Navegar para Cima

Atividades Complementares

Balé

​​​​​Balé

O balé combina atividades físicas com musicalidade, lateralidade, coordenação motora e um pouco de teatralização, e é considerada uma atividade bastante completa para as crianças. Além disso, auxilia na concentração, postura e ritmo, que são importantes para muitas outras atividades, pois desperta o prazer pela​​ dança e estimula a prática corporal por meio do movimento e do gesto, bem como permite a criação coletiva e individual. 

A atividade pode ser praticada desde muito cedo. É nesta época que o sistema psicomotor da criança começa a assimilar melhor e fixar com mais facilidade os movimentos e os exercícios propostos. Tendo em vista que é uma ótima atividade para o corpo, o balé contribui muito no desenvolvimento do equilíbrio da criança.

Desenvolve também a concentração, a memorização, a organização espacial, a sociabilidade, a autoestima e a consciência crítica. A prática possibilita, ainda, a aquisição dos requisitos mínimos exigidos na modalidade, respeitando as particularidades de cada faixa etária. Tradicionalmente, ao final do ano, é realizada uma apresentação para a comunidade escolar, com o objetivo de demonstrar os conhecimentos adquiridos. 

Público da modalidade: do Nível 3 da Educação Infantil ao 5º ano EF.​

07_11_23_ Espetáculo de Ballet e Dança de Rua (30).jpg 

Abaixo, reunimos os benefícios do balé para crianças:

Coordenação motora

Com a dança os pequenos aprendem movimentos como saltos e giros estimulando sua coordenação motora.

Fortalecendo as amizades

O balé não se resume somente nas sequências de movimentos individuais, mas também no uso do espaço como um todo e isso fica mais harmônico à medida em que todos os dançarinos alinham seus movimentos. Para isso acontecer é preciso prática, mas também diálogo e um bom relacionamento entre todos que dividem o palco.

Disciplina e concentração

A dança, em geral, requer disciplina e atenção dos praticantes que precisam se atentar aos movimentos, além de aprender e lembrar as sequências complexas da dança.

Confiança

​A socialização com outras crianças e acompanhando seu desenvolvimento a cada semana, a criança tende a ficar cada vez mais extrovertida e confiar mais em si mesma e em seu potencial.

Aprendizagem

Em geral, as coreografias do balé clássico baseiam-se em peças clássicas. O contato com obras de grandes músicos é um estímulo para que as crianças desenvolvam o gosto por diferentes culturas, além de instigar sua consciência sensorial e intelectual.