Navegar para Cima

Atividades Complementares

Modalidades de Representatividade

​​​​​​​O Marista Rosário possui um portfólio de modalidades representativas, tendo como principal objetivo a representatividade escolar em eventos culturais, acadêmicos e esportivos. 

A inscrição e seleção, segue critérios próprios e são divulgados no início do ano letivo ou na abertura de cada modalidade. Muitas das iniciativas, possuem investimentos relacionados a confecção de uniforme próprio e/ou figurinos. A partir do ano de 2023, algumas iniciativas terão uma taxa anual de inscrição.​

Orquestra Rosariense

A partir do 4º ano do Ensino Fundamental, todos os estudantes estão aptos a participar da Orquestra. ​
_DSC6809.jpg

Grupo de Dança de Rua:

Para 4º, 5º, 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. 
07_11_23_ Espetáculo de Ballet e Dança de Rua (146).jpg

​Grupo Teatral de Estudantes Rosarienses (GTER):

​Para Ensino Médio.
31_10_23_Espetáculo de Teatro (8).jpg

Equipes Esportivas - Vôlei, Handebol, Basquete e Futsal:

 A partir do 6º ano do Ensino Fundamental. ​
Anos Finais_Atividades Complementares (6).jpg



Outras vivências

Atividades Esportivas

Anualmente, os estudantes de diferentes níveis participam de eventos que estimulam a integração e o companheirismo entre os colegas e desenvolvem o espírito de competitividade saudável entre as equipes participantes. São eles: Olimpíada Rosariense, Maristinha, Taça Rosário, Campeonatos Escolares e Olimpíada Marista Brasil Juvenil e Infantil (modalidades coletivas e individuais), Mirim e Infantil.


Grêmio Estudantil Rosariense (GER)

Grupo representativo, a exemplo da Associação de Pais, eleito e formado por estudantes que representam os interesses dos colegas junto à Direção e à comunidade educativa. Proporciona ações culturais, esportivas e de conscientização e apoia iniciativas, como o Rosário Café e Olimpíada Rosariense. Conheça o GER clicando aqui.


Grupo Escoteiro Tupã-Ci

Promove de forma atraente, por meio de jogos ao ar livre, excursões, acampamentos, ações solidárias e trabalho em equipe, um ambiente para que crianças, adolescentes e jovens assumam seu próprio desenvolvimento para que alcancem seu pleno potencial físico, intelectual, afetivo, social, espiritual e do caráter como indivíduos, como cidadãs e cidadãos responsáveis e membros ativos de suas comunidades local, nacional e internacional. Alguns tipos específicos de atividades: campismo, nós, primeiros socorros, regras de segurança, campanhas beneficentes, visitas à entidades sociais, estudo da natureza, entre outros. Contribui para que crianças e jovens, de 6 anos e meio a 21 anos, assumam seu próprio aprendizado por meio da vida em contato com a natureza, do trabalho em equipe e da prestação de serviços à comunidade. Participa de atividades e encontros com outros Grupos Escoteiros. Conheça o Tupã-Ci clicando aqui.

Idades – o Grupo Escoteiro trabalha em quatro faixas etárias, nas quais atende meninos e meninas:

• Lobinhos/Lobinhas: 6 anos e meio a 10 anos (reunidos na Alcateia).

• Escoteiros/Escoteiras: 11 a 14 anos (reunidos na Tropa Escoteira).

• Seniores/Guias: 15 a 17 anos (reunidos na Tropa Sênior).

• Pioneiros/Pioneiras: 18 a 21 anos incompletos (reunidos no Clã Pioneiro).

Encontros: aos sábados, das 14h às 17h, no Colégio.

Público: misto. Mensalidade: R$ 50,00, de março a dezembro.​


Participação em Mostras Científicas

A valorização da investigação científica ocorre desde a Educação Infantil, se intensifica com a participação nas edições da Mostra do Saber e Salão Científico e na publicação da Revista O Saber Em Mostra. Também compõem as atividades no Ensino Fundamental e Médio a preparação e a participação em feiras e eventos científicos externos como a Feira de Ciências e Inovação do Museu de Ciências e Tecnologia – PUCRS e Salão UFRGS Jovem.


