanças do novo Ensino Médio foram destaque no site da GaúchaZH e na edição impressa de Zero Hora, que trouxe opiniões de diferentes especialistas, entre eles a coordenadora pedagógica do EM Carla Spagnolo. A matéria também contou com a participação da estudante Júlia Baratto Freitas, do 9º ano EF, e sua mãe Viviane Baratto Freitas. 


2021_08_06_Impresso_ZH_NovoEM.PNG2021_08_06_Impresso_ZH_NovoEM_2.PNG

​2 e 6/8 - GaúchaZH​ e Zero Hora: a matéria sobre o retorno do recesso escolar de inverno foi ilustrada com foto captada na recepção do Colégio.

2021_08_02_Impresso_Zero Hora_retorno às aulas.jpg ​​

Junho/2021​​

26/6- Correio do Povo: o Call Center Solidário do Grupo de Voluntariado foi destaque em matéria sobre as ações de arrecadação de doações em instituições de ensino pelo Estado.​

2021_06_26_Impresso_Correio do Povo_Call Center.PNG

23/7 - TV Assembleia: reportagem mostra como a tecnologia é aliada da educação no Marista Rosário, com entrevista da professora de Tecnologias Educacionais, Patrícia Cavedini.

 

17/7 - Correio do Povo: jornal impresso divulgou atividade da Semana das Profissões.

2021_06_17_Impresso_Correio do Povo_Semana das Profissões.PNG

16/6 - Educação em Revista: as ações de captação e fidelização de estudantes e do projeto Educação Socioemocional foram destaque na publicação​ do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS).​

2021_06_16_Digital_Educação em Revista_Captação e fidelização.png

2021_06_16_Digital_Educação em Revista_Projeto ESE.PNG

11/6 - Correio do Povo: a Semana da Solidariedade foi pauta na editoria Ensino do jornal impresso. O convite é que a comunidade educativa possa contribuir com a doação de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e agasalhos infantojuvenis que serão destinados às Unidades Sociais maristas. São dois pontos de coleta no Colégio (em caixas coletoras): nas recepções do Prédio A e Prédio B.

2021_06_11_Impresso_Correio do Povo_Semana da Solidariedade.PNG

4, 5 e 6/6 - Gaúcha ZH, Diário Gaúcho e Zero hora: o projeto Educação Socioemocional foi pauta de matéria no site da Gaúcha ZH e Diário Gaúcho e no jornal impresso sobre as ações criativas das escolas com o ensino híbrido.

2021_06_07_Impresso_Zero Hora_Meditação e Ioga.PNG

Maio/2021

​3 e 4/5 - Gaúcha ZH e Zero Hora: a ampliação do retorno presencial para todos os níveis de ensino foi acompanhada pela equipe, que conversou com estudante sobre a retomada.



Abril/2021

30/4 - Gaúcha ZH:​ matéria aborda os protocolos adotados pelas escolas para o retorno presencial.

2021_04_30_Digital_GauchaZH_retorno presencial.PNG

29/4 - Jornal Hoje: as imagens do retorno presencial também foram destaque no Jornal Hoje, apresentado por Maria Júlia Coutinho, na Rede Globo.

 


29/4 - Jornal do Almoço: a RBS TV acompanhou o retorno às atividades presenciais da Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. A equipe entrevistou estudantes, famílias e o vice-diretor administrativo, Maurício Erthal.​

 

28 e 29/4 - Zero Hora e Gaúcha ZH: a preparação para a retomada das atividades presenciais foi pauta no jornal impresso no site.

 2021_04_30_Digital_GauchaZH_retorno presencial_.PNG

Março/2021​

23/3 - Jornal do Almoço: a estudante do 3º ano do Ensino Médio, Jamile Duarte Paliosa, foi entrevistada em reportagem da RBS TV sobre a situação do ensino remoto no Estado.

