Navegar para Cima

Atividades Complementares

Ginástica Artística

​​Ginástica Artística

A ginástica artística, também conhecida no Brasil como ginástica olímpica, é uma das modalidades da ginástica. O conjunto de exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos são aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos, etc.

Os movimentos dos ginastas devem ser sempre elegantes e demonstrarem força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo. A Ginástica Artística é uma modalidade que desenvolve nas crianças e nos jovens todas as formas de movimentos corporais, com destaque para a flexibilidade, a coordenação motora, a resistência, a força e o equilíbrio. Sua prática proporciona o aprendizado motor da individualidade do estudante, construindo um domínio corporal permanente, através de fundamentos básicos. Essa modalidade organiza e participa de eventos de caráter educativo e integrador, com o intuito de demonstrar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes durante as aulas.

Público da modalidade: do Nível 3 da Educação Infantil ao 7º ano do Ensino Fundamental.

Temporada Artístico Cultural30_09_23_Espetáculo de Ginástica (46).jpg


​Confira abaixo​ os benefícios da Ginástica Artística:

Autoconhecimento​

A ginástica artística traz um vasto repertório motor ao praticante, logo, a criança passa a ganhar um maior conhecimento sobre o próprio corpo.

Desenvolve habilidades
Todo o conhecimento, sobre saltos, giros, equilíbrio, flexibilidade, força e concentração, faz com que as habilidades físicas se desenvolvam de forma equilibrada e divertida.

Emocional
Dançar também contribui muito para o desenvolvimento emocional dos estudantes. Ela auxilia no aspecto afetivo-social, uma vez que é importante o envolvimento ativo das crianças com desafios, raciocínio rápido, respeito e convivência com o próximo.

Educação
A ginástica trabalha, inclusive, com a questão educacional dos jovens, através da imposição de limites, regras e cuidados. Dessa forma, ela proporciona ao estudante o desenvolvimento, tanto no esporte quanto na sua formação como cidadão.

Promove a interação
Quando estamos nos divertindo, é muito mais fácil fazer novas amizades. Por conta disso, a dança auxilia os estudantes na interação social, além de superar a timidez, controlar a ansiedade e a crescer emocionalmente.

Responsabilidade​​

Com todas as regras e normas que a ginástica exige nas aulas, as crianças passam a ter um maior senso de responsabilidade e compromisso.

Diversão

Precisamos lembrar que, acima de tudo, a Ginástica Artística é uma forma de diversão e de extravasar as energias, é importante que a criança simplesmente divirta-se na atividade que escolheu!​