Navegar para Cima

Notícias

Grupo Pequenos Irmãos de Maria aprofunda valores maristas de forma lúdica

17/03/2020
Espiritualidade
O Grupo Pequeno Irmãos de Maria é destinado aos estudantes dos Anos Iniciais

​Na quinta-feira, 12/3, foi realizado o encontro inaugural do grupo Pequenos Irmãos de Maria, voltado para estudantes do 1º ano EF. As crianças tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto o projeto, que tem o objetivo de promover os valores humanos, cristãos e maristas a partir de vivências e reflexões.

Na abertura do encontro, os estudantes participaram de um momento de oração e aprenderam a música oficial do grupo, Sonho de Marcelino, de Rogério Chultz, cuja letra é inspirada em São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista. Também ​​foi realizada a dinâmica do laser, com a finalidade de trazer a reflexão de que toda a caminhada também tem obstáculos.

 Para começar a dinâmica a sala foi organizada com cadeiras, como se fosse um labirinto, com ponto de partida e chegada. Nas cadeiras foram amarrados barbantes, como se fosse um raio laser, e no final deste percurso, a imagem da Boa Mãe foi posicionada.  Organizados em dois grupos, cada equipe teve que chegar até a Boa Mãe e deixar almofadas ao lado dela, uma equipe na esquerda e a outra na direita. Em seguida, voltam pelo mesmo percurso sem tocar nos barbantes, caso contrário, recomeçam o trajeto.  Assim que um dos participantes retorna para a equipe, deve ir o próximo carregando outra almofada, e assim por diante.  

As descobertas e o brincar são importantes ferramentas para a construção do sujeito, a ludicidade é essencial para a evangelização através da educação. A equipe pastoral, responsável pelo projeto, cria e adapta brincadeiras, momentos de reflexão e oração de forma específica para as crianças. Além da idade dos estudantes, são levados em consideração o contexto da escola e o calendário litúrgico. 

Como participar

O convite para integrar o grupo também é feito de forma lúdica. As turmas são visitadas por educadores caracterizados como carteiro, Champagnat e a Boa Mãe, que entregam aos alunos cartas com as informações sobre os Pequenos Irmãos de Maria. As famílias que tiverem interesse em inscrever os filhos devem procurar a tesouraria. As reuniões ocorrem semanalmente e são organizadas pelos pastoralistas responsáveis por cada grupo. ​​​​​