Constituída pelos primeiros anos da vida escolar, esta é uma etapa em que cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados das crianças, já que assim assimilam, desde cedo, a socialização, autonomia, cooperação e a solidariedade. Acreditamos na valorização do brincar como uma das primeiras formas de expressão da criança e de sua relação com o mundo. Por isso, nossos espaços são pensados e organizados para proporcionar aos estudantes momentos que incentivam a imaginação, a criatividade, a socialização, a descoberta, a autonomia e o protagonismo.
DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Para guiar nossos educadores nesse sentido, contamos as Diretrizes da Educação Infantil Marista, alicerçadas nas concepções das novas infâncias e no debate sobre os processos de desenvolvimento da criança e as formas como ela se apropria de significados e se expressa.
A elaboração das atividades e dos projetos envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacionam com as experiências oportunizadas para elas. Ou seja, também são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa, de curiosidades trazidas pelas crianças.
Os planejamentos pedagógicos são realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, desenvolvem ações de leitura e escrita, de desenho, de música, de jogos e construções matemáticas, além de experiências, envolvendo a corporeidade, o contato com a natureza e a linguagem tecnológica.
DIFERENCIAIS
Acolhida e relacionamento
Contamos com um ambiente escolar acolhedor, que facilita a formação de vínculos e a socialização, além de apoio individualizado baseado nas necessidades de cada criança e família. No início do ano, disponibilizamos o Guia de Adaptação, com orientações que ajudam no início da trajetória escolar.
Projetos investigativos
A elaboração de atividades e projetos investigativos envolve a escuta e a participação da criança, que é desafiada a desenvolver o pensamento crítico a partir das linguagens: escrita, gráfica, matemática, plástica, musical, ampliando seu percurso de aprendizagem e desenvolvimento.
Mostra da Cultura Infantil
Promovemos esse espaço para tornar visível a relação entre as crianças e a cultura, por meio das mais diferentes linguagens, continuamente inventadas e reinventadas pelos estudantes. Trata-se de um espaço de respeito, no qual são valorizados os saberes dos pequenos, suas hipóteses, seus percursos e sua aprendizagem em busca de compreensões sobre o mundo.
Projetos e Descobertas
Em nossa proposta pedagógica, acreditamos na valorização do brincar, pois é uma das primeiras formas de expressão da criança e sua relação com o mundo. Os estudantes vivenciam momentos que estimulam a imaginação, a criatividade, a socialização, a autonomia e o protagonismo.