Nossas Notícias

Colégios e Unidades Sociais realizam simulados pelo Programa Vida Segura

01/04/2022
Projetos
Ação tem como objetivo preparar a comunidade para agir em uma situação de emergência

​A Rede Marista vem realizando, desde a segunda quinzena de março, simulados de evacuação escolar em seus Colégios e Unidades Sociais. A atividade faz parte do Programa Vida Segura, cujo objetivo é fomentar a cultura do cuidado e proteger a vida de todos que frequentam os nossos espaços.

O início do projeto, em 2022, envolveu a simulação de evacuação em quatro unidades. O primeiro, no dia 18/3, foi realizado no Colégio Marista São Luís. Na semana seguinte, a atividade ocorreu no Colégio Marista Santa Maria e na Escola Marista Santa Marta, em 24/3 e 25/3, respectivamente. Ontem, 31/3, foi na Sede Marista.

Os simulados de evacuação integram um dos cinco eixos norteadores do programa, que são: Projeto e Instalações de Segurança contra Incêndios, Plano de Emergência, Simulados de Evacuação, Manutenções Preventivas das Instalações e Primeiros Socorros. Todas as frentes visam garantir a segurança de educadores, estudantes, educandos, familiares e comunidade.

Os simulados estão estruturados para representar, de maneira realista e a partir de um cenário hipotético, uma situação de risco nos espaços da unidade. Trata-se de um treinamento prático com caráter instrutivo para que, em caso de sinistro/emergência, a evacuação do local seja feita em segurança e de acordo com as orientações técnicas.

Educadores, estudantes e educandos têm participado de formações e exercícios práticos de preparação desde as últimas semanas. A esses momentos, se aliam as frequentes revisões e manutenções nos equipamentos instalados nas instituições.​​