Navegar para Cima

Notícias

PJM é fundada em Mato Grosso

20/02/2021
Institucional
Mais de 30 estudantes participaram desse dia histórico

​​​​​​​​​​​​A tarde de hoje (20) foi marcada pela fundação da Pastoral Juvenil Marista (PJM) no Estado de Mato Grosso. O grupo pioneiro, com 35 participantes dos 43 inscritos, compartilhou momentos de fé, espiritualidade e carisma marista.

As dinâmicas de acolhimento do grupo foram realizadas no prédio do Colégio Marista Santo Antônio. Divididos em cinco grupos, os jovens passaram, de forma escalonada, por todas as vivências propostas.

Em cada uma das oficinas, participavam por videoconferências outros jovens, de várias regiões do Brasil, que já são integrantes da PJM há mais tempo. Além de propor dinâmicas aos novatos, esses jovens mostraram qual é o real sentido da PJM e o quão prazeroso é viver esses momentos de fé.

As atividades foram conduzidas pela equipe de pastoral, composta por: Ir. Claudiano Tiecher, Ir. Luciano Taminski, Ir. Antonio Rai Costa de Menezes, Beatriz Moraes e João Zambenedetti. Também apoiaram na organização os educadores Jair Rodrigues, Lucas Vizentin, Deisi Borges e Ana Luiza. 

Quem participa da PJM?

A PJM acolhe os estudantes maristas do 7º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Por meio de encontros semanais, esses jovens trilharão um caminho que é dividido em 5 etapas: descoberta do caminho comunitário, descoberta do grupo, descoberta da comunidade, descoberta da sociedade e descoberta do caminho vocacional.

Ir. Luciano explica que cada etapa é representada por um símbolo (estrela, coração acolhedor, Boa mãe, cruz e as três violetas). Ao final de cada etapa/ano o jovem recebe o respectivo símbolo. Nesse primeiro ano, o símbolo será a estrela.

Vivências compartilhadas

Todos os Colégios Maristas possuem grupos da PJM. Isso promove a unidade de ação entre esses grupos espalhados em todo o país. Conforme destacou Ir. Claudiano, além de compartilhar experiências em seus grupos, em suas respectivas unidades, esses jovens “conseguem fomentar esse crescimento e essa partilha de vida com outros jovens, de outras regiões, de outros contextos econômicos e sociais”.

Para Tiecher, isso favorece a principal proposta da PJM, que é apresentar um itinerário de fé que possa ser amadurecido ao longo dos anos.

A Rede Marista promove a integração entre esses grupos por meio de encontros provinciais. Entre esses encontros estão: retiros provinciais, encontro de animadores (jovens que dinamizam os grupos na unidade), além do Encontro de Jovens Maristas (EJM), que reúne todos os jovens desses grupos, promovendo a celebração de toda a caminhada vivenciada na PJM.

Para saber mais sobre a PJM, clique aqui​.