 


4/3 - Canal Futura:​ A orientadora educacional dos Anos Finais, Caroline Becker, concedeu entrevista ao programa Conexão, do Canal Futura, sobre os protocolos para as aulas presenciais, contando sobre a experiência no ano passado.​​​

Clique aqui​ e assista.

entrevista carol.PNG

Fevereiro/2021

24/2 - Jornal do Almoço: a equipe de reportagem da RBS TV esteve no Colégio para registrar o retorno presencial da Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Confira as entrevistas com estudantes e o vice-diretor administrativo, Maurício Erthal. 

 


9/2 - Band Cidade: a vice-diretora educacional, Leia Almeida, concedeu entrevista para a Band TV sobre as expectativas e a preparação para o retorno das aulas presenciais.​

 


6/2 - Correio do Povo: a comemoração dos 117 anos do Colégio no dia 7/2 e o início do ano letivo foram pauta na edição impressa do jornal.​​​ ​​

2021_02_06_Impresso_Correio do Povo_Aniversário do Colégio.PNG

Dezembro/2020

​30/12 - Jornal do Comércio:​ o vice-diret​or administrativo, Maurício Erthal, expressa em artigo suas reflexões sobre o ano de 2020 e as habilidades desenvolvidas neste período.​

2020_12_30_Impresso_Jornal do Comércio_Artigo Maurício.PNG

Novembro/2020

​30/11 - Educação em Revista:​​​​​ o professor do Ensino Médio, Junior Saccon Frezza, participou de matéria sobre o papel fundamental do professor frente às mudanças na forma de ensinar, da publicação do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS).

2020_11_Educação Em Revista_Frezza.PNG

3/11 - Zero Hora: a arrecadação de 1,1 tonelada de alimentos do Drive-thru Solidário dos Anos Iniciais foi citada no Informe Especial, de Tulio Milman,​ na edição impressa​.

2020_11_03_Impresso_ZH_Do Bem.PNG

Outubro/2020​

31/10 - Correio do Povo: a arrecadação de 1,1 tonelada de alimentos em Drive-thru Solidário dos Anos Iniciais foi destaque na edição impressa.

2020_10_31_Impresso_Correio do Povo_Drive Thru.PNG

​20/10 - Jornal do Comércio: veículo registrou o retorno presencial dos estudantes.

Capa Jornal do Comércio.PNG

19/10 - GaúchaZH e Zero Hora: ​equipe registrou o retorno presencial dos estudantes do Ensino Médio no Marista Rosário.

2020_10_19_Digital_Zero Hora_Retorno.PNG

​17/10 - Zero Hora: vice-diretor administrativo do Marista Rosário, Maurício Erthal, concedeu entrevista falando sobre os protocolos adotados para o retorno presencial.

2020_10_17_Impresso_Zero Hora_Retorno1.PNG

​14/10 - Jornal do Comércio: matéria divulga a retomada das aulas presenciais nos colégios da Rede Marista. 

2020_10_14_Digital_Jornal do Comércio_retorno.PNG

​2/10 - Zero Hora: a preparação das escolas privadas para o retorno presencial foi pauta no jornal impresso.​

2020_10_02_Impresso_Zero Hora_previsão de retorno.PNG

2/10 - Zero Hora: a atuação do mais antigo membro do Grupo Escoteiro Tupã-Ci, do Colégio Marista Rosário, o chefe Riche, foi lembrada em matéria na coluna Almanaque Gaúcho.​

2020_10_02_Impresso_Zero Hora_Tupã-Ci_almanaque.PNG​​

Setembro/2020

20/9 – Correio do Povo: as atividades da Semana Farroupilha online foram destaque no jornal impresso do fim de semana. ​

2020_09_19_Impresso_Correio do Povo_Semana Farroupilha_foto.PNG

2020_09_19_Impresso_Correio do Povo_Semana Farroupilha.PNG

15/9 - Educação em Revista: a coordenadora pedagógica dos Anos Finais, Vivian Monteiro, concedeu entrevista em matéria sobre o papel da escola na redução do preconceito racial. Iniciativa de estudante em compartilhar conteúdo com os colegas em parceria com os professores do Laboratório de Ciências do Colégio também foi destaque na edição. 

