Níveis de Ensino

Ensino Médio

Para nós, tão importante quanto formar estudantes com domínio acadêmico é desenvolver a consciência ética e humana. Dessa forma, incentivamos a construção do projeto de vida do jovem, enaltecendo suas habilidades e capacidades, apresentando inúmeras...

MANTER O FUTURO EM MOVIMENTO NOS COMPLETA

Etapa conclusiva da vida escolar, o Ensino Médio traz uma série de aprendizagens e desafios. Paralelamente, coincide com as descobertas, as transformações e os anseios naturais da adolescência. Trata-se, ainda, de uma fase intermediária para o estudante, pois abre passagem para um novo caminho, com o ingresso no Ensino Superior.

Compreendendo a complexidade desse contexto, nós fundamentamos nosso fazer pedagógico na educação integral, que se traduz na prática da excelência acadêmica com o cultivo da formação humana. Assim, o jovem é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a tradição de ser marista ao compromisso de sempre inovar. Por isso, nosso jeito de educar engloba a preparação acadêmica, a formação de valores humano-cristãos, o cuidado com a vida e o meio ambiente, o despertar de talentos e diferentes formas de aprender.

Diariamente, nossos educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões. Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornando-se protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.​

MATRIZES CURRICULARES

Conceber um currículo integrado que respeita os contextos, as vivências e está aberto ao novo. Isso é o que impulsiona o plano de trabalho docente, tendo como base as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, que são fundamentadas pelo Pro​jet​o Educativo do Brasil Marista.

Trata-se de uma renovação do fazer pedagógico, no qual o estudante é incentivado a resolver situações-problema, empregando os conteúdos de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), a partir de uma sequência de atividades.​​

Ao longo do ano letivo, os estudantes particip​am ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.​​​​​​​

Avaliação Externa e Produção Textual
São aplicadas Avaliações Integradas (AI), com questões organizadas por área do conhecimento e com foco nos processos seletivos de cursos superiores e Enem. Já o projeto Laboratório de Produção Textual  contribui para o aperfeiçoamento dos textos produzidos pelos estudantes. As atividades têm o acompanhamento individual de educadores, que auxiliam na organização de ideias, na escrita e na revisão gramatical.

Formação de Lideranças
O exercício da liderança faz parte do cotidiano escolar, desde as atividades de apoio na sala de aula até a representação eleita das turmas a partir do 6º ano EF. Nosso Grêmio Estudantil é atuante na representatividade e na realização de eventos comunitários, culturais e esportivos. Já na Pastoral Juvenil Marista (PJM), incentivamos o protagonismo e o exercício da solidariedade. Há também o Grupo de Voluntariado Viva Alegria, no qual os estudantes voluntários atuam na transformação social, realizando intervenções na Fundação Lucas Araújo e em outras instituições de Passo Fundo.

Mostra Cultural, Científica e Tecnológica
Nossa Mostra Cultural, Científica e Tecnológica reúne os trabalhos interdisciplinares produzidos pelos estudantes sobre temáticas de impacto social e novas perspectivas. Os grupos contam com professores que apoiam o desenvolvimento de seus objetivos e apresentam os resultados de suas pesquisas para uma banca composta por educadores de diferentes áreas. Além de instigar o gosto pela iniciação científica, o projet​o prepara para o Ensino Superior.​

Pensando no Futuro
Além de realizar momentos de orientação profissional, por meio de palestras com profissionais do mercado de trabalho, visitas a universidades e participação em feiras, o estudante é incentivado a construir sua rotina de estudos, a refletir sobre sua futura carreira e a construir seu projeto de vida. Atividades voltadas para liderança e iniciação científica também contribuem tanto para a realização do Enem e o vestibular quanto para o desenvolvimento integral.

mosaico-fotos-site-06.png