Catequizandos participam do Terço Luminoso

24/05/2021
Espiritualidade
Celebração marcou a entrega do primeiro símbolo da caminhada catequética

​​As turmas da Eucaristia 2 – compostas por estudantes de 5º e 6º ano do Ensino Fundamental, que neste ano realizarão a 1ª Comunhão – participaram na noite de hoje (24/5), juntos de seus familiares, da celebração denominada Terço Luminoso.

Conforme explica a agente de pastoral, Beatriz Moraes, trata-se da entrega do primeiro símbolo da caminhada catequética: o terço. “Quando falamos em catequese, nos referimos a um processo de iniciação à vida cristã. Então, existem alguns símbolos que vão marcando essa caminhada. Hoje, no terço luminoso, iniciamos com o primeiro rito", disse.

Beatriz também destacou a escolha do mês de maio, mês de Maria Nossa Boa Mãe, para essa celebração. “Maria é aquela que vai apontar o caminho para Jesus, por isso a escolha do mês de maio para iniciar este momento com as nossas crianças. E, o terço é parte da tradição de oração da igreja, que aponta para o evangelho, para o Cristo que é apresentado nas sagradas escrituras e que é o centro da catequese", complementou.

O coordenador da Pastoral, Ir. Claudiano Tiecher, relembrou as palavras do Papa Francisco, quando menciona que a maternidade de Maria era a maternidade da Igreja, estabelecendo, assim, a memória da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja. “Com esta devoção, aumentamos o sentido materno da Igreja e a genuína piedade mariana", pontuou.

Na celebração, ao longo dos mistérios do terço, catequizandos e familiares rezaram a Ave-Maria e, em seguida, se dirigiram à arquibancada do átrio do Colégio com as velas acesas, formando um "terço humano".  Em conjunto, durante a cerimônia, todos os presentes rezaram o terço na íntegra.

Ao final da celebração, os terços foram abençoados através do canto Mariano “Nossa Senhora. “Que este terço possa ser carregado no bolso, na mochila, no estojo ou ser guardado em casa, em lugar que, quando olharmos para ele, possamos nos recordar que Maria pode nos ajudar e vir em nosso socorro em alguma dificuldade. Quando seguramos em nossas mãos este terço, que nos lembremos que ele foi entregue em sua preparação à 1ª Comunhão", rogou Tiecher.