Proposta Pedagógica

​​ A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista. Pautada pela formação integral, cultura da solidariedade e da paz e pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A metodologia promove a expressão pessoal dos estudantes por meio de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.

Na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, o estudante é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, o Marista São Francisco representa também um espaço de construção de projeto de vida.

Nosso jeito de educar

Principais eixos norteadores do trabalho para que a criança e o adolescente desenvolvam o conhecimento do mundo e formação pessoal e social:

Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Múltiplas linguagens
Relações socioafetivas
Psicomotricidade
Conhecimento lógico-matemático
Expressão criadora
Religiosidade

Anos Finais do Ensino Fundamental
Projetos diferenciados
Abordagem interdisciplinar
Utilização de múltiplas linguagens, mídias e tecnologias
Formação de lideranças com foco no protagonismo juvenil
Eventos esportivos, culturais e artísticos
Educação Ambiental
Saídas a campo

Viagens de estudos e pesquisa
Projetos de Solidariedade e Voluntariado
Ambientes virtuais de aprendizagem
Orientação para construção de projeto de vida
Vivência da ética e dos valores humano-cristãos

Conheça o Colégio

​​​Fundado em 1914, o Colégio Marista São Francisco integra a Rede Marista , presente em 23 cidades – 17 no Rio Grande do Sul, cinco na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios.

O Marista São Francisco está localizado no Centro de Rio Grande, em uma área privilegiada, com mais de cinco mil metros quadrados, oferecendo infraestrutura completa e adequada para cada nível de ensino. O Colégio é um espaço de aprendizado, descobertas e construção de novos conhecimentos. Mais de 100 educadores se mobilizam, todos os dias, para oferecer uma educação integral de qualidade, atuando na missão de construir conhecimentos e formar valores humanos, marcas do jeito marista de educar. Cerca de 1000 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, aprendem, diariamente, que o conhecimento vai além da sala de aula.