Adotando uma postura preventiva diante do coronavírus, o Colégio Marista Santo Antônio tem colocado em prática ações imediatas contra a doença que tem se proliferado ao redor do mundo. Desde os primeiros rumores de contaminação pelo vírus, a equipe diretiva tem se reunido regularmente com o corpo docente para reforçar orientações sobre os cuidados no ambiente escolar. Por hora, as aulas e atividades extraclasse seguem mantidas.
Uma das medidas é o cancelamento de eventos como grande aglomeração de pessoas, como a Festa da Família, anteriormente prevista para ocorrer neste sábado, 14/3. Além disso, o Colégio tem em todos os seus espaços de uso comum e salas de aula unidades de álcool gel para higienização das mãos, orientação que os estudantes e educadores estão cumprindo com rigor. Também está sendo vetado o compartilhamento de itens pessoais e reforçado o uso de garrafas individuais para o consumo de água, além da higienização das mesas no intervalo.
Com o objetivo de qualificar as informações sobre a doença, a escola também mantém contato diário com a Vigilância Sanitária. Confira a seguir as respostas para algumas das perguntas sobre a doença, a partir de informações do Ministério da Saúde Brasileiro e do Hospital São Lucas da PUCRS, que integra a Rede Marista.
ORIENTAÇÕES E CUIDADOS SOBRE O CORONAVÍRUS
O que é o coronavírus?
A família de vírus coronavírus foi identificada primeiramente na década de 1960 e recebeu esse nome porque foram encontradas, na sua superfície, espículas que lembram uma coroa (do latim, corona). O novo vírus é uma variante do coronavírus, identificada após uma série de casos de infecção respiratória na cidade chinesa de Wuhan.
Sintomas
Os sintomas incluem febre, dor no corpo e de garganta, tosse, dificuldade respiratória e diarreia. Os infectados podem apresentar sintomas de infecção respiratória leve, como um resfriado comum, até síndromes agudas graves, o que pode levar a insuficiência respiratória. O tempo de incubação (período entre o contato e o surgimento dos primeiros sintomas) dura até 14 dias.
Como ocorre a transmissão?
A contaminação acontece por meio de gotículas respiratórias ou contato próximo (cerca de 1 metro de distância). Dessa forma, a transmissão do coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou contato pessoal com secreções contaminadas, como:
• Gotículas de saliva;
• Espirro;
• Tosse;
• Catarro;
• Contato pessoal próximo, como apertos de mão;
• Contato com objetos e superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou os olhos.
Por quanto tempo o vírus fica na superfície?
Entre 8 e 9 horas. Por isso a necessidade de higienizar mesas e bancadas com álcool 70%.
Como se proteger?
• Higienize as mãos constantemente com água e sabão ou álcool gel 70%;
• Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;
• Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos com água e sabão;
• Não compartilhe objetos de uso pessoal, como toalhas, talheres, pratos e copos;
• Use garrafas de água individuais em vez de bebedouros compartilhados.
O que define um caso como suspeito de coronavírus? Como é feito o diagnóstico do paciente?
Neste momento, um caso suspeito é definido por uma pessoa que apresente sintomas respiratórios associados a febre e que tenha vindo de um país monitorado pelo Ministério de Saúde brasileiro (confira a lista no portal do Ministério da Saúde), ou que tenha tido contato com alguém com infecção confirmada ou suspeita de coronavírus. O diagnóstico é realizado pela pesquisa do vírus em secreção respiratória.
Qual a orientação para caso surjam sintomas?
• Devem procurar atendimento médico pessoas que apresentarem os sintomas e:
• Estiveram em um dos países listados acima;
• Mantiveram contato com alguém que esteve em um dos países listados acima;
Mantiveram contato com alguém que teve diagnóstico confirmado de coronavírus.