​A
NOS INICIAIS E ANOS FINAIS​


Grupos da Infância Marista (GIM)

Os Grupos da Infância Marista (GIM), direcionados para estudantes do 4º ao 6º ano do EF, têm por objetivo oportunizar vivências sistemáticas em vista da promoção dos valores humanos, cristãos e maristas. Os encontros semanais, por meio do aprofundamento de temas, reflexões e partilhas, incentivam e fortalecem gestos e atitudes para uma cultura da solidariedade e da paz e promovem o protagonismo infantil integrando fé e vida.


Clube do Livro

A proposta do Clube do Livro, destinado às turmas a partir do 4º ano EF até o 9º ano EF, surgiu da ideia dos próprios estudantes, que tinham interesse em discutir obras literárias, durante os recreios na Biblioteca. O projeto propõe encontros semanais e promove o hábito e o prazer da leitura; divulga dicas de livros, incentivando a leitura de obras literárias clássicas; e estimula o uso dos espaços e acervo da Biblioteca.


Trilhas e Rumos​

Propiciar vivências potentes e incentivar os estudantes de 4º e 5º ano EF a desenvolverem seu conhecimento por meio de trilhas de aprendizagem, com assuntos e temas variados, como forma de estimular a autonomia e o pertencimento, com vistas a um aprendizado efetivo e significativo.


A
NOS FINAIS E ENSINO MÉDIO

Clube de Ciências

O Marista Rosário, em parceria com a Faculdade de Biociências da PUCRS, desenvolve o programa Clube de Ciências. A atividade reúne estudantes do 6º ano EF que demonstram interesse por Ciências para, juntamente com o professor e monitores, planejar e executar investigações. Promove mais conhecimento de Ciência e Tecnologia, fomenta a atitude crítica em relação à informação científica e oferece um ambiente propício para dialogar e compartilhar experiências.


Clube de Educação Financeira

Destinado aos estudantes dos Anos Finais, o Clube de Educação Financeira se estrutura em três movimentos importantes: primeiramente, o estudante é auxiliado a analisar a sua postura e seus conhecimentos financeiros; em um segundo momento, o objetivo se lança sobre o orçamento familiar e os planejamentos que ele requer; por fim, as atividades se voltam para um olhar sobre a Educação Financeira na nossa sociedade.

 

​Clube de Xadrez

Estudantes de 6º, 7º, 8º e 9º anos EF participam do jogo de xadrez o qual desenvolve o raciocínio lógico matemático e o pensamento crítico, e, nesse sentido, melhora a imaginação, criatividade e comunicação, além de ser um bom apoio ao desenvolvimento na escola. O jogo pode ajudar o jovem a desenvolver raciocínios e criar relações sociais saudáveis, fazendo com que o aprendizado englobe criatividade, autoestima e respeito ao outro.


​Clube de Plasticidades Artísticas

O Clube de Plasticidades Artísticas dos Anos Finais oferece oficinas de arte com a intenção de aprofundar técnicas artísticas para os estudantes que se interessam por arte e suas variadas possibilidades. Serão oferecidas técnicas como: modelagem 3D e 2D, técnicas manuais em fotografia, desenho de moda e produção de figurino, tatuagens sobre pele artificial, cerâmica e outras atividades pensadas ao longo do processo de aprendizagem. Cada técnica apresentada será trabalhada ao longo de um mês. O estudante deverá criar um produto final ao término de cada proposta. Ao final de cada mês, os artefatos artísticos se manterão expostos no Espaço de Arte.​

 

Clube Viver Saúde

O Clube Viver Saúde é destinado aos 8º e 9º anos e tem como objetivo apoiar os estudantes a estabelecerem uma atitude proativa, a fim de promover melhorias na saúde física, emocional e social. As atividades pedagógicas propostas são mediadas por um professor de Educação Física dos Anos Finais e Ensino Médio e pela nutricionista do colégio. 

