Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Anos Finais | 6º ao 9º ano EF

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar. Por isso, oferecemos um currículo adequado, que incentiva o estudante a assumir seu protagonismo, visando a sua formação em todas as dimensões.

​​​​​​​ENFRENTAR DESAFIOS NOS COMPLETA

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.

Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.

MATRIZES CURRICULARES

Conceber um currículo integrado que respeita os contextos, as vivências e está aberto ao novo. Isso é o que impulsiona o plano de trabalho docente, tendo como base as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, que são fundamentadas pelo Projet​o Educativo do Brasil Marista.

Trata-se de uma renovação do fazer pedagógico, no qual o estudante é incentivado a resolver situações-problema, empregando os conteúdos de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), a partir de uma sequência de atividades.​​

Ao longo do ano letivo, os estudantes particip​am ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.​​​​​​

​DIFERENCIAIS

Hábitos de Estudo
O projeto auxilia o estudante a criar sua própria rotina de estudos. As atividades contemplam a importância de complementar as aprendizagens e administrar o tempo, bem como práticas saudáveis para atingir metas pessoais. São oportunizados momentos de diálogo e palestras com especialistas, além de ações que envolvem recursos e estratégias de estudo, como o Super Guia que direciona os estudos por área do conhecimento.

Iniciação Científica
Desenvolve a capacidade analítica, por meio da proposição de projetos práticos, sequências didática e questionamentos sobre a Ciência. Além do conteúdo teórico, os estudantes utilizam os Laboratórios para atividades práticas e trabalhos de iniciação científica. Todas as pesquisas são orientadas por professores de diferentes áreas do conhecimento, e os trabalhos são apresentados em nossa Mostra Científica​.

Formação de Lideranças
O exercício da liderança faz parte do cotidiano escolar, desde as atividades de apoio na sala de aula até a representação eleita das turmas, onde os líderes participam de encontros formativos. Possuímos também oportunidades, como o Grêmio Estudantil (Gensc), Voluntariado Viva Alegria e Pastoral Juvenil Marista (PJM), nos quais os jovens desenvolvem habilidades de liderança em uma perspectiva solidária e protagonista.​

Sequência Didática
É uma metodologia em que o aluno é incentivado a resolver situações-problema que visam ao desenvolvimento de competências e habilidades, a partir de uma sequência de atividades. Dessa forma, os estudantes participam ativamente do processo de aprendizagem, propondo vivências e soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.​

botao_site.png