Navegar para Cima

Atividades Complementares

Capoeira

​​​​​

Sobre a ​Capoeira

A capoeira amplia a consciência corporal por meio de atividades nas quais o estudante pode brincar de maneira prazerosa, desenvolvendo a criatividade. Por ser uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música, promove a integração, a motivação, a expressão corporal e o condicionamento físico, sendo voltada para a socialização e o coletivismo.



Público da modalidade: do Nível 2 da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental

capoeira (27).JPG

Confira abaixo alguns dos benefícios da prática da capoeira:

Aperfeiçoa a flexibilidade e condicionamento físico
A capoeira é uma atividade física que utiliza praticamente todos os grupos musculares na execução dos seus movimentos. Inclusive , os seus movimentos aumentam o condicionamento cardiovascular e musculoesquelético. Quem pratica esta atividade se torna muito mais condicionado fisicamente.

Melhora a coordenação motora
Um dos benefícios da capoeira para crianças que podemos observar claramente está ligado a melhoria da coordenação motora. Os movimentos da capoeira fazem uso do cor​po todo. Braços, mãos, pernas e pés devem combinar com os ritmos dos instrumentos tocados e trabalhar todos esses elementos contribui para que o corpo da criança cresça muito mais coordenado.

Respeito ao próximo
A capoeira surgiu com a vinda dos negros africanos para o Brasil na época da escravidão. Constituída de golpes trocados ao som de uma música, o primeiro ensinamento que se tem com essa prática é o respeito pelo adversário. O mais importante durante o jogo é fazer a troca dos golpes sem atingir o outro praticante.

Desinibição
Muitos elementos sociais são trabalhados com a prática dessa atividade física e um dos benefícios da capoeira para crianças é o contato social que as pessoas têm. O simples fato de estar em uma roda batendo palmas e cantando já é essencial para que a desinibição da criança seja trabalhada. Durante os treinos e práticas, são executados diversos golpes e muitos erram e acertam. Isso expõe todos os praticantes às suas próprias falhas e acertos e, com o tempo, diminui-se a timidez na hora da execução.

Ampliação do conhecimento
Os praticantes de capoeira acessam diversas informações importantes sobre a cultura brasileira, ampliando consideravelmente o conhecimento sobre a cultura popular do seu país. Cantigas populares e tradicionais vindas da África, instrumentos musicais confeccionados com elementos da natureza, entre outros elementos importantes, contribuem para a ampliação do conhecimento.