 

Clube de Escrita dos Anos Finais

O Clube de Escrita dos Anos Finais tem como objetivo disseminar práticas voltadas à leitura e à escrita a partir de metodologias desenvolvidas por teóricos da Escrita Criativa na formação do Clube da Escrita. Os estudantes serão expostos ao texto literário como objeto estético que merece ser analisado nos pormenores de sua estrutura selecionados por um escritor. Dessa forma, a partir da leitura crítica, poder-se-á capacitá-los como seres criativos em busca de uma escrita também literária. Durante do ano letivo, os estudantes produzem uma coletânea de textos e o lançamento ocorre durante o Festival Literário Rosariense. ​

 

Clube do Filme

O Clube de Filme visa apresentar determinadas cinematografias e desenvolver as habilidades necessárias para compreender os mais diferentes gêneros de filmes e seus contextos. O Clube é destinado aos estudantes de 8º e 9º anos e possibilita o contato com diversos gêneros de filmes de diferentes países, visa à ampliação do repertório sociocultural e à compreensão destas obras como uma representação da realidade multicultural em que estamos inseridos. Além disso, entende-se que um clube voltado para o cinema também contribui para o aprimoramento de estratégias argumentativas e de investimento autoral, recursos necessários para a produção de diferentes textos. O produto final do Clube do Filme será um curta-metragem desenvolvido pelos estudantes, a partir dos diferentes gêneros cinematográficos trabalhados.


Clube de Programação e Eletrônica

O Clube de Programação e Eletrônica apresenta uma estrutura de ensino voltada para a construção de projetos com Arduino, eletrônica básica e programação em blocos. As atividades serão alinhadas à BNCC e a Matriz Curricular de Educação Básica do Marista Brasil. O Clube é destinado aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental​.

 

Clube de Filosofia

Os estudantes do 6º ao 9º ano EF e Ensino Médio interessados no universo filosófico podem participar de encontros mediados por um educador no Clube de Filosofia. Ao final, nos Anos finais são desafiados a apresentar um seminário ou realizar saída de estudos e no EM um projeto que consiste em uma produção textual, com autoria temática própria, inspirada nas linhas de pensamento e nos autores estudados.


Clube de Relações Internacionais e Simulações Diplomáticas (Crisd)

Estudantes do 9º ano EF ao 2º ano EM simulam as reuniões diplomáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) para fomentar discussão diante de contextos de crise.

Clube de Cinema e Humanidades

O Clube de Cinema e Humanidades foi pensado como o espaço para quem tem amor pela sétima arte. Nele são apresentadas e discutidas as principais produções cinematográficas que marcaram época, além de concepções técnicas e conceituais sobre o cinema e outras áreas afins junto aos estudantes do Ensino Médio.


Clube de Leitura

A ideia deste clube, direcionando ao Ensino Médio, é debater aspectos importantes para a leitura e a escrita literária de maneira a contemplar aqueles que gostam de ler e/ou escrever e querem exercitar sua curiosidade, sua criticidade e sua criatividade. Para além da sala de aula, a leitura e a escrita literária ajudam a nos constituirmos como indivíduos, contribuem para a formação da nossa personalidade e da nossa maneira de ver o mundo; assim, este clube é um espaço para descobrir outras visões e discussões que podem também vir a fazer parte do repertório cultural, social e pessoal.

Clube de Artes: murais e expressões visuais

O Clube de Artes visa potencializar as habilidades artísticas dos estudantes do Ensino Médio, bem como a reflexão e o protagonismo na criação vivenciada na prática de ateliê. As atividades contemplam diferentes formas de produzir artes plásticas e visuais, contextualizando temas atuais e históricos, assim como a análise de obras consagradas, criação de projetos de exposições e pinturas murais, priorizando a ação do sujeito criador e o desenvolvimento do juízo de valor artístico.


Clube de RPG

O Clube de RPG (Role Playing Game), ou jogo de interpretação de papéis, tem por objetivo desenvolver competências (cognitivas, socioemocionais e interculturais) por meio da aplicação de diferentes sistemas de jogos e participação ativa dos estudantes do Ensino Médio na interpretação dos personagens previamente criados de acordo com seus interesses. O jogo de intepretação estimula a leitura, sociabilidade, cooperação, uso da imaginação, lógica e flexibilidade dos participantes. Ao longo do semestre o professor responsável buscará trabalhar com pelo menos dois sistemas de jogos diferentes, um previamente selecionado pelos estudantes, e outro indicado pelo professor e que estimule o desenvolvimento de conhecimentos escolares.

Clube de Programação

O Clube de Programação proporciona aos estudantes do Ensino Médio um espaço onde possam desenvolver seus próprios projetos, caso já tenham alguma experiência com as linguagens de programação, ou, ainda, aos iniciantes e curiosos da área, a oportunidade de aprender e começar sua jornada no mundo da programação e tecnologias correlatas. Os educadores do grupo atuam como facilitadores do processo, permitindo que os estudantes desenvolvam suas atividades com a maior autonomia possível, estimulando o aprendizado na prática.


