Navegar para Cima

Colégio Marista Santo Ângelo

+ Língua Inglesa: Programa Bilíngue e carga horária ampliada

Programa Bilíngue terá material exclusivo em Santo Ângelo.

Comprometido com a educação integral de crianças e jovens, o Marista Santo Ângelo​ inova constantemente com a implementação de novidades e melhorias a cada ano letivo. Indo ao encontro dos anseios da comunidade educativa, uma das propostas para 2022 foi a intensificação do ensino de Língua Inglesa, por meio da ampliação da carga horária para as turmas 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental. Para 2023, também ocorrerá o aumento de períodos da disciplina de Inglês para os estudantes do 7º ao 9º ano.

O material didático e a metodologia que serão adotados para a ampliação da carga horária de Língua Inglesa são da Editora Santillana e têm o selo Richmond Solution. Além de livros impressos, os estudantes do Marista Santo Ângelo têm contato com a proposta que se desdobra sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já na plataforma online Richmond Learning, é oferecida uma biblioteca com livros virtuais, atividades e jogos interativos. A Richmond Solution ainda dará suporte para os professores aplicarem na íntegra a proposta pedagógica do componente curricular.

Outro grande diferencial que o Colégio oferece ao adotar os materiais da Richmond Solution é a possibilidade da realização da prova de certificação em proficiência na Língua Inglesa (o teste TOEFL), realizada pela Educational Testing Service (ETS), sem custos adicionais para as famílias. A prova será realizada pelos estudantes do 5º ano EF e, no futuro, pelos jovens do 9º ano EF.

Programa Bilíngue 

Além da ampliação da carga horária, em preparação dos estudantes para uma certificação internacional, o Colégio Marista Santo Ângelo segue com o Programa Bilíngue, implementado no ano de 2019. Essa atividade extraclasse oferece uma abordagem diferenciada do idioma, com três horas-aula semanais para grupos de até 10 estudantes, formandos por crianças e jovens dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. 


Este programa oferece uma abordagem diferenciada do idioma, com três horas-aula semanais para estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Conta com um material exclusivo em Santo Ângelo, por meio do selo Educate – Bilingual Program, by Richmond, em preparação para uma certificação internacional. Neste sentido, ao final de cada ciclo, os estudantes têm acesso de forma gratuita às provas de proficiência da Toefl.​

O Educate Bilingual Program é uma proposta educacional abrangente e inovadora. Oferece acompanhamento pedagógico contínuo e progressivo, treinamentos aos professores, b​em como materiais didáticos multiplataformas, aliando tecnologia e interatividade à prática pedagógica.

A proposta envolve uma vasta seleção de recursos impressos e digitais integrados, uma plataforma de gestão de aprendizagem eficiente, além de vivências e atividades colaborativas com orientações passo a passo no material do professor. 

Além disso, a Richmond tem um​a liderança consolidada na Educação Básica com o desenvolvimento de conteúdos multiplataformas, aliando tecnologia e interatividade à prática pedagógica. 

As turmas são formadas com, no máximo, 11 estudantes e contam com educadores com ampla experiência.

Por que ser bilíngue?

De acordo com o educador Diogo Moreno, ser bilíngue traz vantagens e oportunidades em muitas áreas.​ Ele destaca que, sendo fluente em outro idioma, o jovem terá acesso a mais materiais acadêmicos, possibilidade de se comunicar com pessoas de países distintos, além de aprimorar o currículo para um futuro profissional.