Navegar para Cima

Projetos

INTERCÂMBIO MARISTA

O projeto Intercâmbio Marista: novas culturas, novos saberes proporciona viagens para Canadá, Irlanda, Inglaterra, Ausrália e Nova Zelândia

​​​

Desenvolvido desde 2011, o projeto Intercâmbio Marista: novas culturas, novos saberes possibilita que estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio vivam experiências multiculturais e tenham contato com a Língua Inglesa no exterior. Além dos conhecimentos acadêmicos e da convivência com alunos de outras escolas, o programa contempla atividades culturais, esportivas, passeios pelas cidades, entre outras ações que estimulam o protagonismo e a autonomia.

Acompanhados por uma equipe de educadores dos Colégios da Rede Marista, os participantes do programa recebem atenção em tempo integral, desde o pré-embarque até a volta ao Brasil. A hospedagem no país de destino é feita em escolas e em casas de famílias locais, com cuidado constante por parte dos monitores e educadores maristas.

Atualmente, o projeto conta com quatro opções de destino escolhidos para cada nível de ensino:

CANADÁ

Destino oferecido, em parceria com a Agência Strive, para os estudantes do 9º ano EF. A escola parceira é a Columbia International College of Canada, localizada em Hamilton, cidade da Província de Ontario. Além das aulas nos turnos da manhã e da tarde, os jovens participam de um roteiro repleto de atividades culturais e de lazer, como city tour, passeio de barco pelas Cataratas do Niágara, visitas a locais históricos e museus. Também conhecem o Leste Canadense, passando por Ottawa, Quebec, Montreal e pelo Arquipélogo das Mil Ilhas, localizado no curso superior do Rio São Lourenço, que faz fronteira com os Estados Unidos. Outro destaque é o final de semana no Bark Lake, espaço em meio à natureza que conta com uma série de atividades que unem aventura ao incentivo à liderança e ao protagonismo juvenil.    

INGLATERRA

Destino oferecido, em parceria com a empresa Egali Intercâmbio, para os estudantes do 1º ano EM. Os jovens são recebidos na University of Reading, fundada em 1892 e localizada na cidade homônima. Além das aulas de Inglês, os alunos participam de atividades culturais e de integração, como jogos, oficinas de canto, Storytelling, animação em Stop Motion, entre outras. Também fazem parte do roteiro visitas à London Eye e Cambridge, bem como passeios para a​ icônica Abbey Road e ao museu de cera da Madame Tussaud. Ao final do curso, os alunos participam do Trinity Exam, teste oficial britânico que avalia a capacidade de se expressar oralmente. 

IRLANDA

Oferecido em parceria com o Grupo Vertente, possibilita que estudantes do 2º ano EM frequentem aulas e convivam com alunos maristas de diversos países no Moyle Park College, em Dublin. Os jovens são recebidos em casas de famílias irlandesas selecionadas criteriosamente, incentivando o aprofundamento na língua inglesa e o crescimento pessoal. As aulas ocorrem pela manhã e o turno da tarde é destinado para atividades complementares como Teatro, Cinema, Artes e prática de esportes. Nos sábados, os alunos conhecem pontos turísticos e históricos da Irlanda, enquanto os domingos são destinados para vivenciar a cultura local com as famílias e estudantes de outros países nas casas de hospedagem. 

NOVA ZELÂNDIA E AUSTRÁLIA

Destino oferecido, em parceria com a Agência Strive, para os estudantes do 3º ano EM. Os jovens são recebidos na escola New Zealand Language Centres, situada em Auckland, principal centro financeiro e econômico da Nova Zelândia. As aulas de Inglês ocorrem pela manhã e à tarde, com os turnos livres e finais de semana destinados a passeios ecológicos, atividades esportivas, visitas a locais históricos e praias. Na Austrália, o grupo conhece o Sea World e parques aquáticos dos estúdios Warner e Dreamworks, entre outros espaços. 

Como participar

Procure a Orientação Educacional no seu Colégio e saiba mais sobre as datas de embarque e a participação no programa deste ano.​