Aprendizado e interação: troca de cartas entre Colégios Maristas

04/11/2021
Nosso jeito de educar
Estudantes de MT e RS trocaram cartas, praticando o que aprenderam com esse gênero textual

​​​Estudantes do 3º ano (Anos Iniciais) do Colégio Marista Santo Antônio foram surpreendidos, na última quinta-feira (28/10), com o recebimento de dezenas de cartas que foram escritas e enviadas por estudantes do Colégio Marista Aparecida, da cidade de Bento Gonçalves – RS.

Essa atividade de interação entre os colégios está relacionada ao conteúdo que as turmas estão vendo em sala de aula. Conforme destacou a professora da turma 131 (3º ano da manhã), Jaiana Lopes, os estudantes estão aprendendo sobre as cartas como um gênero textual.

“Professores e estudantes constroem o aprendizado a partir das suas práticas e interações no dia a dia escolar. Atividades como essa contribuem para dar sentido e significado às teorias e conceitos estudados. A curiosidade e a expectativa em receber a carta de outra criança, de outro Colégio Marista, despertou interesse, motivação e satisfação nos estudantes não apenas no gênero textual 'carta' mas em diversas áreas do conhecimento. Uma atividade que encantou e motivou os estudantes para outras interações", destacou Jaiana.

Nas cartas – que continham textos e desenhos – os estudantes apresentaram um pouco da história da cidade de Bento Gonçalves, contaram algumas curiosidades, além de destacarem os principais pontos turísticos.

Mércia Castro, professora da turma 132 (3º ano da tarde), relatou que os estudantes do Marista Santo Antônio também elaboraram cartas, para enviar aos colegas do Marista Aparecida.

“Cada estudante escolheu um amigo do Marista Aparecida, por meio de uma foto enviada na carta, e registrou em sua carta-resposta algumas características de nossa cidade, os pontos turísticos, atendendo às curiosidades dos estudantes do Sul: Sinop é frio? Tem mar? Vocês têm uma casinha na árvore?", explicou Mércia.

​Para a coordenadora pedagógica, Andressa Conceição, essa interação entre colégios da Rede Marista favorece a consolidação dos aprendizados. “Interagir nesta perspectiva, mesmo estando distantes, permitiu aos estudantes que pudessem fazer uma viagem pela cidade de Bento Gonçalves. Esse trabalho em Rede fortalece ainda mais os percursos do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, através das partilhas e trocas de experiências entre colégios", ressaltou.​