2020_09_15_Digital_Educação em Revista_Racismo.PNG

2020_09_15_Digital_Educação em Revista_Lab de Ciências em casa.PNG 


15 e 16/9 - Correio Vacariense e Pioneiro: o artigo do vice-diretor administrativo, Maurício Erthal, sobre os desafios da liderança, a importância da empatia e do protagonismo dos educadores em tempos de pandemia foi publicado também em jornais impressos da Serra Gaúcha.

2020_09_16_Impresso_Pioneiro_Artigo Maurício.PNG

4/9 - Zero Hora:​ o vice-diretor administrativo, Maurício Erthal, fala sobre os desafios da liderança, a importância da empatia e do protagonismo dos educadores em tempos de pandemia em artigo publicado no jornal impresso.

2020_09_04_Impresso_Zero Hora_Artigo Maurício.jpeg

Agosto/2020

​22/8 - Correio do Povo: o Call Center organizado pelos estudantes do Grupo de Voluntariado do Colégio para contribuir com a campanha Ação Comunidades, da Rede Marista, foi citado no jornal impresso.

2020_08_22_Impresso_Correio do Povo_Call Center.PNG

19/8 - Agora no RS:  Call Center organizado pelos estudantes do Grupo de Voluntariado do Colégio para contribuir com a campanha Ação Comunidades, da Rede Marista, foi citado no site​.

2020_08_19_Digital_Agora no RS_Call Center.PNG

4/8 - Sinepe/RS: a professora Gisele Giaco​min participou do projeto #CompartilheBoasPráticas do sindicato falando sobre a Rede de Gratidão criada pelos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental para homenagear os profissionais da saúde em tempos de pandemia.

 


Julho/2020

14/7 - Zero Hora:​ Leia Almeida, vice-diretora educacional do Marista Rosário, expressa em artigo os desafios da escola em seguir se mantendo presente, mesmo na distância no período de isolamento.​

2020_07_14_Impresso_Zero Hora_Artigo Leia.PNG

7 e 8/7 - GaúchaZH: o vice-diretor administrativo, Maurício Erthal, concedeu entrevista para atualizar a situação do plano de retomada das aulas presenciais, ainda sem data para ocorrer. A matéria foi veiculada no site de notícias e no jornal impresso. 

O desempenho dos estudantes do Marista Rosário no Enem também foram divulgados na edição online​ e impressa. 

2020_07_08_Impresso_Atualização da situação nas escolas.PNG​​

7/7 - Jornal do Almoço estudante do 1º ano do Ensino Médio, Taís  Loch Quevedo, conversou com a equipe de reportagem da RBS TV em matéria sobre o ensino a distância.

2020_07_07_Televisão_Jornal do Almoço_aulas online.PNG

JUNHO/2020

24/6 - Correio do Povo: a programação de lives da Festa Junina marcada para sábado, 27/6, no Facebook do Colégio, foi destaque na edição impressa.

2020_06_24_Impresso_Correio do Povo_Festa Junina.PNG

23/6 - Correio do Povo: a doação das primeiras 50 face shields produzidas na impressora 3D do Colégio para o comércio local foi destaque na edição impressa. A distribuição foi feita pelo grupo Escoteiro Tupã-Ci no dia 20/6, sábado.​

2020_06_23_Impresso_Correio do Povo_Face shields.PNG

MAIO/2020

​29/5 - Zero Hora: ​o conjunto de protocolos de cuidados com a saúde que está sendo elaborado para a retomada das atividades presenciais, embora ainda não haja data para o retorno, foi pauta no site de GaúchaZH e no jornal impresso, com entrevista do vice-diretor administrativo, Maurício Erthal.

2020_05_29_Impresso_Zero Hora_Adaptação às aulas presenciais.PNG

​21/5 - Zero Hora: o conjunto de protocolos de cuidados com a saúde que está sendo elaborado para a retomada das atividades presenciais, embora ainda não haja data para o retorno, foi pauta no site de GaúchaZH e no jornal impresso.

