Proposta pedagógica - Colégio Marista Rosário

​​​​​​​​​​​

A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista.​

​Marcelino Champagnat, nosso fundador, iniciou um trabalho dirigido a crianças e jovens por meio da educação, considerando aspectos relativos às suas identidades e necessidades individuais. Propôs uma pedagogia muito prática, focada na presença, no amor à natureza, na solidariedade e no aprender fazendo. Ele não se preocupou em criar uma nova teoria pedagógica, mas uma proposta de educação que respondesse às demandas da realidade das crianças e jovens em sua época. Entendemos que os princípios da educação marista sobreviveram a diferentes contingências por duas razões fundamentais: a firmeza da crença do fundador e dos Irmãos Maristas na missão, e a flexibilidade para conviver com culturas em constante modificação.

A prática pedagógica marista promove o diálogo entre as ciências, as sociedades e as culturas sob uma perspectiva cristã da realidade e, dessa forma, permite entender as necessidades humanas e sociais contemporâneas, questioná-las, traçar caminhos e modos de enfrentar as problematizações. Ao contemplar uma interligação entre as diferentes dimensões da pessoa, incluindo a dimensão espiritual, considera a integralidade e a inteireza dos sujeitos da educação, em um movimento que harmoniza fé, cultura e vida. Ao mesmo tempo, valoriza a diversidade, a diferença, a solidariedade, a consciência planetária e a promoção de relações justas, bem como incorpora diferentes saberes, conhecimentos, linguagens, mídias e tecnologias no conjunto de suas metodologias, conforme o Projeto Educativo do Brasil Marista.

Nessa perspectiva, a pedagogia marista reúne a formação afetiva, ética, social, política, cognitiva e religiosa. O jeito de educar fundamenta-se em uma formação integral. Investe na observação, na investigação, na reflexão, na abertura à realidade, no posicionamento crítico, na negociação, no protagonismo, em atitudes solidárias, no respeito e no cuidado com a natureza, na compreensão e na significação do mundo. Desenvolve o espírito de pertença, o “sentido do outro" e apresenta a solidariedade como “a virtude cristã dos nossos tempos", amparada na ética e na espiritualidade.

A pedagogia marista é, enfim, a pedagogia do amor, da dedicação, da presença e do respeito. Apresenta um estilo educativo próprio, diferenciando-se pelo valor da presença, pelo espírito de família, pela simplicidade, pelo amor ao trabalho e pelo agir à maneira de Maria. O jeito marista de educar, portanto, pressupõe o exercício do amor, da evangelização, da solidariedade e da constante busca por práticas criativas e significativas que atendam às exigências formativas do estudante, considerando sua realidade.​

Conheça os diferenciais para todos os níveis:

Formação dos Educadores:
 o Colégio Marista Rosário investe constantemente na formação continuada de seus educadores em Jornadas Pedagógicas, cursos e eventos voltados à educação.

Equipe multidisciplinar exclusiva por níveis: Serviço de Coordenação de Turno, Coordenação Pedagógica, Orientação Educacional e Pastoral Escolar direcionam profissionais exclusivos para o atendimento de cada nível de ensino.

Acolhida e Adaptação: quem chega à família do Marista Rosário participa do Programa Acolhida e Adaptação, realizado em parceria com os professores e o Serviço de Orientação Educacional (SOE). Atendendo às necessidades de cada nível de ensino, o programa realiza ações de apadrinhamento a novos alunos, adaptação da carga horária e atendimento personalizado às famílias.

Programa Hábitos de Estudo: o trabalho direcionado às necessidades de cada estudante e de cada nível de ensino é realizado pelo Serviço de Orientação Educacional, que introduz hábitos de estudo no dia a dia do estudante, a partir da integração de esforços do próprio estudante, da família e da escola.

Projeto Liderança: o estudante do Marista Rosário é incentivado a exercitar sua autonomia e a convivência em grupo desde cedo, aprendendo a ser protagonista de sua realidade. A prática da liderança começa a ser trabalhada na forma de encontros e palestras específicos desde o 4ª ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, formando líderes não só para a escola, mas para a sociedade.

Clique nos links abaixo e descubra os diferenciais específicos de cada nível de ensino: