Navegar para Cima

Revista Mostra Marista de Iniciação Científica

Apresentação

​​​​​​​​Estimados leitores, jovens pesquisadores!


​​folha de rosto-01.pngÉ com imensa satisfação que apresentamos mais uma edição da Revista Mostra Marista de Iniciação Científica ​– Aprendizagens e experiências. Essa iniciativa quer compartilhar as produções científicas de nossos estudantes e seus professores orientadores, assim como tornar público nosso jeito de fazer ciência. 

Os temas escolhidos materializam os interesses de nossos jovens pela pesquisa cientifica e retratam suas preocupações com a transformação social. Essa identificação com temas tão relevantes e instigantes nos fazem entender quão potente são as aprendizagens dentro de cada área de conhecimento e que há um universo a ser explorado em cada competência e habilidade a ser desenvolvida.

​Essa dinâmica curricular nos remete a entender o currículo como um dispositivo de transformação social e um conjunto de aprendizagens onde o jovem se constitui sujeito e constrói seu projeto de vida.

Compreender fenômenos, dominar linguagens, enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar propostas são os eixos cognitivos do Enem e nos convocam a pensar uma educação problematizadora que busca compreender o mundo, seus contextos e a partir desses entendimentos propor discussões e reflexões acerca do modo de viver, compreender e protagonizar o mundo. ​

Nossos estudantes e professores, a partir do método de Iniciação Científica fazem esse exercício cotidiano de, a partir de um tema escolhido, elaborar hipóteses, estruturar o projeto científico, explorar a literatura existente, coletar dados, analisar dados, propor reflexões, intervenções e soluções para problemas do mundo contemporâneo e por fim, registar tudo isso em um artigo cientifico. Esse é o nosso jeito de pensar e fazer ciência! 

Parabenizamos a todos os Colégios pelos trabalh​os apresentados e pela rigorosidade metodológica, inovação e autoria evidenciadas.

Shirley Cardoso 

Sup​ervisora Pedagógica da Gerência Educacional