Niveis de ensino

Ensino Médio

​​​Etapa conclusiva da vida escolar, o Ensino Médio traz uma série de aprendizagens e desafios. Ao mesmo tempo em que coincide com as descobertas, transformações e os anseios naturais da adolescência, é uma fase que abre passagem para novos caminhos para os estudantes, com o ingresso no Ensino Superior.

A partir da compreensão desse contexto, o Marista Santo Antônio fundamenta seu fazer pedagógico na educação integral, que se traduz na prática da excelência acadêmica com o cultivo da formação humana. Assim, o estudante é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania. O jeito marista de educar engloba a preparação acadêmica, a formação de valores humano-cristãos, o cuidado com a vida e o meio ambiente, o despertar de talentos e diferentes formas de aprender.

Foco no Enem e vestibulares
Com o objetivo de qualificar o aproveitamento escolar e intensificar a aprendizagem para o ingresso na universidade, os conteúdos são trabalhados de forma contextualizada, tendo como foco a pesquisa, o protagonismo e o desenvolvimento do pensamento crítico. Além disso, os estudantes recebem materiais didáticos específicos e participam de simulados para que tenham contato com questões e com o formato das provas do Enem e do vestibular.

Pensando no futuro
A construção do projeto de vida contempla escolhas pessoais, profissionais, familiares, assim como o relacionamento consigo, com o outro e com a sociedade. Por isso, incentivamos o estudante a refletir sobre essas questões por meio do diálogo e das atividades práticas de autoconhecimento e integração. Paralelamente, o projeto de orientação profissional compreende testes vocacionais, palestras com profissionais e feiras. Também são realizadas vivências voltadas para liderança e empreendedorismo.

Formação de lideranças
Atividades que estimulam o protagonismo juvenil, a construção da autonomia e a prática da solidariedade fazem parte do cotidiano escolar. O Grêmio Estudantil e a Pastoral Juvenil Marista (PJM) também representam espaços de aprendizagem, cidadania, convivência e formação de lideranças.

Iniciação cientifica
O incentivo à pesquisa nasce na sala de aula e desenvolve habilidades importantes para as atividades acadêmicas. Nos componentes curriculares de todas as áreas do conhecimento, os estudantes realizam projetos de Iniciação Científica e são incentivados participar de salões e congressos.​