Atividades Complementares

Teatro

O teatro é uma manifestação artística que faz parte da história da humanidade. Esta arte surgiu no século VI a.C., na Grécia, como resultado das festas dionisíacas que eram realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho. Na Grécia, o teatro era uma manifestação sagrada e acontecia durante a primavera. O teatro grego era marcado pelas máscaras, os ornamentos e pelo tablado.​

Em nosso Colégio, A atividade complementar de Teatro desenvolve a cooperação, o companheirismo, a espontaneidade, a imaginação e o respeito. Por meio de técnicas teatrais, estimula os estudantes a fortalecerem suas capacidades individuais e coletivas. Ao longo do ano, são propostas apresentações à comunidade escolar durante a Temporada Artístico-Cultural

​Público da modalidade: ​do 1º ano 9º ano do Ensino Fundamental.

24_10_23_Espetáculo de Teatro (34).jpg

Confira abaixo os benefícios do Teatro:

Favorece a interação entre os estudantes
Quando desenvolvidas na escola, as aulas de teatro permitem que os estudantes de turmas distintas possam interagir. Incentivando a integração, o conhecimento do outro e a formação de novos laços. Além disso, a atividade estimula o desenvolvimento de novas amizades.​

Autoconhecimento e comunicação
Nas aulas de teatro, as crianças e adolescentes tem a possibilidade de interpretar diversos personagens e nesse processo acabam descobrindo ainda mais sobre si mesmas. Ao se identificar com os personagens, os estudantes passam a entender mais sobre eles mesmos e a deter mais autoconhecimento.

Essas aulas também têm um papel importante ao estimularem a comunicação, pois como os estudantes passam a saber mais sobre si mesmos, são capazes de expressar mais facilmente suas vontades, medos ou dúvidas.

Aumenta a autoestima das crianças e adolescentes
O aumento do autoconhecimento e o estímulo às relações entre as crianças e jovens também tem um papel primordial para a elevação da autoestima. Com o teatro, os alunos se sentem mais livres para se expressar e para serem quem são. Com o desenvolvimento das habilidades de atuação, canto, dança e assim por diante, vão tendo uma imagem cada vez mais positiva sobre si enquanto indivíduos.

Interesse pela leitura e estímulo à criatividade
As aulas também têm impacto nos interesses de quem participa delas e a leitura é uma das mais favorecidas. Graças ao teatro, os estudantes normalmente se interessam em buscar e conhecer novas histórias, tornando-se leitores mais assíduos.

Além disso, há um forte estímulo ao uso das habilidades criativas. Em vez de priorizar apenas o raciocínio lógico, as aulas de teatro auxiliam as crianças a serem mais criativas e inventivas.

Senso de responsabilidade e comprometimento
Participar do teatro na escola também é uma responsabilidade e envolve horários, ensaios e preparação, além do trabalho em equipe. Com isso, desde cedo os estudantes começam a entender a importância de trabalhar de maneira colaborativa e, principalmente, da responsabilidade com suas funções.