Estudantes da turma N2B da Educação Infantil inauguraram, na tarde de ontem (6/5), a Horta Ir. Francisco Rivat do Colégio Marista Santo Antônio. Empolgados com a atividade, as crianças aprenderam todo o processo de plantio e deram início aos cultivos com alfaces.
A professora regente da turma, Camila dos Reis, destacou a importância da atividade para as crianças. “Hoje foi um dia muito especial para a nossa turma. Eles tiveram esse contato com a natureza, com a terra, tocaram na mudinha, fizeram o plantio da alface. Agora, nós vamos observar, fazer registros, acompanhando esse crescimento para saber como irá ficar a alface, se irá crescer, se dará sementes. Vamos seguir investigando e explorando esse universo da natureza, que adoramos", relatou.
O espaço conta com seis canteiros que serão utilizados para o plantio de verduras, legumes, hortaliças, além do cultivo de ervas medicinais e mudas. A proposta é que, por meio da elaboração de projetos, as turmas participem de todo o processo, desde o plantio até a colheita.
Conforme destaca o diretor, Ir. Claudiano Tiecher, trata-se do início de uma atividade rica para implementar uma gestão ambiental e sustentável, já que os estudantes terão a oportunidade de levar o que for produzido para casa. “A implantação da horta em nosso Colégio é um primeiro passo para a conscientização sobre o cuidado com os recursos naturais e desenvolver uma cultura que garanta que as gerações futuras tenham acesso pleno aos bens do nosso ecossistema. Temos o compromisso de desenvolver na comunidade educativa uma consciência sustentável, pois precisamos promover uma cultura de priorize a ecologia e a economia solidária para cuidar da vida", disse.
O agente de pastoral e um dos responsáveis pela manutenção da Horta, Ir. Rai Menezes, explicou o porquê esse espaço recebeu esse nome. “O Ir. Francisco foi o primeiro irmão marista que trabalhou com a horta e ervas medicinais. Ele conviveu com Champagnat e, também, com os irmãos que Champagnat formava. Então, ele estava na essência da formação do Instituto Marista e, aqui no Colégio, a gente preza pelas origens do Instituto e pelos valores", explicou.
Quem foi Ir. Francisco?
Gabriel Rivat (Ir. Francisco) nasceu em 12 de março de 1808, em Maisonnettes, povoado de La Valla (França). Quando Marcelino Champagnat chegou à La Valla, Gabriel tinha 8 anos de idade e era um dos primeiros a participar do catecismo.
Aos 10 anos, recebeu a primeira Comunhão, que o marcou para a vida. Três semanas depois, pediu para juntar-se à nova comunidade, que Champagnat acabava de fundar, em 2 de janeiro de 1817. Em 1826, aos 18 anos, emitiu os votos perpétuos; irradiava tal alegria que Marcelino lhe disse: “Invejo-lhe a felicidade!".
Champagnat o chamou para perto de si. Foi a pessoa de sua confiança, seu secretário e enfermeiro da casa de Hermitage. Nessas tarefas demonstrou grandes aptidões: cuidava em especial dos Irmãos doentes, valendo-se de ervas medicinais, que recolhia e cultivava na horta da Casa Mãe.
Em 1839, as forças de Marcelino declinavam e pediu aos Irmãos que elegessem seu sucessor; o Ir. Francisco foi o escolhido. Ele faleceu no dia 22 de janeiro de 1881.