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Sustentabilidade ambiental: consciência no Colégio

29/09/2021
SUSTENTABILIDADE
A preocupação com o meio ambiente está presente em todos os níveis de ensino de nossos Colégios

​​​​Ao falar sobre sustentabilidade nas escolas, referimo-nos a ações práticas e teóricas que objetivam o desenvolvimento sustentável do planeta. Como futuros cidadãos, é importante que os estudantes criem essa consciência e descubram formas de preservar o meio ambiente e os recursos naturais. Sabendo disso, os Colégios da Rede Marista têm o compromisso com uma educação integral e marcada por questões sociais e de sustentabilidade. 

Além de ser uma premissa pedagógica, a sustentabilidade ambiental também está presente no âmbito administrativo, enquanto empreendimento. Um exemplo disso é atuação da Rede Marista na Amazônia. Já nos espaços educativos, segundo a supervisora de bibliotecas dos Colégios da Rede Marista, Patrícia Saldanha, os tópicos de intervenções sociais e ambientais são abordados de acordo com cada nível de ensino. “Educadores de todos os segmentos de ensino – da Educação Infantil ao Ensino Médio – envolvem-se nas temáticas e na proposição de alternativas para superar as problemáticas do ambiente e potencializar a valorização de vida”, explica. 

Abordagem nos Colégios 

As práticas realizadas em nossas unidades, conforme aborda a assessora de área das Ciências da Natureza da Gerência Educacional dos Colégios da Rede Marista, Lisandra do Amaral, estimulam a mobilização e incentivam a participação de toda a comunidade educativa nas questões sociais e ambientais. “Assim, o desenvolvimento de metodologias propicia a formação de saberes, uma nova postura ou atitude diante do cenário ou contexto vivenciado pelos estudantes”, comenta.   

Ao abordar as metodologias, enquanto projetos e sequências didáticas, existem algumas atividades realizadas nos Colégios nas áreas de conhecimento que partem das competências acadêmicas, ético-estéticas, políticas e tecnológicas. Elas também desenvolvem habilidades para que os estudantes possam reunir informações, observar, analisar, refletir e discutir sobre os fenômenos que impactam nas relações dos sujeitos com o ambiente. Dessa forma, são contempladas as áreas de Matemática, Ciências da Natureza, Linguagens e Ciências Humanas, trabalhando a sustentabilidade de forma integral na sala de aula.  

Seguindo nossa proposta educativa, cada Colégio trata a temática em projetos e ações de acordo com a sua realidade local. Para entender a dinâmica das atividades propostas em aula, listamos alguns exemplos das quatro áreas de conhecimento.  

Sustentabilidade ambiental e Matemática 

Na área da Matemática, uma das aplicações envolve a importância do uso da Estatística em atividades que promovam a compreensão sobre a importância e a sua necessidade  na pesquisa. Como exemplos de salas de aula, estão o planejamento do consumo de energia elétrica, a utilização dos conhecimentos estatísticos aprendidos para realizar uma coleta de dados em casa, o cálculo médio do consumo diário de energia elétrica e quais conclusões em relação à média e a moda e como podem influenciar no gasto de energia da casa.  

Sustentabilidade ambiental e Linguagens  

Na área de Linguagens, entre as atividades realizadas estão as produções textuais com os estudantes. São propiciados, em sala de aula, momentos de reflexão sobre questões sociais e ambientais, fomentando, assim, o pensamento crítico de crianças, adolescentes e jovens. Como exemplo de atividade, os estudantes do Colégio Marista Santa Maria são premiados em concurso literário com temática de recursos naturais. 

Sustentabilidade ambiental e Ciências da Natureza 

Na área de Ciências da Natureza, é realizado o desenvolvimento de propostas que envolvem a sustentabilidade ambiental, que estão marcadas na matriz curricular da área e são desdobradas em situações de aprendizagem nos Colégios. “No processo educativo dos componentes curriculares que constituem a área, o objetivo é contribuir com a formação não de cientistas, mas sim de cidadãos conscientes, participativos e ativos na busca de soluções de problemas reais, tais como: a sustentabilidade do planeta, a qualidade de vida de todos os seres e a redução das injustiças sociais”, comenta Lisandra. 

Lisandra relembra que a elaboração do pensamento científico ocorre como um movimento gradual para as crianças e os jovens. “O processo se inicia ainda nos Anos Iniciais e, dessa forma, à medida que vão sendo inseridas no contexto da construção do conhecimento, as crianças vão ampliando a visão de mundo, e começam a se enxergar como parte integrante do universo e corresponsável por sua sustentabilidade”, relata. 

As ações desenvolvidas nos Colégios, na área de Ciências da Natureza, envolvem o desenvolvimento das competências, habilidades e dos conteúdos nucleares voltados para a sustentabilidade ambiental evidencia a potencialidade das sequências didáticas que aproximam os estudantes das questões ambientais.  

Atividades nos Colégios 

Projeto de fósforo ecológico, de estudante do 1º ano do Ensino Médio, Marista Santa Maria, ganha premiações na Feira Brasileira de Jovens Cientistas. 

No Colégio Marista Graças, estudantes dos Anos Iniciais são repórteres por um dia e pesquisam sobre formas de descartar os lixos.  

Sustentabilidade ambiental ​e Ciências Humanas 

Nas Ciências Humanas, são proporcionados momentos de reflexão, debates e atividades práticas sobre o tema, bem como momentos de valorização de recursos, como feiras de produtores locais em algumas unidades. Patrícia ressalta que os projetos de sustentabilidade, tanto em tomada de decisões quanto na mobilização de educadores, estudantes e comunidade escolar, são utilizadas múltiplas linguagens para o papel de intervenção na sociedade. “Contribuímos, assim, com a proposição de soluções para as situações cotidianas que se apresentam e que impactam no ambiente”, finaliza. 

Atividades nos Colégios 

No Colégio Marista Rosário, estudantes praticam plogging, atividade física realizada ao livre que se integra ao   cuidado com o meio ambiente. 

Questões ambientais​ são pauta de projetos no Marista Rosário. 

Estudantes da Educação Infantil do Colégio Marista Santo Antônio inauguram Horta Ir. Francisco Rivat. 

No Marista Santo Antônio, estudantes recebem mudas de árvores frutíferas para plantar junto de seus familiares. 

Em atividade sobre seres vivos, estudantes dos Anos Iniciais do Marista Champagnat realizam plantio de sementes de girassol no pátio da escola. A escolha da flor foi em decorrência de outro projeto que foram trabalhadas as obras de Vicent Van Gogh. 

A Feira do Agricultor ocorre todas as quartas-feiras no Marista Pio XII. Neste ano, os pedidos são feitos previamente pelos familiares, e na data as encomendas de hortifruti são entregues.  

Formação para a vida 

Com nossos projetos, ações, propostas reflexivas e atividades, possibilitamos, portanto, uma formação ampla que contribui para a construção de uma base de conhecimentos contextualizada, por meio dos temas escolhidos, envolvendo a discussão problemas reais sobre energia, saúde, ambiente, tecnologia, educação para o consumo, sustentabilidade, entre outros. Para saber mais sobre a formação integral, acesse os Nossos Diferenciais neste link. ​