Navegar para Cima

Notícias

Em Família

25/01/2021
Institucional
Confira os conteúdos que criamos junto com nossos educadores e famílias

Se o ano de 2020 fosse definido por uma palavra, entre as opções estaria reinvenção. Nossos Colégios se adaptaram à nova realidade, buscando alternativas para manter o ensino de qualidade. A comunicação entre família e escola precisou se fortalecer e, dessa forma, o projeto Em Família ganhou conteúdo digital em multiplataforma abordando tópicos pertinentes para o período que vivemos, isso, sob o olhar de convidados de diferentes áreas do conhecimento. 

 

Educação: uma construção coletiva 

Com base nas reflexões advindas do questionamento Quais desafios você enfrenta na educação de seus filhos?, traçamos a produção de conteúdo e escolha dos especialistas. As pautas recebidas contribuíram para a construção de materiais digitais em multiformatos, como textos, vídeos e publicações para as redes sociais. Assim, chegamos a cinco temáticas de interesse que compuseram as edições de agosto a dezembro de 2020 do projeto Em Família. 

 

Especialistas convidados: visões diferentes e complementares 

A fim de apresentar diferentes perspectivas sobre assuntos como educação durante a pandemia da Covid-19, relação entre família e escola e gerenciamento de emoções, convidamos especialistas de áreas distintas do conhecimento dos empreendimentos da Rede Marista. Educadores, orientadores educacionais, professores universitários, pesquisadores da saúde, gestores de colégios, além de pais e estudantes trouxeram considerações que enriqueceram o projeto.  

“A escola está nas pessoas. E uma grande escola se faz sim, com estudantes, educadores e com as famílias” essa fala da Cheila Milczarek, diretora marista e mestre em educação, foi uma das reflexões levantadas durante as entrevistas com os especialistas. Nela pode-se perceber a importância de estarmos unidos para construir e fortalecer uma educação integral, sensível e inspiradora. 

 

Temáticas e reflexões tratadas 

Entre os meses de agosto e dezembro, o Em Família compartilhou cinco conteúdos, são eles: Como [re]aprendemos na pandemia?, Como cuidamos das emoções durante a pandemia?, O papel do educador na pandemia, Relações na pandemia: escola e família e Gratidão e esperança para o futuro. 

Para relembrarmos cada um deles, preparamos um resumo de cada tópico. Acompanhe: 

 

 


O vídeo que inaugurou o novo formato do projeto abordou o processo de aprendizagem durante a pandemia. Especialistas falam sobre a importância de manter o cérebro em movimento, com atividades de ensino para que os estudantes não perdessem o ritmo, mesmo em um contexto diferente. Além disso, a importância de os familiares motivarem seus filhos, oferecer o suporte necessário e auxiliarem na elaboração de uma rotina de estudos. 

 

O segundo tema apresentou os sentimentos e as emoções que o período de distanciamento social trouxe para as pessoas, especialmente para crianças, adolescentes e jovens. Nesse caso, como as famílias poderiam auxiliar no processo, entendimento, suporte e na atenção de quando houvesse necessidade de acompanhamento profissional. Da mesma forma, o papel da escola nesse período de adaptação ao novo, comprometendo-se com a preservação de vidas. 

 

 


No mês em que se comemora o Dia do Educador, o assunto contemplado foi essa profissão em período pandêmico. Professores relembraram que a relação entre colégio e família é imprescindível para formar cidadãos futuros, suas motivações para iniciar a carreira docente, a satisfação em ajudar a construir um mundo melhor por meio da educação e os desafios das atividades domiciliares impostas pelo novo coronavírus. 

 

 


Com o distanciamento social, as relações sofreram mudanças e o convívio se intensificou. No penúltimo tema do projeto, refletimos sobre como ficaram as relações e como enfrentar essas mudanças. Também foi abordado o papel do colégio como forma de manter interações e a rotina dos estudantes. 

 

 


Para encerrar o ano, especialistas falaram sobre a importância de exercer a gratidão, de ser grato e de olhar para o que passou com a visão de aprendizado. Até mesmo em uma pandemia, pode-se aprender, valorizar as pessoas ao nosso redor, conquistas e, principalmente, a vida. 

 

Se você curtiu o projeto Em Família, compartilhe com seus amigos e familiares. 

Mesmo distantes, seguimos em família!


* Os conteúdos publicados no Projeto Em Família estão em conformidade com as diretrizes dos Colégios da Rede Marista. As opiniões dos especialistas convidados, no âmbito externo, não representam, necessariamente, a concordância e/ou posicionamento da instituição.


​​