A Educação Musical
Quando falamos em experiências com música, na Educação Básica, a primeira imagem que costuma surgir em nosso pensamento é a de um grupo de crianças ou adolescentes repetindo as ações do educador, ou seja, apenas reproduzindo o que lhe é mostrado. O conhecimento do universo sonoro enriquece o repertório cultural dos estudantes quando bem afinado com o processo de ensino e aprendizagem.
Sabemos que os sons, as melodias, as cantigas e até mesmo o silêncio geram diferentes percepções e possibilitam um mundo de descobertas. Por meio da música e das variadas sonoridades presentes no cotidiano, as crianças e jovens se apropriam de valores, significações e símbolos que fazem parte de seus contextos sociais e de suas culturas. Nesse sentido, a prática musical desenvolvida dentro da escola deve ir além das tradicionais repetições de sons e acordes, com atividades que promovam a expressão individual e coletiva, a escuta e a autonomia.
Guitarra
Sabemos o quanto a música pode desempenhar um papel transformador na vida de jovens estudantes, e é por isso que estamos empolgados em oferecer essa nova iniciativa.
As aulas proporcionam uma maneira única e envolvente de explorar a música. A guitarra e o baixo são instrumentos versáteis que permitem aos alunos expressarem sua criatividade e desenvolverem habilidades musicais fundamentais e terão a oportunidade de aprender desde os princípios básicos até técnicas avançadas.
Música também ajuda no desenvolvimento
Quem canta seus males espanta? Para os pesquisadores, muito mais do que isso. A música é considerada um apoio para o desenvolvimento motor e cognitivo, algo fundamental a ser trabalhado nas escolas.
As atividades musicais podem desenvolver a coordenação motora, o raciocínio, a expressividade a sensibilidade e a capacidade de trabalhar em grupo.
“Ao executar atividades de práticas musicais, o cérebro realiza inúmeras sinapses que interagem com diversas seções do campo neural, estimulando a comunicação entre essas áreas – o que contribui para o desenvolvimento de outros componentes curriculares."
– Estêvão Neves (Professor de música do Colégio Marista Rosário e regente da Orquestra Rosariense).
Segundo ele, pesquisadores comprovam a influência desses estímulos com o desenvolvimento da sintaxe linguística e o raciocínio lógico. Sem falar na criação de uma escuta ativa, concentrada.