Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Anos Iniciais | 1º ao 5º ano EF

É aqui que o estudante aprofunda a construção de seus valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. É o momento de aprofundar a leitura, a escrita, o raciocínio e a pesquisa. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo também os vínculos...

CONSTRUIR VALORES NOS COMPLETA

É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.

Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo.

A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Todos os espaços são pensados e organizados para que os estudantes criem, dialoguem e transformem.

MATRIZES CURRICULARES

Conceber um currículo integrado que respeita os contextos, as vivências e está aberto ao novo. Isso é o que impulsiona o plano de trabalho docente, tendo como base as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, que são fundamentadas pelo Projet​o Educativo do Brasil Marista.

Trata-se de uma renovação do fazer pedagógico, no qual o estudante é incentivado a resolver situações-problema, empregando os conteúdos de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), a partir de uma sequência de atividades.​​

Ao longo do ano letivo, os estudantes particip​am ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.​​​​​

​DIFERENC​​​IAIS

Atividades Especializadas
A Música, a Educação Física e a Expressão Corporal são trabalhadas nesse nível como um meio para desenvolver a motricidade, a autoestima e o autoconhecimento da criança, além de constituir um meio de integração social. As aulas de Língua Inglesa incrementam o repertório dos estudantes e estimulam difer​entes habilidades.

Formação do Leitor
O projeto Dando Asas à Imaginação promove o contato com o mundo dos livros por meio de atividades em sala de aula, autores convidados, hora do conto, recital de poesias, teatro, entre outras iniciativas. Além disso, os estudantes levam para casa tarefas que envolvem a participação das famílias no desenvolvimento do hábito da leitura.

Mostra Cultural
Os projetos pedagógicos desenvolvidos ao longo do ano são expostos para a comunidade, onde as turmas explicam todo processo de estudo e pesquisa desenvolvido para encontrarem o resultado apresentado. Meio ambiente, alimentação saudável, literatura, costumes e tradições estão entre as temáticas trabalhadas.

Tecnologias Educacionais
Os estudantes participam atividades no Laboratório de Tecnologias, com softwares e aplicativos educacionais. Neste espaço, também acontecem as aulas de Robótica Curricular para 4º e 5º ano EF, que envolvem estratégias na montagem de maquetes e robôs, bem como a solução de problemas conectados ao conteúdo da sala de aula.​

mosaico-fotos-site-02.png