2020_05_21_Impresso_Zero Hora_Volta às aulas.PNG

19/5 - Zero Hora: a Rede de Gratidão criada pelos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental em homenagem aos profissionais da saúde e demais áreas que estão na linha de frente no enfrentamento ao coronavírus, também foi contemplada em nota no Informe Especial do jornal impresso. 

2020_05_19_Impresso_Zero Hora_Rede de Gratidão.PNG

15/5 - Correio do Povo: a Rede de Gratidão criada pelos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental em homenagem aos profissionais da saúde e demais áreas que estão na linha de frente no enfrentamento ao coronavírus, foi destaque na edição desta sexta-feira do jornal impresso.

2020_05_15_Impresso_Correio do Povo_Rede de Gratidão.PNG ​

Abril/2020

20/4 - Zero Hora: os desafios da adaptação ao ensino à distância imposto pelas medidas determinadas pelo governo do Estado para frear a propagação do coronavírus, foram destaque também na edição impressa.

2020_04_20_Impresso_Zero Hora_aulas à distância.png

​​17/4 - Gaúcha ZH: os desafios da adaptação ao ensino à distância imposto pelas medidas determinadas pelo governo do Estado para frear a propagação do coronavírus foram abordados no site de notícias. 

6/4 - Zero Hora: ​​​famílias rosarienses contam como estão se adaptando ​às aulas online durante a quarentena.

2020_04_06_Impresso_ZeroHora_adaptação às aulas online.PNG

3/4 - Gaúcha ZH: famílias rosarienses contam como estão se adaptando às aulas online durante a quarentena.​

1º/4 - Zero Hora: a adaptação das atividades escolares na suspensão das aulas em virtude do coronavírus foi destaque também na edição impressa com a participação da vice-diretora educacional, Leia Almeida. 

Página ZH.PNG

Março/2020

31/3​ - Gaúcha ZH: a adaptação das atividades escolares na suspensão das aulas em virtude do coronavírus foi assunto de matéria no site de notícias, com a participação da vice-diretora educacional, Leia Almeida. 

17/3 - Educação em Revista: O projeto Nós na Rede e a visita de estudantes chilenos ao Colégio, foram pauta da revista do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS).

2020_03_17_Impresso_Educação em Revista_Nós na Rede.PNG

2020_03_17_Impresso_Educação em Revista_Visita de estudantes chilenos.PNG

Fevereiro/2020​

24/2 - Correio do Povo: troca de livros do Grêmio Estudantil Rosariense (GER) e Bazar de Uniformes a Associação de Pais e Mestres (Apamecor) foram divulgados na edição impressa.​

2020_02_24_Impresso_Correio do Povo_Bazar de Uniformes e Troca de Livros.PNG

​​​17/2 - Correio do Povo: o retorno às aulas foi pauta de matéria no jornal impresso.

2020_02_17_Impresso_Correio do Povo_Volta às aulas.PNG

7/2 - Zero Hora:  o aniversário do Colégio foi destaque no Almanaque Gaúcho do Jornal Zero Hora na edição do dia 7/2.

2020_02_07_Impresso_ZH_Aniversário do Colégio.PNG

Dezembro/2019

​​11/12 - Correio do Povo: a aprovação de dois estudantes, integrantes da Orquestra Rosariense, na seleção da escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) foi destaque no jornal Correio do Povo.  ​

2019_12_11_Impresso_Correio do Povo_Ospa1.png

Novembro/2​019

12/11 - TV Pampa: ​ o lançamento dos livros e sessão de autógrafos do projeto Pequenos Escritores do 2º ano EF, durante a 65ª Feira do Livro de Porto Alegre, foi destaque no Jornal da Pampa​​.​

 


​4 e 5/11 - Zero Hora​​​​estudantes do Terceirão concederam entrevista para mostrar como aplicam a técnica de hand lettering em seus resumos de estudo.

