Sobre o Judô:
A modalidade fundada em 1882 no Japão por Jigoro Kano usa a força e o equilíbrio do oponente contra ele. A luta foi inspirada em técnicas do Jiu-Jitsu que foram modificadas e aprimoradas, mas os golpes mais perigosos ficaram de fora. Além disso, Kano se preocupou com a evolução técnica do praticante em conjunto com o avanço espiritual. Pelo fato do esporte ser adequado para qualquer pessoa, considera-se que a modalidade proporciona uma educação física integral. Para as crianças, o judô, assim como qualquer outra arte marcial, desenvolve a autodefesa, melhora a concentração, a disciplina, a coordenação motora e a respiração.
.jpg)
Através do judô a criança pode experimentar movimentos novos e diferentes, pode melhorar a coordenação motora, consegue ter um domínio corporal melhor para executar os movimentos e amplia o seu "acervo" motor com essas experiências. Com a prática regular do judô, os pequenos são estimulados a atingir o aspecto mental e físico, desenvolvendo valores e uma visão diferente sobre o mundo. Além disso, o judô é considerado um esporte completo e muito saudável para o crescimento, pois traz ensinamentos de disciplina, respeito e educação, bem como princípios morais e condicionamento físico.
São três pilares do judô:
- Obter a máxima eficiência com o mínimo de esforço (seiryoku zen'yo)
- Obter prosperidade e benefícios mútuos (jita kyoei)
- Usar da melhor forma a sua energia (ju)
Esses valores trabalham tanto a parte física da criança quanto a parte mental da criança, ensinando a respeitar os adversários, obedecer ao treinador, saber controlar o corpo e manter a calma. Além disso, o judô consegue envolver a criança em uma atividade física e lúdica, já que a arte marcial pode ser vista como uma brincadeira ou momento de descontração, o que é muito importante para a criança, já que o esporte deve sempre ser prazeroso.
Além disso, o Judô tem como característica a preocupação com a evolução técnica de forma transparente e inclusiva, através da mudança de faixa. O estudante participa de competições de caráter educativo e integrador, assim como de eventos para demonstração de conhecimentos.
Público da modalidade: do Nível 3 da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental
Sobre o Maristão – Esporte e Integração
Realizado desde 1985, o Maristão – Esporte e Integração é o maior evento esportivo da Rede Marista e do segmento de Educação Básica no Rio Grande do Sul. Em sua origem era realizado por modalidades, em diferentes cidades do Estado, no formato de Regionais. A partir de 2003, passou a reunir todos os Colégios Maristas do RS e Brasília, em dois finais de semana, na capital gaúcha.
Atualmente, cerca de 3 mil estudantes participam das duas etapas, que são disputadas no Colégio Marista Rosário e no Parque Esportivo da PUCRS. Em 2018, o evento será realizado nos dias 5 e 6 de outubro (Etapa II) e 26 e 27 de outubro (Etapa II).
Números do Maristão
- 3 mil atletas
- 20 unidades participantes
- 14 cidades
- + de 200 equipes
- + de 400 partidas