Navegar para Cima

Graças

Ação de Empatia em Sala Compartilhada

pequenas ações podem fazer grande diferença

​Você já parou para pensar no poder da empatia e da gentileza? O quanto pequenas ações podem fazer grande diferença? Os estudantes dos 2ºs anos dos Anos Iniciais e dos 8ºs anos dos Anos Finais puderam experenciar uma amostra disso.

Imagine que esses adolescentes e essas crianças convivem de certa forma no mesmo ambiente. Sim, porque eles dividem o espaço, sendo que os estudantes do 8º ano estudam pela manhã e os estudantes do 2º ano estudam pela tarde na mesma sala de aula.

Os conteúdos são diferentes, as idades e as aprendizagens distintas, mas há algo que nos assemelha como estudantes Maristas, como seres humanos: os valores.

Somos convidados a cuidar do nosso meio ambiente e isto começa cuidando do lugar em que estamos inseridos. Pensando nessa proposta de cuidado com as vidas, na disciplina de Seminário Projeto de Vida, criou-se um projeto onde ambos os estudantes poderiam se conhecer melhor. Os estudantes preencheram um formulário com perguntas e curiosidades sobre suas vidas, os quais depois foram trocados, juntamente com as fotos dos estudantes. Isso deu uma característica mais humana e ajudou a aproximar as pessoas de forma empática.

No dia 7 de dezembro finalizamos a atividade com chave de ouro, pois alguns representantes dos oitavos anos foram até as turmas de segundos anos para entregar uma pequena cartinha de carinho e agradecimento.

Eles puderam trocar experiências, conhecer um pouco das vidas que permeiam este espaço, refletir sobre respeito, gentileza e empatia na prática. Afinal, as pessoas que compartilham o mesmo ambiente de sala aula tem rosto, nome, virtudes, história e família.

Se compreendermos a importância de começar a respeitar o próximo “mais próximo", vamos começar a praticar o amor e ele irá transcender pelas atitudes e exemplos.


Colaboração: Nathana Proença


 IMG_8340.jpg

 

Depoimentos:

 

Fico muito feliz e tocado com o retorno de vocês. Para nós, foi muito significativo. Vimos o envolvimento e a expectativa dos estudantes do 8º ano neste projeto. como poucas vezes vimos ao longo do ano. 

Comentei com a Nathana sobre o desejo de refazermos, de forma ampliada, esse projeto no ano que vem, pensando nessa integração entre os estudantes desde o começo ano. Assim, poderemos aproveitar ainda mais as reflexões sobre a divisão dos espaços coletivos. 

Sendo assim, somos muito parceiros de montarmos um planejamento conjunto para o ano que vem! Tragam ideias! 

Professor Afonso

 IMG_8359.jpg

 

Querida amigas da Pastoral e colega Afonso,

Gostaríamos de partilhar nossa alegria e satisfação na proposta de integração entre os segmentos do 8º ano junto aos amigos que compartilham o espaço da sala de aula a tarde (2ºano).

Adoramos a proposta e principalmente a visita e as palavras dos amigos que vieram nos visitar, a tarde, representando a turma da manhã.

A partir desta ideia, muitas outras começaram a surgir e gostaríamos de dar continuidade a essa proposta em 2024.

Professora Ana Paula

 IMG_8389.jpg

 

Hoje fizemos uma atividade com o 2° ano, turma em que dividimos sala. Ao longo das outras semanas, tínhamos respondido uma espécie de “questionário" para eles nos conhecerem melhor. Eles também receberam essa folhinha com as mesmas perguntas, e hoje os professores nos entregaram.

Junto dessa folha, vinha uma foto da criança que escreveu. Escrevemos atrás da imagem um recado, e hoje a tarde alguns de nós foram juntamente com a Nathana para entregar para eles. Foi uma das dinâmicas mais legais já propostas com as pessoas de outras turmas.

Ver o rostinho de cada um lendo o recadinho que escrevemos, foi muito legal e fofo, ficamos encantados com todos! Esperamos que tenham mais atividades assim ano que vem.

Carolina Ventura Jaeger

 IMG_8587.jpg

Participar da experiência de hoje foi muito legal, aprendi que nem todo mundo tem o gosto igual, e que existe muita diversidade no Marista graças, e também que tem muitas diferenças entre cada um, cada um tem o seu jeitinho, ver quem estava convivendo em o mesmo ambiente que nós, só que em horários diferentes, ver quem entrava na sala depois da gente deixou um ensinamento muito grande, que nós deverias pegar aquela sala e depois deixar ela do jeitinho que a gente recebeu, e pensar no próximo, pensar em quem vai conviver naquele ambiente depois da gente, amei conhecer cada pessoinha daquela sala, amei conversar com cada um, e fui muito bem recebida por eles, e espero que eles também tenham gostado de mim, achei essa ação muito legal e que também deixou muitos ensinamentos, recebi muitos abraços e cartinhas e percebi o quanto que eles gostaram daquela experiência e que estavam muito animados!! e óbvio espero que aconteça esse convívio mais vezes.!

Luisa Bernicker

IMG_8348.jpg