2019_11_05_Impresso_ZeroHora_HandLettering.png  2019_11_05_Impresso_ZH_ContraCapa_HandLettering.PNG



Outubro/2019

26/10 - Correio do Povo: na edição impressa do fim de semana, a professora de Geografia Cristiane Andrade, e o professor de Língua Portuguesa Cláudio Ribeiro, dão dicas sobre preparação para o Enem. ​

2019_10_26_Impresso_Correio do Povo_Enem_dicas.PNG 2019_10_26_Impresso_Correio do Povo_Enem.PNG

24/10 - Literatura RS: o site especializado em conteúdos sobre literatura deu destaque à 44ª edição da Mostra Poética, marcada para os dias 29 e 30/10, com a participação dos estudantes dos Anos Finais.​

2019_10_24_Digital_LiteraturaRS_MostraPoética.PNG

16/10 - Beta Redação​: ​​o uso consciente do celular no ambiente escolar foi tema de matéria no site com a colaboradação da orientadora educacional, Alessandra Paschoal.​

2019_10_16_BetaRedação_Uso_celular.PNG
 

​​1/10 - Zero Hora:  a participação dos estudantes do Grupo Escoteiro Tupã-Ci, do Marista Rosário, nas gravações do média-metragem Dilúvio, foi destaque na edição impressa.

2019_10_01_Impresso_ZH_Escoteiros.PNG
 

Setembro/2​​019

23/9 - Correio do Povo: ​​​​o projeto Acalmar, que incentiva a prática de Yoga para os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, foi destaque na edição impressa. ​

2019_09_23_Impresso_Correio do Povo_Yoga.PNG
 

17/9 - Correio do Povo: ​​​as homenagens à tradição gaúcha realizadas ao longo da semana no Marista Rosário, foram destaque na editoria Ensino do jornal impresso.

2019_09_17_Impresso_Correio do Povo_Semana_Farroupilha.PNG

Agosto/2019

​14/8 - GaúchaZH: o presidente da Rede Marista e provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, Irmão Inacio Nestor Etges, analisa os fatos envolvendo o Marista Rosário, salientando a atuação da instituição em prol da formação integral e busca da cultura do diálogo, da solidariedade e da paz.

2019_08_14_Impresso_ZH_OdeaoRosário.jpg
 

​​Julho/2019

22/7 - Correio do Povo: a adequação das cantinas escolares à nova legislação sobre o assunto foi pauta de caderno especial no jornal impresso. 

2019_07_22_Correio_ Alimentação_Saudável (1).PNG
 

17/7 - Educação em Revista:​ ​a publicação do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS) divulgou a Oficina Pensamento Científico, Criativo e Computacional (P3C) do Colégio​.

2019_07_17_Revista_Sinepe_P3C.PNG
 

15/7 - Correio do Povo: ​​​a Mostra do Saber dos Anos Finais e o Salão Científico do Ensino Médio do foram registrados no jornal impresso.

2019_07_15_Correio_do_Povo_Mostra.PNG 

6 e 7/7​​ - ​Correio do Povo: os momentos de formação previstos para os educadores do Marista Rosário foram destaque no jornal impresso em matéria sobre as atividades do recesso escolar. 

2019_07_07_Correio_do_Povo_Formação.PNG
 

3/7 - ​​Jorna​​l do Almoço: ​o professor de História, Guilherme Hillesheim, contribui com seus conhecimentos para explicar a rivalidade entre Peru e Chile no quadro Copa de Todos do programa da RBS TV. ​

2019_07_03_JornaldoAlmoço_Sonara_Guilherme.PNG
​​

Junho/2019

​29/6 - Correio do Povo: A Mostra do Saber dos Anos Iniciais foi destaque na editoria Ensino do jornal impresso. 

