Sobre - Colégio Marista Santo Antônio

O Colégio Marista Santo Antônio é um espaço de construção de novos conhecimentos, descobertas e aprendizados. Localizado no Bairro Jardim Maringá, região em franca expansão de Sinop

​​O Colégio Marista Santo Antônio é um espaço de construção de novos conhecimentos, descobertas e aprendizados. Localizado no Bairro Jardim de Monet, região em franca expansão de Sinop, possuirá uma estrutura privilegiada de aproximadamente 12 mil metros quadrados que permite uma educação integral, planejada especialmente para cada nível de ensino. Nesta primeira etapa são 6.900 m² construídos.

Mais de 90 educadores se envolvem, diariamente, na missão de educar bem para o bem. Tendo como base os valores maristas, mais de 700 estudantes aprendem que o conhecimento vai além da sala de aula, a partir de uma proposta pedagógica balizada na inovação, sustentabilidade e construção da autonomia.

O Marista Santo Antônio é movido pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e jovens, atuando em sintonia com as famílias. Nas salas de aula e demais ambientes, a preparação acadêmica se alia à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.

O Colégio Marista Santo Antônio integra o Marista Brasilrede de 98 escolas e colégios distribuídos em 20 estados do nosso país e no Distrito Federal. Partilhamos os mesmos valores, projeto pedagógico e a missão educar e evangelizar crianças, adolescentes e jovens a partir do carisma Marista, em uma jornada de conhecimento que os transforma em protagonistas da própria história.

Um novo começo

O Colégio foi projetado para ser a primeira unidade de ensino marista no Mato Grosso, homenageando, em seu nome, o padroeiro da cidade. A escolha reforça a identidade Cristã, Católica e Marista.

Sinop foi escolhida como uma oportunidade de expansão da missão marista por ser um município em crescimento, sobretudo na área da educação.

Sua história iniciou no dia 20 de maio de 2019, data de lançamento da pedra fundamental do Colégio e do aniversário de 130 anos do fundador do Instituto Marista, São Marcelino Champagnat.

No dia 7 de outubro de 2019, instalou-se a Comunidade Religiosa, com a chegada do Irmão Claudiano Tiecher, Diretor da Unidade. Após, os Irmãos Luciano Taminski e Antonio Rai de Menezes integraram a Comunidade Marista Boa Mãe de Sinop.

As obras da Fase 2 iniciam em março de 2022, trazendo consigo inovadores espaços educativos: salas de artes, dança, artes marciais, atendimento especializado, pastoral, além de um palco multiuso, amplo estacionamento e um restaurante. Com a Fase 2, o Colégio conseguirá acolher até 1.200 estudantes em 2023.

​Valores

Amor​ ao Trabalho

​Buscamos trabalhar com vitalidade e dedicação de quem serve porque ama e se identifica com os princípios, com as causas e com a iden​​tidade institucional. Compreendemos o trabalho na perspectiva do serviço e como meio de contribuir para a concretização e perpetuidade da missão.

​Audácia

Somos empreendedores, agimos com coragem e responsabilidade, atentos ao contexto no qual estamos inseridos e discernimos com ousadia as decisões que tomamos em prol da nossa missão. Exploramos possibilidades que a realidade nos apresenta, com inovação, para contribuir na promoção da vida.

Espírito de Família

Vivenciamos o espírito de família, proporcionando um ambiente de aconchego e proximidade. Acolhemos a pluralidade e a diversidade, aceitando-nos diferentes e complementares e colocando os interesses comuns acima dos pessoais.

​Espiritualidade

A espiritualidade marista é mariana e apostólica. Ela é a força propulsora que dá sentido e harmonia às nossas vidas, ilumina a nossa compreensão do mundo e orienta o nosso relacionamento com Deus, conosco, com as pessoas e com a natureza. Procuramos viver de acordo com o Evangelho, no seguimento a Jesus, tendo Maria e Champagnat como inspiradores do nosso jeito de ser e agir.

​Presença

Somos presença significativa, acolhedora, atenta e disponível na relação com as pessoas nos diversos espaços. Educamos pelo exemplo, pela abertura, reciprocidade, compromisso, cultivando uma relação de confiança, respeito e cuidado.

​Simplicidade ​

Adotamos um estilo de vida simples em nível pessoal e institucional. Procuramos ser autênticos e humildes, reconhecendo nossas potencialidades e limitações. Tratamos a todos com respeito, suscitando o que há de melhor em seus corações.

​Solidariedade

​​Somos comprometidos e perseverantes na busca do bem comum, na promoção e defesa dos direitos. Atuamos, preferencialmente, a serviço dos pobres e excluídos que vivem em situações de fronteira, criando laços de responsabilidade recíproca e equânime na construção da paz e da justiça sendo sinal de esperança no mundo.