Atividades Complementares

Artes

​​​​​​​​​Ar​tes

​A educação em Arte possibilita o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas, de ampliar a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação.

O conhecimento permeia práticas que envolvem o uso de diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio. As​sim, proporcionam um contato com formas diversas de expressão artística: colagem, pintura, desenho e escultura. Promovem, ainda, o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação artística.

As vivências nas diferentes linguagens e o contato com a história de cada área propiciam aos estudantes o reconhecimento cultural e social, preparando-os para ver, observar e refletir sobre experiências estéticas pessoais e coletivas. No meio escolar, ainda que compreendamos o amplo repertório de linguagens da Arte, temos comumente a Arte como componente curricular ou dividida em quatro áreas distintas: Teatro, Música, Dança e Artes Visuais.

​Público da modalidade: do nível 3 da Educação Infantil ao 5º ano EF.

Anos Iniciais_Arte (1).jpg

​​​A arte pode ter várias funções no desenvolvimento da criança:

Por meio da Atividade Complementar de Artes, as crianças expressam seus sentimentos primeiro rabiscando, depois desenhando, pintando, cantarolando, dançando e inventando personagens. À medida que compreendem como o mundo funciona, elas encontram dentro de si formas para se manifestar sobre o que conhecem, interpretando, assim, a realidade que as cerca.

Desenvolver a criatividade

A arte facilita o afloramento da criatividade, independente da forma como a criança se sinta confortável para expressar o seu talento artístico, tendo papel primordial em seu desenvolvimento intelectual. Isso acontece, pois, a expressão artística reflete a imaginação e a sua forma de visualizar o mundo, o que mostra que ela é capaz de criar com o que tiver à sua disposição.

Estimular a escrita

Rabiscando as crianças treinam suas habilidades e, ao utilizar lápis de cor, canetinha, pincel giz de cera e até os dedos para desenhar, os movimentos que a criança fará com as mãos auxiliarão em sua alfabetização.

Estimular a percepção com os cinco sentidos

Quando a criança faz modelagens de massinha e escolhe brinquedos de certas cores e formatos, ela está recebendo, absorvendo e interpretando informações de maneira completa, aguçando seus cinco sentidos. ​