2019_06_29_Correio_do_Povo_Mostra.PNG
 

27/6 - Zero Hora: ​As histórias de amor e vida de pessoas que ajudaram a construir a trajetória da Rede Marista são destaque na coluna Almanaque Gaúcho, de Ricardo Chaves. Entre as personalidades, Irmã Genoveva Guidolin, educadora do Marista Rosário há 50 anos. ​​

27_06_2019_10_18_46.jpg​​​

14/6 - Correio do Povo: O Dia da Fruta, promovido pelo Grêmio Estudantil Rosariense (GER), ganhou espaço na edição desta sexta-feira. ​

2019_06_14_CorreiodoPovo_DiadaFruta.PNG 

11 e 13/6 - RBS TV: Na edição do Bom dia Rio Grande, ​o professor de Geografia, Emerson Lizandro Silveira, explica onde estão localizados os países que fazem parte da Copa América. A participação do educador será exibida ao longo da semana. 

 

Maio/2019​

28/5 - Correio do Povo: O jornal divulgou as atividades do 2º ato da Estação ArteLiterária.​

2019_05_28_CorreiodoPovo_ArteLiterária.PNG

17/5 - ​​​Educação em Revista: A publicação do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS) divulgou a adoção de plataforma online de matemática para as turmas dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. 

2019_05_17_Revista_Sinepe_Matific.PNG

8/5 - Zero Hora: Estudante do Colégio é entrevistado em visita à exposição Mães Geniais do Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT/PUCRS), que aborda as mais diferentes formas de cuidado dos animais com seus filhotes​.​

2019_05_08_ZeroHora_VisitaPUCRS_MãesGeniais.PNG​​

4/5 - Globo Esporte​Nossos estudantes foram entrevistados sobre o Cartola FC.

​ ​

Abril/2019

18/4 - Correio do Povo: ​​A primeira Estação ArteLiterária do ano foi destaque na editoria ensino do Jornal Corrreio do Povo. 

2019_04_18_Correio_povo_incentivo_leitura.PNG 

Março/2019

27/3 - Premiação: ​​A Irmã Genoveva foi homenageada pela Prefeitura Municipal recebendo a Medalha Cidade de Porto Alegre. A premiação foi destaque em diferentes veículos de comunicação. Confira aqui: ​​​​​GaúchaZH​, ​O Sul​Prefeitura​Felipe Vieira​.

27/3 - Correio do Povo: ​O Chá de Memórias, projeto sobre a história de Porto Alegre desenvolvido com as turmas do 3º ano EF, foi destaque na editoria de ensino do Jornal Correio do Povo.

2019_03_27_Correio do Povo_Chá de memórias.JPG

9/3 - Zero Hora:  ​Os 50 anos de atuação da Irmã Genovena no Marista Rosário foram destaque no caderno DOC da Zero Hora. A matéria também foi publicada no site da GauchaZH com vídeo de depoimento da entrevistada. Confira aqui.​

2019_03_09_Zero Hora_matéria Genô.JPG
 

1º/3 - Educação em Revista: A publicação do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS) divulgou os novos espaços de aprendizagem que o Marista Rosário inaugurou neste início de ano letivo. 

2019_03_01_Revista do Sinepe_Volta às aulas.JPG

Fevereiro/2019

24/2 - Correio do Povo: ​A volta às aulas na rede privada de ensino foi destaque no caderno + Domingo. 

2019_02_24_Correio do Povo_Volta às aulas.JPG

 

18/2 - RBSTV: O primeiro dia de aula do Marista Rosário também foi registrado pela equipe do RBS Notícias.​

 
 


 
18/2 - Zero Hora: O Marista Rosário foi destaque na cobertura de volta às aulas da GauchaZH.​ Confira aqui.

 
2019_02_19_Zero Hora_Volta às aulas.JPG

18/2 - Jornal do ComércioO início do ano letivo também foi destaque no Jornal do Comércio.


 2019_02_18_Jornal do Comércio_Volta às aulas.JPG

 
12/2 - Zero Hora
A preparação para a volta às aulas foi pauta do jornal Zero Hora e do portal GauchaZH. Duas famílias rosarienses participaram da matéria contando como estavam se preparando para o retorno à escola. Confira aqui.

