Navegar para Cima

Graças

Projeto Recondicionar reinicia no Colégio

​​O Projeto Recondicionar – Ecopontos Maristas, do Polo Marista de Formação Tecnológica, reiniciou no Colégio em junho com um ponto de coleta na recepção. Em três anos, o Polo Marista de Formação Tecnológica já encaminhou à reciclagem, para possível retorno à indústria ou aproveitamento na unidade, mais de 16 toneladas de resíduos. Apenas o Marista Rosário recebeu 1.353 quilos em 2016.

O que você pode doar: impressoras, estabilizadores, transformadores, vídeos cassetes, DVD’s, celulares e acessórios, caixas de som, calculadoras, controles remotos, mouses, teclados, monitores, computadores​, vídeo games, rádios e telefones. Não devem ser entregues lâmpadas, pilhas e óleo de cozinha. ​                                                                                    

Sobre o Polo Marista de Formação Tecnológica

Desde 2006, o Polo soma desenvolvimento humano, crescimento econômico, justiça social e proteção ambiental, por meio de iniciativas ligadas à tecnologia da informação e comunicação. Atua como referência nacional em intervenções sociais por meio de acesso, pesquisa e desenvolvimento de novas formas de tecnologias. Ciente da problemática que é o lixo eletrônico e compreendendo a sua responsabilidade, criou uma iniciativa para promover a educação ambiental e estimular o direcionamento correto do resíduo eletrônico produzido pela comunidade escolar da Rede. O material coletado vai para o Polo, que realiza uma seleção para sua utilização como material didático ou para recondicionamento em aula.

A instituição conta com o primeiro Centro de Recondicionamento de Computadores da América Latina e a primeira unidade do Programa Computadores para Inclusão, coordenado pela Secretaria Nacional de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento. Promove a formação de jovens por meio do recondicionamento de computadores e periféricos, para reutilização em telecentros e outras iniciativas de inclusão digital. O CRC oferece formação em hardware e software livre para jovens. Em um ano, os educandos terminam o curso com o título de auxiliar técnico em manutenção de equipamentos de informática.