Navegar para Cima

Colégio Marista João Paulo II

Treinamento Primeiros Socorros

Treinamento em primeiros socorros capacita educadores do Colégio Marista João Paulo II


          O cuidado com a vida, o bem-estar e a segurança são premissas da atuação Marista. Recentemente, a 2ª turma de educadores do Colégio Marista João Paulo II participou do curso Primeiros Socorros, promovido pelas Gerências Educacional e Social em parceria com a PUCRS. Esse treinamento objetiva capacitar todos os educadores da Educação Básica dos Colégios da Rede Marista para a prevenção e o atendimento de primeiros socorros, em cumprimento à Lei n. 13.722, de 4 de outubro de 2018.

          O curso faz parte do Programa Vida Segura e tem como intuito treinar 20% dos educadores, por ano, de cada um dos Colégios e Unidades Sociais. A meta é que todos os educadores da Rede Marista sejam capacitados até 2026. As aulas teóricas foram realizadas em formato EaD e totalizaram 12 horas; já a capacitação presencial teve a duração de 8 horas. Os educadores que concluem os dois módulos do treinamento recebem um certificado.

primeiros socorros1.png

            Ao longo do ano, promovemos momentos e espaços para formação continuada de nossos educadores e colaboradores, o que proporciona momentos de estudos e capacitação com vistas à formação integral de nossos estudantes. Alessandra Noceti, coordenadora pedagógica do Ensino Médio, fez parte da 2ª turma de implementação do curso de capacitação e treinamento em primeiros socorros da Rede Marista.

Alessandra Noceti considera muito importante esse curso de formação e acredita que os aprendizados servirão para a vida, tanto para o local de trabalho como para outros espaços. “Foram informações extremamente relevantes e as atividades práticas nos ajudam no preparo para o enfrentamento de situações reais. Penso que seria importante, inclusive para os estudantes, pois eles mesmos podem ser o primeiro socorro de um colega", relata.

primeiros socorros 3.png

            A capacitação presencial foi realizada no dia 3/9, das 8h às 18h, no Colégio. Ao longo do dia, nossos educadores relembraram conteúdos das aulas teóricas e realizaram exercícios de simulação de situações de urgência e emergência. Dentre as atividades práticas, destacamos a manobra de heimlich (método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por um corpo estranho), reanimação cardiopulmonar e atendimento inicial a vítimas de traumas.

            Para Joice dos Reis, analista de RH, o curso Primeiros Socorros foi essencial para aprender como lidar com diversas situações que podem acontecer no dia a dia. “Aprendi a conduzir medidas que garantem um atendimento imediato feito com tranquilidade e segurança", comenta.

        primeiros socorros 4.png

 Na oportunidade, cerca de 50 educadores do Colégio participaram das atividades presenciais realizadas em parceria com a PUCRS. Anualmente, essa turma realizará cursos de reciclagens. A formação em primeiros socorros é um dos pilares que integram o Programa Vida Segura, que desenvolve iniciativas de cuidado com a vida.​