Comunidade escolar homenageia profissionais da saúde

05/04/2021
Comunidade
620 cartas elaboradas por estudantes, educadores e familiares foram entregues no Hospital Santo Antônio

​​​​​​​​​​Com o objetivo de demonstrar gratidão a todos os profissionais da saúde – que incansavelmente se dedicam ao próximo e se esforçam para salvar vidas – a comunidade escolar do Colégio Marista Santo Antônio (estudantes, educadores e familiares) elaborou 620 cartas. Essas cartas foram entregues, na manhã de hoje (1º/4), aos colaboradores do Hospital Santo Antônio (instituição parceira da ação), simbolizando todas as unidades de saúde do município.

As cartas estavam repletas de carinho e reconhecimento a esses profissionais, cada uma a sua maneira: desenhos, frases, mensagens, poemas, palavras de incentivo. Todos os estudantes – de 3 a 17 anos de idade – tiveram a oportunidade de participar, até mesmo aqueles que estavam em atividades domiciliares.

"Aqui está expresso a gratidão e o agradecimento de educadores, jovens e crianças do nosso Colégio, para profissionais que tanto dedicaram suas vidas, seu esforço, seu tempo. Nessa Páscoa, que, em família, eles possam se sentir confortados com mensagens, desenhos e palavras”, destacou o diretor do Colégio, Claudiano Tiecher.

Muitos profissionais da saúde, ao receberem as cartas e as mensagens, ficaram emocionados. “É uma força para a gente, porque realmente estamos passando uma situação muito difícil. Ainda mais para a gente, que tem filhos, ver o carinho das crianças... é uma força”, relatou emocionada a farmacêutica Cristiane Vieira.

Para a nutricionista Fernanda Miguel, que além de trabalhar no Hospital é mãe de uma estudante do Colégio Marista, a ação solidária teve um significado ainda maior. “Isso traz um sentimento de gratidão ainda maior. Poder contar com esse Colégio, com essa instituição na nossa cidade, e ainda ser lembrado por eles é muito gratificante! Cada profissional que receber essa cartinha vai olhar com o coração cheio de alegria e agradecer”, disse.

O superintendente da Fundação de Saúde Comunitária de Sinop (que administra o Hospital), Wellington Randal, agradeceu a iniciativa do Colégio. “Para nós é uma grande alegria, principalmente no meio de uma pandemia. Os nossos profissionais, recebendo uma acolhida dessa, é um presente, é uma chama a mais de alegria, para que eles possam tentar ajudar cada vez mais”, pontuou.

Claudiano acredita que esse gesto indica um futuro promissor às próximas gerações. “Muitas vezes a gente dá algo para alguém querendo receber algo em troca. Saber que crianças e jovens, hoje, fazem isso gratuitamente, possivelmente nós teremos um mundo melhor”, complementou Tiecher.

Páscoa

A ação solidária também foi alusiva à Páscoa, que se aproxima. No catolicismo, essa data especial é sinônimo de passagem, renascimento e novas possibilidades. Um dos símbolos da Páscoa é o pão. Por isso, além das cartas, cada profissional recebeu um chocolate, uma mensagem de Páscoa e um pão abençoado de Santo Antônio (que, além de ser o padroeiro da cidade, dá nome ao Colégio e ao Hospital).

“Que o pão abençoado de Santo Antônio possa ser sinal de benção para as famílias desses profissionais da saúde, que não medem esforços, no atual contexto, de trabalhar pela saúde de todos e pela vida. Trazemos essa reflexão do pão, da partilha e recordando Jesus Cristo, que nos ensina a dimensão do serviço”, concluiu Tiecher.