Navegar para Cima

Notícias

Educador recebe premiação em evento reconhecido pela NASA

27/12/2021
RECONHECIMENTO
O instrutor de Astronomia e Astrofísica localizou 5 asteroides, conquistando troféu, medalhas e certificados

​​​​Após identificar 5 asteroides, o monitor de Laboratório de Ciências e instrutor da atividade complementar de Astronomia e Astrofísica do Colégio Marista Santo Antônio (Sinop – MT), Wellinton Souza, conquistou premiação no programa Caça Asteroides. Esse evento de nível internacional foi realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com o International Astronomical Search Collaboration (IASC), da Agência Espacial Americana (NASA).

A entrega de troféu, medalhas e certificados de reconhecimento ocorreu em Brasília – DF, no dia 9 de dezembro, durante a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Para essa conquista, Wellinton participou da competição em dupla com uma colega de especialização em Astronomia.

A missão consistia em baixar um software que concedia acesso às imagens de um telescópio comandado pela Universidade do Havaí. Esse telescópio extraiu imagens do céu profundo, que foram enviadas para análise dos participantes do programa Caça Asteroides, em busca de asteroides e/ou outros objetos espaciais.

Os participantes tiveram um mês para analisar as imagens e elaborar relatórios, detalhando o que conseguiram encontrar. Logo após, esses relatórios foram enviados à NASA, para que cientistas e astrônomos fizessem revisões, análises, verificações sobre a veracidade dos achados, além de descartarem possíveis pontos falhos.

Feliz com a conquista, Wellinton pretende estender o convite para os estudantes maristas, em especial àqueles inscritos na atividade complementar de Astronomia e Astrofísica. “Nesse ano participei como astrônomo amador, mas, para o próximo ano, já penso em levar isso para os estudantes que queiram participar. Vou apresentar a eles, explicar o que é, o que eles podem ganhar com isso! Por eu ter participado e conquistado premiação, esse é um motivador muito grande para que eles também queiram participar, aproximando-os da ciência”, afirmou.

Participaram da cerimônia de premiação o astronauta e ministro, Marcos Pontes, o diretor do IASC e fundador do programa, Patrick Miller, além da coordenadora-geral de Popularização da Ciência do MCTI, Silvana Copceski.

O evento também contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (IBICT) e da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT).