Niveis de ensino

Educação Infantil

​​Constituída pelos primeiros anos da vida escolar, esta é uma etapa em que cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados das crianças, já que assim assimilam, desde cedo, a socialização, autonomia, cooperação e a solidariedade. No Marista Santo Antônio, os educadores atuam a partir da Pedagogia da Escuta, na qual são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa e de temas de interesse dos próprios estudantes.

Dessa forma, com o objetivo de valorizar o cuidado e o desenvolvimento integral das crianças, os professores elaboram projetos e atividades nos quais observam a maneira que os alunos se relacionam com as experiências oportunizadas. Outra premissa importante é a valorização do brincar como uma das primeiras formas de expressão dos estudantes e de sua relação com o mundo. Por isso, os espaços do Colégio são pensados e organizados para proporcionar momentos que incentivam a imaginação, criatividade, socialização, descoberta, autonomia e o protagonismo.

Os planejamentos s ão realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, são organizadas ações de leitura, desenho, música, jogos e construções matemáticas, além de atividades experienciais, contemplando a contato com a natureza e a linguagem tecnológica.

Turmas, do Nível 1 ao Nível 3 da Educação Infantil, ofertadas nos períodos matutino e vespertino.

​Acolhida e Adaptação
No início do ano, as turmas participam de atividades de integração e adaptação escolar. O objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor, familiar e rico em estímulos, facilitando a formação de vínculos entre estudantes e professores, bem como o reconhecimento dos espaços físicos do Colégio.

Formação de leitores
O incentivo à leitura inicia desde cedo, com projetos que promovem o gosto pelos livros dentro e fora da sala de aula. Além de visitas à biblioteca e horas do conto, as iniciativas envolvem pais, estudantes e educadores, convidando as crianças a levar as crianças para casa e fazendo com que o hábito da leitura seja partilhado em família.

Ambientes educadores
Na Educação Infantil, os espaços pedagógicos são organizados de acordo com o projeto vivenciado em cada turma . Neles, as crianças transitam entre planetas, oceanos, florestas, sítios, feiras, mercados e outros ambientes, planejados e elaborados para vivenciar experiências únicas e cheias de aprendizados.

Valorização do brincar
Os estudantes vivenciam momentos que estimulam a imaginação, a criatividade, a socialização e a autonomia. O objetivo das atividades é valorizar o brincar, pois trata-se de uma das primeiras formas que a criança tem de se relacionar com o mundo e de se expressar.