Níveis de Ensino

Ensino Médio

Para nós, tão importante quanto formar estudantes com domínio acadêmico é desenvolver a consciência ética e humana.

MANTER O FUTURO EM MOVIMENTO NOS COMPLETA

Etapa conclusiva da vida escolar, o Ensino Médio traz uma série de aprendizagens e desafios. Paralelamente, coincide com as descobertas, as transformações e os anseios naturais da adolescência. Trata-se, ainda, de uma fase intermediária para o estudante, pois abre passagem para um novo caminho, com o ingresso no Ensino Superior.

Compreendendo a complexidade desse contexto, nós fundamentamos nosso fazer pedagógico na educação integral, que se traduz na prática da excelência acadêmica com o cultivo da formação humana. Assim, o jovem é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a tradição de ser marista ao compromisso de sempre inovar. Por isso, nosso jeito de educar engloba a preparação acadêmica, a formação de valores humano-cristãos, o cuidado com a vida e o meio ambiente, o despertar de talentos e diferentes formas de aprender.

Diariamente, nossos educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões. Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornando-se protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.​

MATRIZES CURRICULARES

Conceber um currículo integrado que respeita os contextos, as vivências e está aberto ao novo. Isso é o que impulsiona o plano de trabalho docente, tendo como base as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, que são fundamentadas pelo Pro​jet​o Educativo do Brasil Marista.

Trata-se de uma renovação do fazer pedagógico, no qual o estudante é incentivado a resolver situações-problema, empregando os conteúdos de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), a partir de uma sequência de atividades.​​

Ao longo do ano letivo, os estudantes particip​am ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.​​​​​​​

Ambientes Personalizados
Nosso Ensino Médio conta com salas de aulas exclusivas constituídas com paredes móveis revestidas com película, possibilitando a interação e o compartilhamento do mesmo espaço entre diferentes turmas. Além disso, o Projeto Conexões faz o espaço inovador e configurado com elementos tecnológicos, onde todas as salas possuem Apple TV e todos os educadores trabalham com Ipads, contribuindo com a metodologia de aulas mais dinâmicas e atrativas​.

Mostra Científica
Nossa Mostra Centífica reúne os trabalhos interdisciplinares produzidos pelos estudantes sobre temáticas de impacto social e novas perspectivas. Os grupos contam com professores apoiadores ao desenvolvimento da pesquisa e apresentam os resultados do estudo para uma banca composta por educadores de diferentes áreas. Além de instigar o gosto pela iniciação científica, o projeto prepara para o Ensino Superior.

Pensando no Futuro
Por meio de testes vocacionais, palestras com profissionais e eventos, o projeto de orientação profissional estimula o jovem a refletir sobre sua escolha profissional e formação de carreira. São realizadas também atividades voltadas ao projeto de vida e desenvolvimento integral dos estudantes.

Simulados e Avaliações Externas
Com o objetivo de preparar o estudante para o ingresso no Ensino Superior, contamos com uma carga horária diferenciada de 33 períodos semanais para o Ensino Médio. Também realizamos simulados como a Avaliação Integrada (AI), com questões nos moldes do Enem e o Textando, que contribui para o aperfeiçoamento dos textos produzidos pelos estudantes, auxiliando na organização de ideias, na escrita e na revisão gramatical.

​​​​​botao_site.png