Patinação
Além de ser um passatempo divertido, também é um esporte competitivo. A Patinação Artística sobre rodas teve suas origens na Patinação no Gelo, através de movimentos executados com a finalidade de desenhar figuras. Em meados de 1870, James Leonard Plimpton patenteou um projeto de patins de quatro rodas, com um “tacão" de borracha na parte da frente. Surgia o “patim moderno", parecido com o existente nos dias atuais. A novidade permitia executar movimentos circulares.
No Brasil, no início de 1900, a Patinação era uma atividade exclusivamente recreativa. Tornou-se então um modismo a prática da patinação em rinques e parques.
Público: do 1º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.
Os benefícios da Patinação
Em nosso Colégio, a Patinação desenvolve a motivação e o aprimoramento das técnicas básicas, musicalidade, expressão corporal e interpretação, equilíbrio, coordenação motora e condicionamento físico. As apresentações realizadas têm caráter educativo e integrador para as quais são trabalhadas coreografias e figurinos específicos.
Ainda, a patinação traz inúmeros benefícios. Além dos que tangem à disciplina, superação, equilíbrio, postura e autoestima, a patinação também cuida do corpo, enquanto esporte, e da alma, enquanto arte. É um esporte e por isso promove benefícios básicos da prática de qualquer atividade física. Sua prática faz com que os estudantes estejam realizando um trabalho aeróbico, que trabalha o equilíbrio, agilidade, flexibilidade, resistência e força. Ajuda no desenvolvimento da lateralidade e da coordenação motora global, promovendo o bem estar psicológico e auxiliando a eliminar o stress e reduzindo a ansiedade.
Confira abaixo, mais benefícios da Patinação Artística:
Melhora da concentração
Ficar equilibrado nos patins e observar o local à sua volta para não cair ou sofrer acidentes é algo que exige concentração. Esse estímulo, quando feito periodicamente, ajuda também a manter você concentrado em outras atividades do dia a dia.
Bem estar
Outro benefício que não pode deixar de ser citado é o bem-estar. Assim como em outros esportes, a prática dessa atividade ajuda a promover o bem-estar psicológico. A sensação de liberdade e emoção gerada é descrita como maravilhosa pelos apaixonados por patinação. Além disso, ela pode ser praticada individualmente, com amigos e em vários locais diferentes — o que te dá muito mais opções para aliar o lazer à atividade física.
Melhora da coordenação motora
Como os patins são instáveis, eles exigem equilíbrio e, para isso, é necessário manter o corpo contraído. Além disso, ao praticar a patinação é necessário ficar em uma posição específica — barriga para dentro e as costas retas. Com o tempo, o corpo se adapta a essa posição e há uma melhora da coordenação motora e da postura.