Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Anos Finais | 6º ao 9º ano EF

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar. Por isso, além de oferecer um currículo adequado, a educação marista também incentiva o estudante a assumir seu protagonismo, visando a sua formação em todas as dimensões. Dessa forma o jovem se...

​​​​ENFRENTAR DESAFIOS NOS COMPLETA

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.

Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.

MATRIZES CURRICULARES

Conceber um currículo integrado que respeita os contextos, as vivências e está aberto ao novo. Isso é o que impulsiona o plano de trabalho docente, tendo como base as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, que são fundamentadas pelo Projet​o Educativo do Brasil Marista.

Trata-se de uma renovação do fazer pedagógico, no qual o estudante é incentivado a resolver situações-problema, empregando os conteúdos de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), a partir de uma sequência de atividades.​​

Ao longo do ano letivo, os estudantes particip​am ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.​​​​​​

​DIFERENCIAIS

Hábitos de Estudo
O projeto auxilia o estudante a criar sua própria rotina de estudos. As atividades contemplam a importância de complementar as aprendizagens e administrar o tempo, bem como práticas saudáveis para atingir metas e objetivos. São realizados momentos de diálogo e palestras com especialistas, além de outras ações que envolvem recursos e estratégias de estudo.

Iniciação Científica
Desenvolve a capacidade analítica, por meio da propo­sição de projetos práticos e questionamentos em torno da ciência. Além do conteúdo teórico, os estudantes uti­lizam os Laboratórios para atividades práticas e trabalhos de iniciação científica. Todas as pesquisas são orientadas por professores de diferentes áreas do conhecimento e os trabalhos participam da nossa Mostra Científica.

Projetos Interdisciplinares
Contemplando um currículo de formação integral, o estu­dante é incentivado a desenvolver um olhar diferenciado sobre o cotidiano. Assim, desperta-se a conscientização para temas variados, como autoconhecimento, sustenta­bilidade, relações interpessoais e projeto de vida, além de projetos com viagens de estudos e saídas de campo, que ampliam a bagagem cultural do estudante.

Sequência Didática
A partir de situações reais que representam um problema a ser resolvido, desafiamos o estudante a buscar soluções por meio de pesquisa. Dessa forma, o aprendizado é construído de forma contextualizada, possibilitando a relação com diferentes saberes para desenvolver defesas argumentativas, incentivando o desenvolvimento de competências, como protagonismo, capacidade analítica e trabalho em equipe.

botao_site.png