Navegar para Cima

Notícias

Celebração marca Dia do Marista e lançamento do tema para o triênio

06/08/2021
Espiritualidade
A missa, diretamente da PUCRS, será transmitida pelo YouTube

​​No dia 13/8, sexta-feira, às 16h (horário local), ocorrerá a celebração eucarística alusiva ao Dia do Marista, Lançamento da 1ª Assembleia Provincial da Missão Marista, Lançamento do 3º Capítulo Provincial e à Festa da Assunção de Nossa Senhora. A celebração será realizada na Igreja Universitária Cristo Mestre, da PUCRS, e será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da Rede Marista.

Celebrar e reconhecer a caminhada marista

Em 15 de agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora, celebramos o Dia do Marista. A data escolhida em referência à Maria, padroeira do Instituto, convida a refletir sobre as características que inspiraram Marcelino Champagnat a dar um rosto mariano a sua obra: espírito de família, zelo, cuidado, ternura, fé, afeto e persistência.

Por um tempo, as homenagens do Dia do Marista estiveram mais direcionadas aos Irmãos Maristas. Hoje é celebrada em homenagem a todos e todas que, diariamente, contribuem para que o sonho de Champagnat permaneça vivo nos diversos espaços de missão marista. É tempo de gratidão pela vida e dedicação dos Irmãos, Leigos/as e colaboradores/as . 

Para vivenciar a data neste ano, convidamos pessoas que tiveram suas histórias de vida impactadas pela missão marista. A partir de relatos emocionantes, foi possível ter uma dimensão da potência transformadora da atuação marista em inúmeras realidades. Todos esses relatos foram reunidos em um vídeo que será apresentado durante a celebração do dia 13 e, logo após, estará disponível aqui no portal. 

Audácia e luz para um novo ciclo

Em 2021, esse período celebrativo tem ainda mais significado. Durante o evento em rede, também ocorrerá o lançamento do tema da 1º Assembleia de Missão Marista e 3º Capítulo Provincial. Espaços de escuta e deliberação, respectivamente, ambos momentos ocorrem a cada três anos e determinam os horizontes institucionais do próximo Triênio.

A temática que acompanhará a Rede Marista nos caminhos futuros está representada pela frase “Ousemos a vida com esperança" e busca, a partir de reflexões e novos projetos, trabalhar em prol de iniciativas que sustentem o propósito da missão marista, alinhada aos desafios e urgências da atualidade.