Atividades Complementares

Robótica

Confira a atividade extraclasse de robótica, oferecida pelo Colégio Marista São Francisco.

​​​​Ampliar a criatividade, o raciocínio lógico, trabalho em equipe e capacidade de planejamento e organização. Isso é possível a partir da Robótica Educacional, oferecida pelo Colégio Marista São Francisco como atividade extraclasse.

A atividade integra uma série de iniciativas que inserem a tecnologia no cotidiano escolar. Os projetos elaborados na área são um processo de construção coletiva entre estudantes e educadores, tendo por ponto de partida a busca de ideias novas e criativas para solucionar situações-problema, também a partir da compreensão de alguns conceitos de Física e matemática. A iniciativa desenvolve também o senso crítico, autonomia e pesquisa, por meio de atividades dinâmicas que buscam superar os mais diversos desafios.

Através de tablets, celulares ou computadores, os estudantes comandam os robôs, relacionando conceitos de física e matemática. Oportunizando o acesso a diferentes recursos, o Laboratório de Tecnologias Educacionais do Colégio contribui para a construção de novos conhecimentos com infraestrutura e equipamentos necessários. Além dos equipamentos já citados, também traz a inovação através da impressora 3D. As atividades elaboradas são aulas agendadas por professores, formações, robótica extraclasse e preparação para competições de robótica.

Na Robótica, são kits Lego Ev3, kits Lego NXT, kits Arduino Mega (controladores abertos e muito potentes para a prototipação), kits estruturais Atto, controlador Attobox, peças metálicas vex para projetos.

Além das atividades desenvolvidas na escola, os estudantes são incentivados a participar do Festival Marista de Robótica que, anualmente, reúne os Colégios e as Unidades Sociais da Rede Marista em uma competição que alia estratégias e conhecimentos, e também da Olimpíada Brasileira de Robótica.

​​Modalidade

​ quinta-feira ​

​15h10 às 16h40​​

Atividades extraclasse

As atividades extraclasse têm como objetivo promover a vivência, a qualidade e a excelência da educação marista no turno inverso ao das aulas. Dessa forma, o estudante tem mais espaço e tempo para a aprendizagem, desenvolvendo habilidades dentro e fora da sala de aula, por meio de atividades esportivas, artísticas, culturais, tecnoló​gi​cas, solidárias e evangelizadoras, proporcionando a educação integral baseada nos valores maristas.​

Conheça o Colégio

​​​Fundado em 1914, o Colégio Marista São Francisco integra a Rede Marista , presente em 23 cidades – 17 no Rio Grande do Sul, cinco na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios.

O Marista São Francisco está localizado no Centro de Rio Grande, em uma área privilegiada, com mais de cinco mil metros quadrados, oferecendo infraestrutura completa e adequada para cada nível de ensino. O Colégio é um espaço de aprendizado, descobertas e construção de novos conhecimentos. Mais de 100 educadores se mobilizam, todos os dias, para oferecer uma educação integral de qualidade, atuando na missão de construir conhecimentos e formar valores humanos, marcas do jeito marista de educar. Cerca de 1000 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, aprendem, diariamente, que o conhecimento vai além da sala de aula.​​