Educadores celebram Ágape com tema amazônico

22/12/2021
Espiritualidade
Evento celebrou o Natal e as conquistas de 2021

​​​Em celebração ao Natal e às conquistas de 2021, os 78 educadores do Colégio Marista Santo Antônio participaram, na noite dessa segunda-feira (20/12), do Ágape de Natal. A temática escolhida para essa edição foi “Um Natal na Amazônia”, baseado na encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco que nos convida para uma profunda análise sobre a relação dos seres humanos com o meio ambiente, que ele denomina como “Casa Comum”.

O evento foi marcado por uma apresentação teatral, como forma de oração, por parte dos educadores responsáveis pela organização do evento e alguns convidados. Essa apresentação contou a história do nascimento de Jesus, em uma releitura onde os personagens eram característicos da região amazônica: José e Maria representando a cultura indígenas; os três Reis Magos representando pescadores, lavadoras e seringueiros.

Também foi a oportunidade de acolher e apresentar parte dos novos educadores – que passam a fazer parte da família marista em 2022 – compartilhar objetivos e metas, entre outros assuntos.

Vivências no Advento

Durante as três semanas do Advento – período que antecede o Ágape – a equipe organizadora (composta por sete educadores) propôs algumas vivências aos educadores. Diante da temática escolhida, a atividade da primeira semana consistiu em cultivar uma planta.

Já na segunda semana, os educadores foram convidados a adotar cartinhas ao Papai Noel, recolhidas pelos Correios e que foram escritas por crianças carentes de escolas públicas da cidade. Essa ação solidária resultou na arrecadação de 73 brinquedos e o Colégio recebeu uma placa de reconhecimento, por ter se envolvido de forma significativa com o projeto.

Na terceira semana, a missão dos educadores era deixar elogios e mensagens no mural virtual dos educadores do Colégio, contemplando a dimensão de que, além de cuidar da Casa Comum, se faz necessário cuidar das pessoas.​​