A Educação Musical
Quando falamos em experiências com música, na Educação Básica, a primeira imagem que costuma surgir em nosso pensamento é a de um grupo de crianças ou adolescentes repetindo as ações do educador, ou seja, apenas reproduzindo o que lhe é mostrado. O conhecimento do universo sonoro enriquece o repertório cultural dos estudantes quando bem afinado com o processo de ensino e aprendizagem.
Sabemos que os sons, as melodias, as cantigas e até mesmo o silêncio geram diferentes percepções e possibilitam um mundo de descobertas. Por meio da música e das variadas sonoridades presentes no cotidiano, as crianças e jovens se apropriam de valores, significações e símbolos que fazem parte de seus contextos sociais e de suas culturas. Nesse sentido, a prática musical desenvolvida dentro da escola deve ir além das tradicionais repetições de sons e acordes, com atividades que promovam a expressão individual e coletiva, a escuta e a autonomia.
Bateria
Os estudantes terão a chance de aprender os fundamentos da bateria, explorar diversos estilos musicais e desenvolver sua própria compreensão musical, a coordenação motora e a habilidade de trabalhar em conjunto com outros músicos. A bateria é uma forma emocionante de expressão criativa, permitindo que os alunos desenvolvam um estilo único de tocar, ajudando no desenvolvimento de habilidades mentais essenciais.
Música também ajuda no desenvolvimento
Quem canta seus males espanta? Para os pesquisadores, muito mais do que isso. A música é considerada um apoio para o desenvolvimento motor e cognitivo, algo fundamental a ser trabalhado nas escolas.
As atividades musicais podem desenvolver a coordenação motora, o raciocínio, a expressividade a sensibilidade e a capacidade de trabalhar em grupo.
“Ao executar atividades de práticas musicais, o cérebro realiza inúmeras sinapses que interagem com diversas seções do campo neural, estimulando a comunicação entre essas áreas – o que contribui para o desenvolvimento de outros componentes curriculares."
– Estêvão Neves (Professor de música do Colégio Marista Rosário e regente da Orquestra Rosariense).
Segundo ele, pesquisadores comprovam a influência desses estímulos com o desenvolvimento da sintaxe linguística e o raciocínio lógico. Sem falar na criação de uma escuta ativa, concentrada.