Conselho de Líderes Maristas

​​​Conselho de Líderes Maristas

O Conselho de Líderes Maristas (Clima) reúne estudantes líderes e vice-líderes, do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, na representação de suas turmas. Através do Conselho, o estudante passa a ser voz ativa de seu grupo, o qual irá colaborar com seus representantes através do diálogo conjunto.

O objetivo é propiciar, através de encontros com a Direção e Orientação Educacional, o estreitamento no relacionamento junto às vozes dos estudantes, abordando temas e assuntos que os atingem diretamente. Os líderes atuam em consonância com os professores conselheiros das turmas e em diálogo com o Serviço de Orientação Educacional (SOE).

Segundo a Orientadora Educacional da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Dulce Xavier, o Clima é um espaço que legitima o protagonismo, no qual os estudantes são instigados a contemplar o todo. “Percebem a importância de cada um no ambiente escolar, fortalecendo cada vez mais o pertencimento para com o Colégio. A democracia fomentada no Clima traz tal postura para todos os espaços da escola, os estudantes buscam soluções, encaminhamentos, e se posicionam nas discussões, contribuindo significativamente no processo como um todo", analisa.

Renata Xavier, Orientadora Educacional dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio observa que a formação de lideranças, através do Clima, garante a autonomia dos estudantes para uma verdadeira democratização da escola, o que estimula o protagonismo juvenil, e efetiva uma gestão escolar compartilhada. “ Devido à circularidade do ver, julgar e agir, os estudantes se deparam com as suas dificuldades: mentalidades e experiências de vida diferentes; expectativas e motivações variadas; infâncias, adolescências e juventudes em contextos bem diversos. Aprendem o quanto custa a escuta respeitosa, o diálogo confiado e sincero, a necessidade que cada um tem de aprender a descobrir a complementariedade e a riqueza das diferenças. Percebem que, mesmo com boa vontade, enfrentam limitações, e não é resultado fácil pensar, decidir e agir em comum, ou entender a postura ou o ritmo do individual". ​

​Responsáveis

2º ao 5º ano EF:

Dulce Helena Coutinho Xavier

6º ano EF ao EM:

Renata Damati Louzada

E-mail: [email protected]

Conheça o Colégio

​​​Fundado em 1914, o Colégio Marista São Francisco integra a Rede Marista, presente no Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Brasília e Região Amazônica. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 19 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios.

O Marista São Francisco está localizado no Centro de Rio Grande, em uma área privilegiada, com mais de cinco mil metros quadrados, oferecendo infraestrutura completa e adequada para cada nível de ensino. O Colégio é um espaço de aprendizado, descobertas e construção de novos conhecimentos. Mais de 100 educadores se mobilizam, todos os dias, para oferecer uma educação integral de qualidade, atuando na missão de construir conhecimentos e formar valores humanos, marcas do jeito marista de educar. Cerca de 1000 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, aprendem, diariamente, que o conhecimento vai além da sala de aula.​​