Níveis de Ensino

Educação Infantil

Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a...

​​​​​​​​​​​​​​​​​​BRINCAR NOS COMPLETA

Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a autonomia, a socia​lização,​ a cooperação e a solidariedade.​

​Acreditamos na valorização do brincar como uma das primeiras formas de expressão da criança e de sua relação com o mundo. Por isso, nossos espaços são pensados e organizados para proporcionar aos estudantes momentos que incentivam a imaginação, a criatividade, a socialização, a descoberta, a autonomia e o protagonismo.

DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

​Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Para guiar nossos educadores nesse sentido, contamos as Diretrizes da Educação Infantil Marista, alicerçadas nas concepções das novas infâncias e no debate sobre os processos de desenvolvimento da criança e as formas como ela se apropria de significados​ e se expressa.​

A elaboração das atividades e dos projetos ​​envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacio​nam com as experiências oportunizadas para elas. Ou seja, também são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa, de curiosidades trazidas pelas crianças.

Os planejamentos pedagógicos s​ão realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, desenvolvem ações de leitura e escrita, de desenho, de música, de jogos e construções matemáticas, além de experiências, envolvendo a corporeidade, o contato com a natureza e a linguagem tecnológica.​​​​

Acolhida e Adaptação​​
Proporcionamos às crianças e suas famílias um ambiente escolar acolhedor, que facilita a formação de vínculos e a socialização. Também entregamos aos pais o Guia de Adaptação da Educação Infantil, documento que contém informações sobre rotina e particularidades deste nível de ensino, bem como orientações que auxiliam no início do ano letivo.

Mostra Cultural​
Promovemos esse espaço para tornar visível a relação entre as crianças e a cultura, por meio das mais diferentes linguagens, continuamente inventadas e reinventadas pelos estudantes. Trata-se de um espaço de respeito, ​onde são valorizados os saberes dos pequenos, suas hipóteses, percursos e aprendizagem em busca de compreensões sobre o mundo.

Aprender brincando
Em nossa proposta pedagógica, acredit​​amos na valorização do brincar, pois é uma das primeiras formas de expressão da criança e sua relação com o mundo. Os estudantes vivenciam momentos que estimulam a imaginação, a criatividade, a socialização, a autonomia e o protagonismo.

Projetos e descobertas
Diferentes iniciativas, desenvolvidas a partir da curiosidade das crianças, estimulam a busca por novos aprendizados e descobertas. Também contamos com esp​aços diferenciados, como Laboratório de Tecnologia e Ateliê de Arte, além de aulas especializadas de Expressão Corporal, Língua Inglesa e Música.

mosaico-fotos-ei-02.png