2019_02_16_Zero Hora_Volta às Aulas.JPG

Janeiro/2019

13/1 - Correio do PovoA Orquestra Rosariense, premiada com a Prata na categoria Desenvolvimento Cultural do Prêmio Sinepe foi destaque na matéria do jornal Correio do Povo. ​

2019_01_13_Correio do Povo_Orquestra Rosariense.JPG

Dezembro/2018

​​22/12 - Correio do Povo: Os estudantes do projeto Eu, Repórter visitaram a redação do jornal Correio do Povo e da Rádio Guaíba. 

2018_12_22_Correio do Povo_projeto Eu, Reporter.JPG

22/12 - Zero Hora: ​​As atividades pedagógicas que incentivam o cuidado com o  meio ambiente e a natureza foram destaques no caderno Campo e Lavoura do jornal Zero Hora.

2018_12_22_Zero hora_saídas pedagógicas para ter contato com a natureza.JPG

6/12 - ​Coletiva.net:  O destaque do projeto Eu, Repórter no Prêmio Sinepe RS foi divulgado pelo site Coletiva.net. Confira a matéria completa aqui​.

5/12 - ​Correio do Povo: O Marista Rosário foi destaque no Prêmio Sinepe. A escola recebeu Ouro na categoria de Gestão de Comunicação, Prata na categoria Desenvolvimento Cultural e duas menções honrosas com projetos do Plano Diretor e Grupo de Educação Ambiental.

2018_12_05_Correio do Povo_Prêmio Sinepe-RS.JPG
 

Outubro/2018

​15/10 - ​Jornal do Almoço: Em homenagem ao Dia do Educador o Jornal do Almoço produziu uma série de depoimentos sobre os dedafios da profissão. A professora dos Anos Iniciais Katherine Bridi foi uma das entrevistadas. Os depoimentos veiculados no dia 15 e 16 podem ser conferidos nos links.​

2018_10_16_Jornal do Almoço_dia do professor.JPG

2/10 - Correio do Povo: A Feira do Livro Rosariense foi destaque na editoria de ensino do jornal Correio do Povo.

_2018_10_02_Correio do Povo_Feira do Livro.JPG

Setembro/2018​

22/9 - Correio do Povo: Participação dos estudantes rosarienses criadores do Colete Salva-Ciclista no passeio ciclistico promovido pela EPTC no Dia Mundial Sem Carro.

2/9 - GaúchaZH: Artigo de opinião da orientadora educacional Mariana Arieta sobre a prevenção do bullying. Confira aqui​.

Agosto/2018

24/8 - Jornal Zero Hora (impresso e online): O Colete Salva-Ciclista também foi destaque nos veículo da GaúchaZH. Confira aqui

2018_08_24_Zero Hora_Colete Salva Ciclista.JPG 

​22/8 - Rio Grande Record:  Matéria sobre o Colete Salva-Ciclista, projeto destaque no Salão de Iniciação Científica do EM. 

 

 

10/8 - Correio do Povo: A celebração pelo dia dos pais foi tema da editoria de Ensino do jornal.

2018_08_10_Correio do Povo_Dia dos Pais.JPG

8/8 - Jornal Zero Hora (online e impresso): Matéria sobre a adequação das cantinas a nova lei estadual de incentivo à alimentação saudável.​ Confira aqui.​

2018_08_08_Zero Hora contracapa_Alimentação saudável e cantinas.JPG

3/8 - Programa Rio Grande no Ar da Record TV RS: Matéria sobre o acompanhamento do tema de casa pelos pais.

 

Julho/2018

5/7 – Jornal GaúchaZH: Matérias sobre projeto em votação na Assembleia Legislativa do RS.

2018_07_05_Zero Hora_ Alimentação Saudável.JPG

5/7 – Jornal Correio do Povo: ​​​O incentivo à alimentação saudável foi destaque no jornal impresso. 

2018_07_05_Correio do Povo_Alimentação Saudável.JPG

Junho/2018

 

21/6 - Jornal do Almoço: A Copa do Mundo como atividade pedagógica.