Navegar para Cima

Notícias

Educadores recebem certificado de reconhecimento

22/06/2021
RECONHECIMENTO
Oito educadores tiveram textos publicados em e-book da Região América Sul

​​​​​Com o propósito de compartilhar estratégias coletivas e individuais que foram adotadas pelos educadores maristas da América do Sul ao longo da pandemia, a Região América Sul (que reúne as Províncias Brasil Centro-Norte, Brasil Centro-Sul, Brasil Sul-Amazônia, Cruz del Sur, Santa Maria de Los Andes) lançou um e-book intitulado Experiências maristas em tempos de Covid-19.

Clique aqui e acesse o e-book na íntegra​​​

Nesse e-book, que possui 435 páginas, foram inseridos textos de oito educadores do Colégio Marista Santo Antônio: Andressa Conceição, Camila Reis, Deisi Silva, Emerson Adão, Francielis Silva, Jaiana Lopes, Maira Miranda e Monica Waechter.

Na noite de ontem (21/6), durante reunião com os educadores sobre o Programa Nossos Valores, os educadores receberam um certificado, assinado pelo diretor do Colégio, Ir. Claudiano Tiecher, em reconhecimento ao conteúdo produzido para o e-book. Veja fotos ao final da matéria.

Confira as temáticas abordadas pelos educadores de nosso Colégio, de acordo com cada segmento:

EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Ateliê de Máscaras (Camila Reis, p. 26-27): estudantes confeccionaram máscaras para as bonecas, que estavam desprotegidas por não utilizarem máscaras;
  • Acolhimento dos Sentimentos (Francielis Silva, p. 28-29): estudantes identificaram as emoções e expressaram os seus sentimentos durante a pandemia;
  • Afinal de contas, o que significa 1,5? (Monica Waechter, p. 30-32): para compreender melhor a distância em metros – nesse período de distanciamento em razão da pandemia –, estudantes trabalharam medindo: a própria altura (que atualmente passa de 1 metro), objetos menores e até mesmo a altura de quando nasceram (aproximadamente 50 centímetros, ou seja, meio metro);

ENSINO FUNDAMENTAL

  • Encontros Virtuais: O Processo de Alfabetizar (Jaiana Lopes e Maira Miranda, p. 102-103): trata sobre a adaptação das metodologias de ensino para as aulas virtuais, onde algumas estratégias foram exploradas, a exemplo de ambientes lúdicos, troca emocional, valorização do empenho das famílias, reprodução de uma sala de aula dentro de casa, entre outros;

ENSINO MÉDIO

  • Retorno sobre as aulas simultâneas: Ensino Híbrido (Emerson Adão, p. 182): trata sobre a adaptação enquanto educador, já que sempre deu aulas presenciais e, de repente, se deparou com a necessidade de aulas híbridas/remotas. Também retrata a adaptação dos estudantes com essas mudanças;

DIVERSOS

  • A bravura do educa (a) dor (Andressa Conceição, p. 346-347): trata sobre o empenho dos educadores em se adaptar ao novo cenário, refletindo que os educadores lidaram com as próprias dores, as dores das crianças, as dores das famílias diante dos novos processos;
  • Projeto com sentido (Deisi Silva, p. 348-350): trata sobre o acolhimento das famílias e dos estudantes, interação entre os estudantes mesmo em período de estudos domiciliares, adoção de estratégias, a exemplo da inserção de música ao vivo no período em que seria intervalo de aula, entre outros.