Promovida desde 2016, a
Mostra Marista de Iniciação Científica tem por objetivo propor espaços de apresentação e trocas de experiências, bem como diferentes aprendizagens sobre iniciação científica realizadas em nossos Colégios e Unidades Sociais. Toda essa atividade tem como ponto de partida a realização de projetos de pesquisa científica de forma sistemática, envolvendo os estudantes na prática da construção do conhecimento.
Assista ao video e saiba mais.
Sobre a Iniciação Científica nos Colégios
Os Colégios da Rede Marista desenvolvem uma série de atividades que proporcionam momentos destinados à investigação, à experimentação e à partilha de saberes. São projetos que promovem a expansão do pensamento crítico, a reflexão e a criatividade dos estudantes a partir da formulação de questionamentos, coleta de dados, argumentação e do aprofundamento de informações. Reconhecendo esses benefícios, entre os objetivos da educação marista está a preparação dos estudantes para as diferentes etapas da pesquisa, a partir de conhecimentos prévios e motivações, de modo que eles possam se tornar estudantes-pesquisadores.A seguir, uma contextualização de como ocorre a Iniciação Científica em cada nível de ensino.
Educação Infantil
A pesquisa científica como prática pedagógica é essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências na construção do conhecimento. Esse movimento de busca pela compreensão do mundo é incentivado ao longo de toda a vida escolar, pois leva os estudantes a fazerem novas descobertas, estimulado suas percepções para o aprendizado. As crianças da Educação Infantil têm contato com as ciências e os experimentos, aprendendo a investigar e explorar os ambientes por meio de atividades lúdicas inspiradas em seus próprios questionamentos.
Ensino Fundamental
Nos Anos Iniciais (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), discussões, reflexões e investigações permeiam temas que proporcionam aos estudantes compreender e realizar uma leitura crítica do mundo ao seu redor, abordando temas como saúde, seres vivos e não vivos, sustentabilidade, entre outros. Durante as aulas, eles são incentivados a observar, construir e testar hipóteses, procurar e registrar conclusões. Dando continuidade ao trabalho, nos Anos Finais (6 ao 9º ano do Ensino Fundamental), os alunos são apresentados às etapas do processo da Investigação Científica e participam de bancas avaliativas. Em ambos os segmentos, os jovens já têm a oportunidade de participar de mostras científicas promovidas em seus próprios Colégios.
Ensino Médio
Já no Ensino Médio, os estudantes realizam projetos mais complexos, que fomentam os preparativos para a vida acadêmica e incentivam a pensar no seu projeto de vida. A partir desse conceito, os educadores são mediadores e instigam a aprendizagem por meio da pesquisa, enquanto os jovens são autores e protagonistas do processo a partir dos seus desejos de conhecer o mundo.
A revista
As pesquisas, em forma de artigos, são compiladas na nossa
Revista Mostra Marista de Iniciação Científica. Trata-se de uma coletânea dos artigos elaborados pelos participantes da
Mostra. Os artigos são resultados de experiências dos estudantes nos seus espaços escolares voltados para a Iniciação Científica. A publicação está organizada de forma a contemplar as quatro áreas do conhecimento.
Confira aqui a edição 2017.
Confira aqui a edição 2018.
Confira aqui a edição 2019.