Conexão Rosariense

O jornal Conexão Rosariense tem como objetivo fazer com que os estudantes do Ensino Médio pensem a linguagem como prática social e divulguem também as práticas educativas que ocorrem dentro do Colégio. Mais do que isso, o grupo visa oportunizar que os alunos consigam se apropriar, de forma crítica, de novos conhecimentos de escrita, imperativos às mudanças sociais e ao processo de transformação de uma sociedade com tantas oportunidades.

Grupo de Voluntariado

É um Programa Pastoral que proporciona experiências de voluntariado aos estudantes a partir do 9º ano em ações organizadas, contribuindo em sua formação como cidadãos engajados em transformar a realidade de comunidades. Para participar, os estudantes devem procurar a Pastoral no início do ano letivo e preencher uma ficha de interesse.


Grupo de Educação Ambiental (GEA)

Lançado em março de 2017, o Grupo de Educação Ambiental (GEA) trabalha questões referentes à ecologia com os estudantes do Ensino Médio por meio de ações, oficinas e palestras para que os rosarienses debatam sobre o assunto e transmitam conhecimentos para colegas, amigos e familiares. A iniciativa tem como objetivo promover ações de sustentabilidade no Colégio, visando à conservação dos ambientes por meio da conscientização e mudança de comportamentos individuais e coletivos.

 

Grupo de Estudos de Relações Étnico Raciais (GERER)

O grupo de estudos de Relações Étnico-raciais objetiva examinar questões histórico sociológicas que contribuem para a interpretação cultural de diferentes etnias e as formas de relacionamento entre elas.

Grupo Rosariense de Inovação e Tecnologia (GRIT)

Desde 2020, estudantes do Ensino Médio podem participar do Grupo Rosariense de Inovação e Tecnologia (Grit), um grupo multidisciplinar que tem como objetivos a resolução de problemas reais com criatividade e colaboração e o desenvolvimento do protagonismo juvenil por meio da cultura tecnológica.

Intercâmbio Marista

O projeto Intercâmbio Marista: novas culturas, novos saberes proporciona viagens a outros países para ampliar os conhecimentos na prática, com aulas de Língua Inglesa e atividades culturais. Os estudantes do 1º ano EM têm a possibilidade de viajar para o Canadá, do 2º ano EM para a Inglaterra e, do 3º ano EM, para a Nova Zelândia.


Olimpíadas de Conhecimento

Os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio são desafiados a participar de olimpíadas em diversas áreas do conhecimento, com a formação de grupos para preparação específica. Detalhes sobre adesão aos eventos são divulgados durante o ano, conforme o calendário de cada área.

Pastoral Juvenil Marista (PJM)

A PJM é um Programa Pastoral voltado para a organização de grupos juvenis nas escolas e obras sociais maristas. A partir do 7º ano, os estudantes podem participar dos grupos. É um espaço que promove a formação de lideranças por meio da socialização, construção da consciência crítica, vivência da espiritualidade cristã e carisma marista. O jovem é incentivado a construir seu projeto de vida, entendendo-se como agente de mudança social a partir do seu protagonismo e liderança.

Programa de Pré-Graduação

O Pré-Grad é um projeto criado pela PUCRS, ofertado aos estudantes de Ensino Médio entre 15 e 18 anos, amplamente divulgado entre estudantes dos Colégios Maristas, propondo a participação em trilhas do conhecimento por meio de metodologia inovadora em atividades teóricas e práticas com professores da PUCRS, em salas de aula, laboratórios e demais espaços de aprendizagem da Universidade.


Rosário English Club

É um grupo de conversação em língua inglesa para estudantes do Ensino Médio. O nível mínimo para fazer parte é intermediário. O grupo utiliza como metodologia discussões, jogos, aprimoramento de vocabulário para o uso da língua estrangeira em diversos ambientes. Além disso, o grupo utiliza situações e simulações de provas de proficiências mais procuradas no mundo acadêmico e profissional. O Rosário English Club não é um curso de língua estrangeira, é a vivência real da língua inglesa.

 ​​