Etapa conclusiva da vida escolar, o Ensino Médio traz uma série de aprendizagens e desafios. Ao mesmo tempo em que coincide com as descobertas, transformações e os anseios naturais da adolescência, é uma fase que abre passagem para novos caminhos para os estudantes, com o ingresso no Ensino Superior.
A partir da compreensão desse contexto, o Marista Santo Antônio fundamenta seu fazer pedagógico na educação integral, que se traduz na prática da excelência acadêmica com o cultivo da formação humana. Assim, o estudante é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania. O jeito marista de educar engloba a preparação acadêmica, a formação de valores humano-cristãos, o cuidado com a vida e o meio ambiente, o despertar de talentos e diferentes formas de aprender.
Turmas, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, ofertadas no período matutino.
Diferenciais
Foco no Enem e vestibulares
Com o objetivo de qualificar o aproveitamento escolar e intensificar a aprendizagem para o ingresso na universidade, os conteúdos são trabalhados de forma contextualizada, tendo como foco a pesquisa, o protagonismo e o desenvolvimento do pensamento crítico. Além disso, os estudantes recebem materiais didáticos específicos e participam de simulados para que tenham contato com questões e com o formato das provas do Enem e do vestibular.
Pensando no futuro
A construção do projeto de vida contempla escolhas pessoais, profissionais, familiares, assim como o relacionamento consigo, com o outro e com a sociedade. Por isso, incentivamos o estudante a refletir sobre essas questões por meio do diálogo e das atividades práticas de autoconhecimento e integração. Paralelamente, o projeto de orientação profissional compreende testes vocacionais, palestras com profissionais e feiras. Também são realizadas vivências voltadas para liderança e empreendedorismo.
Formação de lideranças
Atividades que estimulam o protagonismo juvenil, a construção da autonomia e a prática da solidariedade fazem parte do cotidiano escolar. O Grêmio Estudantil e a Pastoral Juvenil Marista (PJM) também representam espaços de aprendizagem, cidadania, convivência e formação de lideranças.
Iniciação Científica
O incentivo à pesquisa nasce na sala de aula e desenvolve habilidades importantes para as atividades acadêmicas. Nos componentes curriculares de todas as áreas do conhecimento, os estudantes realizam projetos de Iniciação Científica e são incentivados participar de salões e congressos.
Novo Ensino Médio
A partir da Lei 13.415/2017, todas as instituições de ensino públicas e privadas do país devem implementar a nova proposta curricular do Ensino Médio até o ano de 2022. Nós construímos uma renovação curricular alinhada com as nossas premissas de aliar excelência acadêmica e à formação para valores, aproximando os conteúdos pedagógicos das necessidades e dos projetos de vida dos nossos adolescentes e jovens. Em 2022, o novo currículo será implementado com os estudantes do 1º ano EM de maneira gradativa. O currículo do Novo Ensino Médio Marista será composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos.
A Formação Geral Básica é a dimensão do currículo que permite a consolidação das aprendizagens essenciais, compreendendo as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza –. A sua distribuição entre os três anos de Ensino Médio é igualitária, ocorrendo, nesse momento, as aulas dos componentes curriculares convencionais. Já os Itinerários Formativos estão estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, com metodologias diversificadas que desenvolvem a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico. Dessa forma, os Itinerários Formativos são divididos em Núcleos de Aprofundamento e Percursos Investigativos.
Os Núcleos de Aprofundamento consistem no desenvolvimento e no aprofundamento dos conceitos abordados na FGB. Ele propicia a problematização e a aplicação dos conceitos das áreas do conhecimento por meio de projetos, oficinas e outras estratégias que diversificam as metodologias buscando a interdisciplinaridade. Além disso, conta com a organização seriada, ou seja, pensada conforme o nível de ensino de cada estudante.
Nos Percursos Investigativos, os estudantes têm a possibilidade de escolher os Itinerários Formativos que mais lhe interessam, com ênfase na iniciação científica e na intervenção social. Para essa etapa, foram determinados 4 Percursos Investigativos: Ciências da Saúde e da Vida, Educação Financeira, Processos Criativos em Múltiplas Linguagens e Cultura Digital.
O processo de escolha se dará da seguinte forma: os estudantes ingressos em 2022 receberão um link para a escolha do Itinerário no momento da matrícula.
Conheça os Percursos Investigativos
Ciências da Saúde e da Vida
Abrange conhecimentos técnicos científicos relacionados às atividades humanas, aos ecossistemas e à análise de fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e culturais. Nesse itinerário, o estudante aprofundará e ampliará conceitos para a interpretação de hipóteses, fenômenos e processos, desenvolvendo habilidades relacionadas ao pensar e fazer científico, no desenvolvimento da vida e da saúde.
Cultura Digital
Aborda a relação entre a humanidade e as tecnologias digitais, discutindo e problematizando a construção de uma nova cultura (cibercultura) por meio de diferentes linguagens, múltiplas interações e uma experiência de imersão. Neste itinerário,conceitoscomo comunicação, identidade, dados, informação, privacidade, design, culturas e espaços serão desenvolvidos na elaboração de projetos e prototipações criativas e inovadoras.
Educação Financeira
A partir de um debate histórico e contemporâneo em contexto local, regional e global, o itinerário de Educação Financeira abordará conhecimentos relacionados ao consumo consciente, à sustentabilidade, à economia, aos cenários sociais, à educação fiscal e às escolhas financeiras, em diálogo com o mundo do trabalho e com a gestão de iniciativas empreendedoras.
Processos Criativos em Múltiplas Linguagens
Neste itinerário, os estudantes desenvolverão projetos por meio de diferentes dimensões, aprofundando conhecimentos sobre a arte, a cultura, a literatura e as mídias, na elaboração de processos, produtos criativos e inovadores, buscando análise e soluções para problemas identificados em diferentes contextos da sociedade, e/ou em que estão inseridos.