Níveis de Ensino

Ensino Médio

Para nós, tão importante quanto formar estudantes com domínio acadêmico é desenvolver a consciência ética e humana. Dessa forma, incentivamos a construção do projeto de vida do jovem, enaltecendo suas habilidades e capacidades, apresentando inúmeras...

MANTER O FUTURO EM MOVIMENTO NOS COMPLETA

Etapa conclusiva da vida escolar, o Ensino Médio traz uma série de aprendizagens e desafios. Paralelamente, coincide com as descobertas, as transformações e os anseios naturais da adolescência. Trata-se, ainda, de uma fase intermediária para o estudante, pois abre passagem para um novo caminho, com o ingresso no Ensino Superior.

Compreendendo a complexidade desse contexto, nós fundamentamos nosso fazer pedagógico na educação integral, que se traduz na prática da excelência acadêmica com o cultivo da formação humana. Assim, o jovem é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a tradição de ser marista ao compromisso de sempre inovar. Por isso, nosso jeito de educar engloba a preparação acadêmica, a formação de valores humano-cristãos, o cuidado com a vida e o meio ambiente, o despertar de talentos e diferentes formas de aprender.

Diariamente, nossos educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões. Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornando-se protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.​

Formação de Lideranças
O exercício da liderança faz parte do cotidiano escolar, desde as atividades de apoio na sala de aula até a representação eleita das turmas a partir do 6º ano EF. Nosso Grêmio Estudantil é atuante na representatividade e na realização de eventos comunitários, culturais e esportivos. Já na Pastoral Juvenil Marista (PJM), incentivamos o protagonismo e o exercício da solidariedade. Há também o Grupo de Voluntariado Viva Alegria, no qual os estudantes voluntários atuam na transformação social, realizando intervenções na Fundação Lucas Araújo e em outras instituições de Passo Fundo.

Simulados Trimestrais
São aplicadas Avaliações Integradas (AI), com questões organizadas por área do conhecimento e com foco nos processos seletivos de cursos superiores e Enem. Já o TEXTando tem foco no aprimoramento da produção textual, da organização de ideias e da qualidade gramatical, promovendo a qualidade textual, interpretativa e argumentativa dos estudantes.

Pensando no Futuro
Além de realizar momentos de orientação profissional, por meio de palestras com profissionais do mercado de trabalho, visitas a universidades e participação em feiras, o estudante é incentivado a construir sua rotina de estudos, a refletir sobre sua futura carreira e a construir seu projeto de vida. Atividades voltadas para liderança e iniciação científica também contribuem tanto para a realização do Enem e o vestibular quanto para o desenvolvimento integral.

Mostra Cultural, Científica e Tecnológica
Nossa Mostra Cultural, Científica e Tecnológica reúne os trabalhos interdisciplinares produzidos pelos estudantes sobre temáticas de impacto social e novas perspectivas. Os grupos contam com professores que apoiam o desenvolvimento de seus objetivos e apresentam os resultados de suas pesquisas para uma banca composta por educadores de diferentes áreas. Além de instigar o gosto pela iniciação científica, o projet​o prepara para o Ensino Superior.​

mosaico-fotos-site-06.png