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Revista Mostra Marista de Iniciação Científica

Publicação anual que compila os artigos de nossos estudantes que participam da Mostra Marista de Iniciação Científica.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Lan​çada em 2017, a Revista Mostra Marista de Iniciação Científica ​– Aprendizagens e experiências reúne os artigos das pesquisas desenvolvidas pelos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que participam da Mostra Marista de Iniciação Científica​.

​A publicação apresenta resultados das experiências dos estudantes nos seus espaços escolares voltados para a Iniciação Científica, ​​com trabalhos orientados e que passam pela curadoria de educadores, tanto das próprias unidades quanto da Gerência Educacional dos Colégios da Rede Marista. O conteúdo está organizado de forma a contemplar as quatro áreas do conhecimento:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.
  • Linguagens e suas Tecnologias​.​​​
  • Matemática e suas Tecnologias.​

Confira aqui ​a edição 2018​.​​

​Sobre a Iniciação Científica​

​​Com o objetivo de formar estudantes críticos, capazes de identificar e resolver problemas utilizando metodologia científica,​ os Colégios da Rede Marista desenvolvem uma série de atividades ​​que proporcionam momentos destinados à investigação, à experimentação e à partilha de saberes. São projetos que promovem a expansão do pensamento crítico, a reflexão e a criatividade dos estudantes a partir da formulação de questionamentos, coleta de dados, argumentação e do aprofundamento de informações.

Adotar a pesquisa científica como prática pedagógica é essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências na construção do conhecimento.​ Esse movimento de busca pela compreensão do mundo é incentivado ao longo de toda a vida escolar, pois leva os estudantes a fazerem novas descobertas, aguçando suas percepções para o aprendizado. As crianças da Educação Infantil têm contato com as ciências e os experimentos, aprendendo a investigar e explorar os ambientes ​por meio de atividades lúdicas inspiradas em seus próprios questionamentos. 

Nos Anos Iniciais (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), as discussões, reflexões e investigações permeiam temas que proporcionam aos estudantes compreender e realizar uma leitura crítica do mundo ao seu redor, abordando temas como saúde, seres vivos e não vivos, sustentabilidade, entre outros. Durante as aulas, eles são incentivados a observar, construir e testar hipóteses, buscar e registrar conclusões. Dando continuidade ao trabalho, nos Anos Finais (6 ao 9º ano do Ensino Fundamental), os alunos são apresentados a​​os passos do processo da investigação científica e participam de bancas avaliativas. Em ambos os segmentos, os jovens já têm a oportunidade de participar de mostras científicas promovidas em seus próprios Colégios. 

Já no Ensino Médio, os estudantes realizam projetos mais complexos, que os ajudam a se preparar para a vida acadêmica e a pensar no seu projeto de vida. A partir desse conceito, os professores são mediadores e instigam a aprendizagem por meio da pesquisa, enquanto os jovens são autores ​​e protagonistas do processo. a partir dos seus desejos de conhecer o mundo​​​​.