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Atividades Complementares

Corpo em movimento

​​​​​​​​Corpo em Movimento

​​​​A Atividade Complementar Corpo e Movimento tem como finalidade introduzir a criança na esfera da competência corporal, possibilitando assim a compreensão da cultura do movimento. Sabemos que o corpo fala, nossas emoções são transfiguradas em olhares, gestos e movimentos. Muitas mensagens inclusive são reveladas sem proferirmos uma só palavra. Nesse contexto, alguns movimentos começam a se destacar revelando manifestações da “cultura do movimento". Crianças e jovens passam, então, a reconhecer seu corpo e o do outro como instrumento de comunicação e de interação, muitas vezes até involuntária, e à medida que tomamos consciência do seu poder e significado, é possível cuidar melhor dele.

O corpo comunica o tempo inteiro e em qualquer ambiente.

Além disso, essa atividade complementar trabalha o movimento de forma lúdica e divertida, a fim de facilitar ainda mais a prática de aspectos da motricidade e mobilidade. Ao brincar, cada criança descobre o espaço físico que a rodeia, pode desenvolver o raciocínio, a memória, a imaginação, a linguagem, a liderança, a consciência corporal, a criatividade e a cooperação, interagindo com um grande número de crianças e lidando com diversas emoções.​

​Público-alvo: turmas dos níveis 1, 2 e 3 da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental.​

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A ​vivência ocorre por meio de um circuito lúdico-motor, no qual são trabalhadas as habilidades relacionadas com o deslocamento, o equilíbrio e o manuseio em atividades propostas com o uso de diversos materiais .

Dessa forma, pretende-se que os alunos percebam o sentido de tais práticas corporais, relacionando-as com conhecimentos de seus cenários cotidianos, ampliando a capacidade de conhecer, significar e ressignificar o contexto para nele intervir, transformando-o no sentido de ampliação da liberdade, da comu​nicação e da colaboração entre os sujeitos, potencializando a interação social e a construção de identidades.

A expressão corporal, neste caso, também é vista como uma linguagem, um conhecimento universal, um patrimônio da humanidade que trabalha não apenas os aspectos funcionais do corpo e/ou do movimento, mas também os conhecimentos, hábitos, noções éticas, valores, afetos, vontades e desejos, colaborando com a formação integral dos sujeitos.​