Jornada Pedagógica prepara educadores para o retorno das aulas

26/01/2021
Formação
Orações, palestras, dinâmicas e interações entre novatos e veteranos marcaram o primeiro dia do evento

​​​​​​​​​Com o propósito de recepcionar os educadores veteranos, dar boas-vindas aos novatos e prepará-los para a volta às aulas de 2021, o Colégio Marista Santo Antônio deu início, durante todo o dia de ontem (21), à Jornada Pedagógica. A programação se estende até o próximo sábado (30). Nesse primeiro dia, que reuniu todos os setores da instituição, participaram 72 colaboradores.

O diretor do Colégio, Ir. Claudiano Tiecher, destacou a importância da Jornada Pedagógica nesse momento que antecede a volta às aulas. “A formação de professores é um pilar da nossa instituição. A Jornada é como uma atualização dos educadores dentro da metodologia e, também, da dinâmica de como irá funcionar o ano letivo. A educação sempre está em constante adaptação, reinvenção de processos e métodos, e o estudo constante é uma premissa do Colégio. Então, essas horas dedicadas para a formação, estudo, aperfeiçoamento, também da vida pessoal do educador, é muito importante.”

O evento iniciou às 7h com a celebração da missa pelo Pe. Beto Konzan, que relacionou o evangelho com a importância do Colégio Marista em Sinop. “Jesus é alguém que acolhe. Uma escola acolhe: pessoas de credos diferentes, de raças, de cores, de lugares diferentes”, refletiu o sacerdote. “Que possamos nós, também, nesse espírito, nesta escola Marista, sermos testemunhas do senhor: ensinando, acolhendo, ouvindo, sendo instrumentos de paz, sendo construtores de pontes e sendo pessoas que, sempre em Cristo, se nutrem e se alimentam."

Com ​o tema Projeto de Vida, o ​coordenador da Vida Consagrada e Laicato da Província e formador dos Futuros Irmãos Etapa Postulado, Ir. Deivis Fisher, propôs reflexões aos educadores e promoveu interação entre os novatos e os veteranos. Além disso, mostrou a importância de cada colaborador na missão de ajudar os alunos a construírem seus projetos de vida.​

“Como nós temos essa opção por uma educação qu​e integra todas as dimensões da pessoa, é importante que cada colaborador possa refletir como essas dimensões estão sendo vividas”, disse Fischer. “No processo educativo você trabalha com os projetos de vida dos alunos: seus sonhos, como eles veem a vida, competências e habilidades que vão servir para sua vida.”

Para reforçar a missão de evangelizar, segundo o carisma marista, formando cidadãos comprometidos com a promoção da vida, a palestra Corresponsabilidade na Missão foi ministrada à tarde pelo agente de pastoral, Ir. Luciano Taminski, e pelo assistente administrativo escolar, Valdo de Souza. “Todos nós temos responsabilidade com a missão. Todos podemos e devemos fazer a missão. Todos os setores têm o seu grau de importância e todos contribuem juntos para que a missão ocorra”, resumiu Souza.

Confira abaixo algumas fotos do primeiro dia da Jornada Pedagógica 2021.​​​​​​​​